Olá pessoal, tudo bem com vocês? Decidi escrever esse artigo para informar e ajudar todos que possuem ou trabalham com e-commerce. Talvez não sejam todos que saibam, mas nos últimos anos vimos experimentando transformações significativas no mundo digital, e uma das mudanças mais impactantes que já afeta e afetará ainda mais os donos de e-commerce é o bloqueio definitivo dos cookies de terceiros.
Mas antes de avançar precisamos ver alguns pontos…
O que são os cookies e qual sua importância?
Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no navegador do seu possível cliente e são usados para rastrear atividades dele no seu site.
Eles são amplamente utilizados no tráfego pago, pois permitem que as plataformas de anúncio criem públicos-alvo personalizados, públicos de remarketing e encontrem o seu cliente ideal (aquele que compra de você)
Existem 2 classes de cookies
• Cookies primários: que são criados e controlados pelo site que o usuário está visitando diretamente (como por exemplo no seu e-commerce)
• Cookies de terceiros: são criados e controlados por empresas diferentes das que administram o site que o usuário está visitando. (exemplo facebook ads, googles etc)
No entanto, com todas essas mudanças, impulsionada por regulamentações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e iniciativas de privacidade online, os cookies de terceiros estão sendo bloqueados por motivos de privacidade.
Impactos
E o que isso vai afetar no seu negócio? O bloqueio definitivo dos cookies de terceiros terá um impacto significativo para os donos de e-commerce. Confira a seguir alguns dos principais impactos:
• Públicos e remarketing quase nulos e públicos de lookalike sem eficiência.
Os públicos remarketing e os de lookalike são baseados no rastreamento de usuários que já visitaram ou fizeram alguma ação específica no site do e-commerce.
Com o bloqueio dos cookies de terceiros, as plataformas de anúncios terão mais dificuldade para identificar esses usuários e, consequentemente, a eficácia desses públicos reduzirá drasticamente.
você sabe a importância do público de remarketing para o seu e-commerce, certo?
• Aumento do custo por aquisição (CPA)
Com a perda na qualidade e no tamanho dos públicos de remarketing consequentemente vem um aumento do custo por vendas.
Com menos clientes sendo alcançados pelos anúncios, você terá que aumentar os investimentos para gerar os mesmos resultados de antigamente.
• Perda de insights sobre o comportamento do usuário
Além de criar a inteligência das campanhas de anúncio e dos públicos de remarketing, os cookies de terceiros também são usados para coletar insights sobre o comportamento do usuário.
Com o bloqueio dos cookies, você terá menos dados sobre como os usuários interagem com seu site, o que pode dificultar a tomada de decisões estratégicas.
Mas solução já existe…
A solução para esse problema é transformar os cookies de terceiros em cookies primários, que atualmente são permitidos. E isso é criado por uma configuração dentro do gerenciador de tags do Google (o famoso google tag manager), onde coletamos e enviamos esses dados a partir de um container web para um servidor configurado em um container server.
O container web cumpre com uma função similar a um navegador, podemos coletar todas as informações necessárias por ele como por exemplo: – Geolocalização – Dados do usuário – Informações da camada de dados
O container server vai alimentar as plataformas de anúncio com os dados que antes eram bloqueados, voltando assim a inteligência das campanhas, públicos de remarketing maiores e mais venda
Conclusão
Em síntese, a implementação da API de conversão surge como uma estratégia crucial para os proprietários de e-commerce se adaptarem ao bloqueio definitivo dos cookies de terceiros, representando uma mudança significativa no cenário digital.
Fazer a implementação pode ser um pouco desafiador por se tratar de algo técnico e que muitas vezes será necessário entender o básico de programação para se realizar, mas num próximo artigo venho aqui e posto um vídeo mostrando um pouco de como fica a configuração por dentro do google tag manager.
E você, já está preparado para esse impacto?