Saiba como enviar e-mail em massa sem cair no SPAM

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O envio de-mail em massa é uma estratégia eficaz para se comunicar com um grande número de clientes de uma só vez. Porém, essa prática exige cuidados específicos para garantir que as mensagens cheguem à caixa de entrada dos destinatários e não caiam no spam.

 

 

As estratégias de disparo de e-mail em massa são extremamente comuns, como newsletters e promoções: uma mesma mensagem é enviada para determinada base de contatos de uma só vez. Antes, as chances de cair no spam eram altas, mas agora as ferramentas de automação são robustas o suficiente para evitar ao máximo esse problema.

Mas isso não impede completamente que o seu e-mail se torne spam. Continue por aqui e explore a possibilidade de enviar e-mails em massa corretamente, evitando que todo seu trabalho caia na temida caixa de spam!

O e-mail é uma ferramenta não invasiva e ainda é uma das plataformas mais interessantes para ter contato direto com seu público. No entanto, é importante entender que o envio de e-mails em massa requer precauções para não serem percebidos como spam pelos provedores de e-mail — e também pelos próprios destinatários.

Quando for disparar um e-mail em massa, faça isso de maneira responsável e ética, seguindo as melhores práticas para garantir que suas mensagens alcancem a caixa de entrada dos destinatários e sejam não só abertas, como lidas, com um conteúdo útil e interessante para quem recebeu.

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De todo modo, tome sempre cuidado com os contatos que você tem na sua lista. Caso uma pessoa que não tenha dado consentimento para receber comunicações de marketing por e-mail receba uma mensagem e opte por reportá-la, ela estará exercendo seu legítimo direito de fazê-lo.

Se isso acontecer, sua empresa estará sujeita às sanções previstas pela legislação devido ao não cumprimento das normas. Daí a importância de construir uma base de leads engajados e ativos, alinhando suas estratégias de envio de e-mail com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Então, se algum dia você já pensou que a compra de listas de e-mail era uma boa ideia para aumentar sua base de leads, saiba que essa é a pior decisão que você pode ter. Além disso, em qualquer mensagem enviada, garanta que os destinatários possam ver ou ter acesso às seguintes informações fundamentais de um e-mail:

  • dados de contato da sua empresa;
  • propósito do e-mail enviado;
  • assinatura profissional do e-mail;
  • link de cancelamento da inscrição;
  • link de gerenciamento de informações (modificação, cancelamento etc.).
  • link para visualizar a mensagem em uma página (alguns provedores bloqueiam a exibição completa da mensagem).

Quer impulsionar sua estratégia de envio de e-mail em massa? Aproveite e baixe o Guia Completo sobre E-mail Marketing para não deixar suas mensagens caírem no spam.

Como fazer o envio de e-mail em massa sem cair no spam?

Para que um e-mail não caia no spam, você pode contar com uma ferramenta de envio de e-mail em massa que tenha boas funcionalidades para sua estratégia de e-mail, incluindo a integração com o seu CRM.

Ainda que o envio seja em massa, o ideal é que você também organize disparos estratégicos para grupos específicos de destinatários, com base em interesses, histórico de compras e comportamento, por exemplo. Essa segmentação aumenta a eficácia da campanha e traz ótimos resultados.

Outro cuidado é evitar o excesso de envio de e-mails. Um alto volume de mensagens não solicitadas pode levar os leads à irritação e, infelizmente, ao descadastro — cancelando a inscrição. Portanto, planeje a frequência e forneça somente conteúdo valioso à base de leads que você tem em mãos.

Quando as mensagens caem no spam, o remetente é prejudicado, podendo ter seu e-mail bloqueado. Uma boa taxa de entrega depende da reputação do endereço IP junto do Internet Service Provider (ISP), além de seguir boas práticas, como:

  • ter o design responsivo e leve, para uma abertura rápida;
  • evitar palavras-chave que podem ser sinalizadas como spam pelo provedor (grátis, milagre etc.);
  • evitar carregar muitas imagens, que pesam o e-mail e prejudicam a experiência de abertura e leitura do usuário;
  • dar atenção à frequência de envio para não sobrecarregar a caixa de entrada da sua base;
  • adicionar CTAs claros e atrativos, incitando o lead para realizar a ação pensada durante sua estratégia;
  • evitar erros ao escrever e-mail, para que o conteúdo não perca o profissionalismo, independentemente do tom de voz e linguagem utilizados com o seu público;
  • sempre que possível, usar uma comunicação personalizada e humana, mais próxima do leitor, que o faça se sentir exclusivo e relevante para a sua marca/empresa;
  • adotar um pensamento mobile first, pensando em todo o e-mail também para que abre e lê em dispositivos móveis;
  • segmentar sua lista de e-mails com base em interesses, histórico de relacionamento, jornada de compras e outros aspectos que sejam relevantes para sua estratégia de marketing e vendas;
  • monitorar e analisar a performance do envio em massa, acompanhando o desempenho da campanha de e-mail. Observe dados como taxa de abertura, cliques, encaminhamento, bounces, spam e descadastramentos.

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A HubSpot tem um ecossistema de soluções integradas capazes de impulsionar suas campanhas de e-mail. A nossa ferramenta de automação de vendas (Sales Hub), por exemplo, traz vários recursos interessantes, entre outros, a criação de modelos de e-mails de vendas, com apoio de Inteligência Artificial, além de ser gratuita e intuitiva. Com ela, seus e-mails em massa para prospects vão ficar mais profissionais e com maior poder de engajamento.

A plataforma também conta com uma ferramenta de envio de e-mail marketing gratuita, que também se conecta com o CRM Inteligente da HubSpot de forma automática, tornando sua estratégia de e-mails ainda mais acertada, já que você consegue utilizar todos os dados que sua empresa tem disponível sobre clientes e prospects — vindos de formulários e outras atividades em sites e canais de atendimento, por exemplo, e personalizar seus e-mails em massa.

Enviar e-mail em massa é possível, desde que seja feito da maneira correta. Se você souber criar um bom planejamento, com conteúdos personalizados e relevantes para uma base segmentada, as análises dos relatórios de e-mail da sua ferramenta não vão mentir: as mensagens não serão recebidas como spam pelos destinatários e sua estratégia de marketing vai ser um sucesso.

O que acha de começar agora? Conheça as novidades das soluções HubSpot e leve sua estratégia de e-mails a outro patamar!

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