[ad_1]
Você já desejou entender o que o Google considera para ranquear os sites mais relevantes nas suas páginas de resultado? Esse mecanismo está em constante evolução, em especial por meio dos Google Core Updates. A atualização mais recente foi chamada de EEAT.
Se quer entender melhor quais são as variáveis consideradas pelo maior buscador da atualidade para decidir se um conteúdo é relevante ou não, e descobrir como usar cada uma delas a seu favor, este post é para você. Aproveite a leitura!
O que é EEAT?
O Google EEAT é a nova combinação de diretrizes estabelecidas por ninguém menos que o maior site de buscas utilizado na atualidade. Elas servem para avaliar a qualidade das páginas na internet e determinar o seu ranqueamento.
O EEAT do Google tem estado novamente em voga nos últimos tempos justamente pelo surgimento no novo “E”, que diz respeito à experiência. Mas, para entender melhor esse conceito, é interessante considerar as outras letras que compõem a sigla.
EEAT é acrônimo para:
- Experience;
- Expertise;
- Authoritativeness;
- Trust.
O Google vem considerando esses pilares para avaliar o conteúdo de uma página e determinar se as informações são pertinentes e valiosas para os usuários. Quer saber mais sobre o que significa cada um deles? Explicamos a seguir!
Experience
Se você espera que a variável da experiência seja baseada em UX, bem, não é bem isso que ela significa. Na verdade, o que o Google quer avaliar é se uma empresa (ou pessoa) que está recomendando um produto ou serviço realmente já colocou aquilo à prova.
Expertise
A expertise é mais conhecida por quem já costuma estar a par dos elementos que o Google está avaliando nas páginas. Aqui, o tipo de conteúdo disponibilizado no site conta muito, porém, mais do que isso, vale o foco da página, marca, empresa ou profissional.
Nesse caso, o Google vai analisar se o conteúdo é preciso, o quanto está detalhado e se foi escrito por especialistas no assunto. Ter domínio sobre uma área pontual é muito relevante para demonstrar que você realmente tem desenvoltura para falar dela.
Authoritativeness
No caso da autoridade, o que é avaliado é justamente o nível de confiabilidade do conteúdo. Ele realmente foi escrito por alguém que tem credibilidade na área?
Além disso, que tipo de embasamento foi buscado para sustentar as afirmações que constam na página? Encontrar informações por aí está muito fácil hoje em dia. Mas quem está repassando esses dados tem experiência real no assunto?
O raciocínio por trás dessa variável é simples de ilustrar com uma pergunta. Você aceitaria conselhos de sobrevivência de uma pessoa que nunca esteve em uma situação de risco? Provavelmente, não.
Trust
Por fim, o buscador também vai avaliar o nível de segurança que o endereço oferece ao usuário. Por exemplo, os seus dados estão protegidos no domínio? Existe algum risco iminente ao navegar entre as páginas? Esse é um cuidado que toda empresa precisa ter.
A análise vai além: essa marca ou negócio é confiável no sentido que cumpre aquilo que promete? As avaliações fidedignas dos clientes e os comentários honestos dos seus usuários contam muito para aumentar a credibilidade do site.
O que é YMYL?
YMYL é a sigla para a expressão “Your Money or Your Life”, ou Seu Dinheiro ou Sua Vida. Nela, estão inseridos todos aqueles aspectos que o Google considera para avaliar se um conteúdo gera ou não um bom impacto no bem-estar, no conhecimento ou nas finanças de alguém.
Porém, não é só isso que é avaliado. Caso o conteúdo ainda traga informações que não são verídicas ou precisas, de tal forma que elas prejudiquem a pessoa que está lendo, isso faz com que a avaliação do YMYL despenque.
Quais conteúdos precisam de atenção especial?
Quer saber quais conteúdos estão sujeitos à avaliação conforme o YMYL? Veja a seguir os tipos de assunto que entram nessa avaliação!
Notícias e eventos do momento
Eventos populares em um país ou no mundo todo, como a Copa de Futebol Feminina ou as Olimpíadas de Paris, são exemplos de temas que podem chamar a atenção para a avaliação YMYL. Isso porque essas publicações envolvem informações de interesse comum.
Páginas oficiais do Governo, leis e tópicos de interesse dos cidadãos
As páginas de legislação, os sites de prefeituras e os portais da própria União também são foco desse tipo de avaliação. Esses conteúdos envolvem assuntos de interesse da comunidade, que podem gerar impacto em uma população inteira.
Sites de aconselhamento e educação financeira
Páginas que proporcionam informações de natureza financeira, seja sobre uma moeda ou investimentos, bem como outros dados que possam contribuir para o crescimento econômico de uma população, passam pelo YMYL. A desinformação, nesses casos, é considerada prejudicial.
Dados e informações sobre compras e o mercado de consumo
Todos os assuntos que afetam o mercado de alguma maneira, estimulando ou desestimulando o consumo, também precisarão de atenção redobrada. Em especial, é fundamental que esses sites reforcem as fontes das informações que forem utilizadas em suas páginas.
Aconselhamentos médicos e da área de saúde em geral
Dados, informações, dicas e recomendações que envolvem o estado de saúde física, mental ou emocional das pessoas exigem cuidado redobrado. Isso porque toda influência que possa ser gerada por esses conteúdos tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas.
Outros assuntos
Páginas que abordem informações sobre pessoas públicas, educação, cultura ou quaisquer áreas que demandem expertise também entram nesta lista. Sendo assim, o ideal é sempre seguir as boas práticas de embasamento de conteúdo.
Como utilizar o EEAT em suas estratégias de marketing digital?
- Use fontes confiáveis
- Estimule a avaliação
- Faça uso de links externos
- Mostre a sua autoridade
- Considere as variáveis relevantes para o Google
O Google EEAT interfere diretamente no modo como as empresas constroem os seus conteúdos, especialmente em uma época de intenso uso de Inteligência Artificial (IA). De uma forma geral, um bom conteúdo não é construído apenas por uma sequência de palavras eloquentes, mas pelo valor fatídico que ele agrega.
Entender o funcionamento das diretrizes que determinam o algoritmo do Google ajuda a descobrir como as páginas das empresas são vistas. Se elas não apresentam um bom desempenho, é hora de reformular todo o posicionamento de marketing.
Se você quer transmitir uma boa mensagem de acordo com o Google EEAT, vai precisar:
- usar todos os espaços da página para consolidar seu objetivo (imagens, vídeos, texto alternativo etc.);
- fazer pesquisas de palavras-chave e temas em alta;
- investir em uma UX que possibilite usufruir do conteúdo com facilidade e de forma integral;
- usar uma estratégia efetiva de SEO;
- considerar a monetização da página para melhorar a experiência geral do usuário.
Além disso, tenha atenção a algumas boas práticas que podem contribuir. Olha só!
1. Use fontes confiáveis
Sempre que preciso, atrele as informações que está usando às fontes confiáveis em que coletou os dados. Valem pesquisas científicas, levantamentos estatísticos, entrevistas de especialistas, sites de leis e todo tipo de fonte oficial.
Isso vai aumentar a credibilidade do conteúdo, melhorando a confiança geral do público — e do Google! — nas suas páginas.
2. Estimule a avaliação
Considere pedir aos seus visitantes que avaliem seus conteúdos, produtos, serviços e soluções disponíveis nas páginas. Trazer à tona uma avaliação honesta e espontânea também ajudará muito.
Por exemplo, você pode finalizar seus conteúdos pedindo a opinião do lead sobre o que ele achou ou como aquele material o ajudou. Isso atribui mais realismo ao seu conteúdo na web.
3. Faça uso de links externos
Os links externos demonstram que você não tem medo de referenciar ou se conectar a outras fontes de conteúdo. Aqui, é importante considerar que levar o lead para outra página não é sinônimo de perdê-lo.
Inclusive, você pode usar outras instituições para reiterar aquilo sobre o que você está falando e, dessa maneira, tornar o seu conteúdo ainda mais confiável.
4. Mostre a sua autoridade
Não tenha medo de demonstrar que você sabe do que está falando. Existem diversas maneiras de fazer isso, desde compartilhar dicas práticas que vão adiantar a vida dos seus visitantes, até contar sobre casos reais de clientes que você já ajudou (sempre com autorização).
Disponibilizar materiais ricos gratuitos com soluções é outra maneira de provar o valor do seu trabalho. Também tenha em mente que os backlinks podem ajudar nessa construção de autoridade.
5. Considere as variáveis relevantes para o Google
Além de tudo o que você viu, o Google EEAT considera algumas variáveis relevantes, que não devem ser ignoradas. A seguir, trouxemos cada uma delas para que você as entenda melhor.
Esforço
O esforço é justamente o cuidado que a marca tem de caprichar em cada detalhe do que será entregue para o usuário. É uma espécie de atenção extra para deixar o site intuitivo, com conteúdos relevantes, usar uma linguagem gostosa de consumir e proporcionar uma experiência verdadeiramente satisfatória.
Originalidade
A originalidade diz respeito a sair da linha do óbvio e parar de repetir os milhares de conteúdos que já foram produzidos. Quanto mais exclusividade você conseguir imprimir no que está publicando, seja um blogpost ou uma página de produtos, melhor. Do contrário, o buscador considerará seu site um mero sinônimo de muitos outros.
Talento ou habilidade
O conjunto de tudo o que falamos até aqui vai expressar o que pode ser chamado de talento ou habilidade em criar algo diferenciado. Uma experiência digital com cara de nova exige autenticidade e certa dose de criatividade, para elaborar páginas verdadeiramente interessantes.
Precisão
Entregar algo que simplesmente cumpra o que promete também é essencial. Podemos chamar isso de precisão no que você está oferecendo. Esse cuidado vai causar um impacto profundo no YMYL e na percepção de quem consome os seus conteúdos. Ainda por cima, é simples de aplicar: por exemplo, você promete dicas de bem-estar e, no fim, as entrega com simplicidade e eficácia.
Aproveitando este conteúdo? Não deixe fazer o download do Guia de SEO da HubSpot!
Como o CMS Hub e suas novas funcionalidades podem ajudar com o EEAT e SEO?
O CMS Hub é o software de gestão de conteúdo da HubSpot, que auxilia desenvolvedores e profissionais de marketing a criarem páginas extremamente atrativas, com uma experiência personalizada e segura.
O nosso sistema de gerenciamento de conteúdo conta com inúmeros recursos, dos básicos aos mais avançados. Conheça algumas das funcionalidades do CMS Hub a seguir!
1 – Recomendações de SEO
Você recebe todas as dicas necessárias para melhorar o ranqueamento do seu site conforme as diretrizes do Google EEAT e do Bing. Com isso, sua equipe gera conteúdos que, além de encantar os leads, têm potencial de conquistar melhores posições nas SERP.
2 – Teste adaptativo
O teste adaptativo é um recurso inovador que automatiza os testes e as comparações entre diversas versões de um conteúdo. O próprio software usa o machine learning para rodar até 5 versões de uma mesma página e direcionar o tráfego para a mais eficiente.
3 – Assistentes de escrita
A IA é sua aliada na hora de escrever conteúdos. O CMS da HubSpot oferece assistentes para ajudar você e sua equipe a superar o bloqueio criativo e aumentar a produtividade:
- o gerador de conteúdo auxilia na criação de conteúdos em diversos formatos;
- ter um blog com posts criativos e CTAs matadoras se tornou uma tarefa simples graças ao escritor de blogs;
- atualizar conteúdos ou otimizá-los com as melhores práticas de SEO fica muito mais rápido com o reescritor de parágrafos.
4 – Integração com o CRM
O CMS é totalmente integrado com o CRM gratuito da HubSpot, o que permite centralizar os dados do seu site e da base de contatos, otimizando a gestão dos seus leads. Com toda essa informação, você consegue entender melhor as intenções de busca para melhorar o seu planejamento de palavras-chave, entre outros benefícios.
Vale a pena conhecer todos esses recursos e explorar as diversas funcionalidades baseadas em IA, que vão tornar o trabalho das suas equipes de marketing e vendas mais eficiente. E claro, sua empresa conta com o suporte 24 da HubSpot.
Como você sabe, os produtores de conteúdo e desenvolvedores de site estão sempre de olho no algoritmo do Google. Não é para menos, já que conhecer bem como o Google funciona permite aumentar significativamente o tráfego no site da empresa.
Mas não se trata apenas do número de cliques e visitas no site. No mar de informações em que vivemos, é preciso entregar conteúdo de forma estratégica, diferenciada e valiosa. O Google EEAT ajuda a identificar quem está cumprindo isso, sendo uma espécie de filtro que seleciona o tipo de página que tem relevância suficiente para chegar até o usuário.
Quer estar entre as principais páginas do seu segmento na atualidade? Teste as novas funcionalidades do CMS Hub para aprimorar sua estratégia de SEO!
[ad_2]
Source link