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Como fatores fundamentais na divulgação do que a sua empresa produz, as campanhas nas redes sociais se revelam parte de uma estratégia maior. Basicamente, essas ações ajudam a definir a imagem do negócio e são essenciais para garantir que novos clientes chegarão até o empreendimento. No entanto, uma boa gestão é imprescindível para assegurar resultados positivos.
Pensando nisso, neste post, nós vamos explicar alguns dos principais tópicos relativos à criação de campanhas nas mídias sociais e, inclusive, abordar o que fazer para manter uma boa gestão dos seus conteúdos. Aproveite a leitura!
O que significa criar campanhas nas redes sociais?
Criar campanhas nas redes sociais envolve um conjunto de ações, como planejar, produzir, agendar e publicar conteúdos. Em outras palavras, a criação de campanhas nessas mídias significa o desenvolvimento de estratégias de marketing nas redes sociais, em que há todo um trabalho de pesquisa e de personalização da linguagem para adaptar as publicações às plataformas utilizadas.
Quer um exemplo?! Bem, se você vem cogitando a elaboração de um post para o Facebook, provavelmente optará por uma linguagem menos formal, que se alinhe melhor à proposta da mídia social, concorda?! Agora, caso você esteja desenvolvendo um artigo para o LinkedIn, a adoção de uma voz mais corporativa é recomendável, considerando o perfil dos usuários da rede.
Quais são os objetivos das campanhas nas redes sociais?
Os propósitos da criação de campanhas nas redes sociais podem ser diversos, incluindo:
- a divulgação de produtos e/ou de serviços da sua empresa;
- o aumento do engajamento da sua marca;
- a geração de leads para o seu negócio;
- a elevação do número de vendas do seu empreendimento etc.
Via de regra, ampliar o alcance de potenciais clientes sempre será o foco. No entanto, vale dizer que é bem comum que as organizações procurem também desenvolver conteúdos específicos para a retenção dos consumidores que já compõem a sua base, viu?!
Qual é a sua importância?
Vivemos em uma era altamente digitalizada. Portanto, é muito difícil (mesmo!) se destacar como empresa se não houver um investimento bacana no meio digital. Afinal, o universo on-line tem um papel crucial hoje em dia, não é?!
Não estar presente na web — especialmente, nas mídias — acaba por ser a “receita certa” para perder boas oportunidades. As campanhas nas redes sociais são essenciais para as estratégias de marketing de qualquer organização, até porque não impactam só o âmbito digital; elas trazem resultados reais.
Na verdade, a sua relevância reside, em grande parte, na chance de alcançar e converter um público que não seria tão acessível por meios tradicionais. Ou seja, a Internet viabilizou o contato com pessoas de diferentes regiões, o que ampliou significativamente a abrangência das marcas.
Além disso, a partir da implementação de campanhas nas redes sociais, você pode se aproximar mais dos seus consumidores — tanto dos potenciais quanto daqueles que já integram a sua base. A possibilidade é muito valiosa para se ter uma ideia mais clara de quem eles realmente são, para ouvir os seus feedbacks e, claro, para analisar as tendências do momento.
Como criar campanhas nas redes sociais?
Já entendemos que as redes sociais oferecem vastas oportunidades de alcance para as empresas — principalmente, em se tratando do público —, certo?! Entretanto, um aspecto que é imprescindível manter em mente é o fato de que existem algumas diretrizes superimportantes na hora de criar campanhas de sucesso nas redes sociais. Vamos entender melhor a seguir?! Fique de olho!
- Analise o mercado
- Defina a sua persona
- Escolha as plataformas a serem utilizadas
- Crie um plano de conteúdo
- Tenha uma mensagem-chave
1. Analise o mercado
Antes de começar a pensar na elaboração de campanhas nas redes sociais, é imperativo que você tenha um panorama claro do que está acontecendo à sua volta. Daí a relevância de avaliar como está o mercado, viu?!
A medida é superimportante, haja visto que é necessário entender quais são as tendências atuais e, mais ainda, de que forma o seu negócio pode ajustar as próprias estratégias para colocar a sua marca em destaque. Diante disso, vale a pena avaliar as últimas novidades que surgiram no seu nicho de atuação — e que o impactaram, claro.
Outra boa pedida envolve fazer pesquisas de satisfação com o seu público-alvo e estudar os seus concorrentes, aprofundando-se nas táticas mais convenientes para se posicionar bem no seu segmento. Acredite: colocando essas ações iniciais em prática, você já terá o que é necessário para começar a traçar a sua campanha.
2. Defina a sua persona
A persona consiste em um perfil criado com base nas informações dos seus clientes. De modo geral, ela representa o consumidor ideal da sua marca e é um pouco mais “aprofundada” do que a concepção de público-alvo.
Então, durante a sua definição, mais do que considerar dados básicos, como a idade, o gênero, a região de residência, entre outros, é preciso criar um personagem com objetivos e anseios. A partir dessa elaboração, será mais fácil compreender de que forma o seu produto e/ou o seu serviço vai ajudar o seu cliente e identificar as suas preferências, as suas necessidades, as suas dores etc.
Estamos falando de uma etapa muito relevante, pois a persona funciona como uma espécie de “guia” para a criação dos conteúdos das campanhas nas redes sociais. Levando-a em conta, você poderá não só ajustar a linguagem utilizada, alinhando-a ao seu público, mas também dominar o que deverá ser dito para atrair esse grupo específico de pessoas.
Aproveitando o gancho, se você quer ficar por dentro das melhores práticas para atrair novos usuários, nutrir bem os seus leads e otimizar as suas campanhas no futuro, baixe já o guia da HubSpot que ensina a gerar leads de alta qualidade com o Google Ads!
3. Escolha as plataformas a serem utilizadas
Já definiu para quem você vai direcionar a sua campanha nas redes sociais? Então, é hora de escolher qual canal será utilizado!
Quanto a essa questão, destacamos que não há necessidade de estar presente em todas as plataformas, viu?! Com a pesquisa de público-alvo e a definição da persona do seu negócio, você já terá uma ideia da rede social mais utilizada pelos seus consumidores, portanto, terá um ponto de partida.
Outro aspecto ao qual é indispensável atentar diz respeito ao objetivo da elaboração da campanha da sua marca.
Se você vem buscando, por exemplo, apostar na divulgação de promoções e de conteúdos mais visuais e jovens, o TikTok pode ser uma ótima escolha, sabia?! Agora, se o seu propósito for engajar um público mais fiel, o Facebook é uma alternativa excelente.
4. Crie um plano de conteúdo
Com as informações coletadas acerca da persona e com a escolha da plataforma, é chegada a hora de definir o conteúdo. Aí entra a relevância do que chamamos de “plano de conteúdo”, que é, na verdade, um calendário, no qual a gestão inclui os posts que serão relacionados à campanha nas redes sociais.
A sua finalidade é ajudar a manter a estratégia organizada. A propósito, o recurso também funciona como um “guia” para o desenvolvimento dos conteúdos, como o próprio nome sugere.
Levando o fato em conta, é interessante que o plano de conteúdo contenha as principais informações sobre o que será produzido. Ou seja, além das datas, dos títulos, das palavras-chave, do formato escolhido (como um post, uma imagem, um vídeo, etc.), o instrumento abrange dados sobre:
- a etapa do funil;
- a mídia social na qual as publicações serão feitas;
- o profissional que será responsável pela ação etc.
5. Tenha uma mensagem-chave
Por fim, não há como falar no desenvolvimento de campanhas nas redes sociais, mas não abordar a necessidade de se pensar na mensagem principal que a ação quer passar. Inclusive, esse tipo de reflexão é muito importante para que você não perca o foco na hora de produzir os conteúdos.
Lembre-se de que as publicações da sua marca devem comunicar claramente qual é o propósito da campanha vigente e precisam ser persuasivas e envolventes. Aliás, uma boa aposta envolve usar técnicas de copywriting para atingir esse resultado.
Por que gerenciar as campanhas nas redes sociais?
Embora boa parte do trabalho abarque planejar, produzir e divulgar, a gestão das mídias sociais é fundamental para o seu sucesso, sabia? Afinal, o gerenciamento é o que o ajudará a entender quais são os pontos positivos e o que é preciso melhorar.
Ou seja, a atividade vai auxiliá-lo a tornar a mensagem transmitida mais adequada ao público da sua empresa. O alinhamento, por sua vez, tende a aumentar as chances de atingir os consumidores certos.
Quando esse gerenciamento é bem-feito, a medida não só aumenta a geração de leads, mas também traz mais oportunidades de engajamento e de destaque para a marca em meio à concorrência. Outro fator que reforça a relevância da gestão é o fato de que, administrando as campanhas nas redes sociais de maneira contínua, torna-se possível atentar às tendências, o que vai favorecer a visibilidade da sua empresa no universo digital.
Como fazer o gerenciamento das campanhas nas redes sociais?
Assim como a criação de campanhas nas mídias sociais, o gerenciamento requer que você domine algumas métricas para assegurar melhores resultados. Nos tópicos a seguir, nós elencamos três indicadores principais e que não devem ser negligenciados. Confira!
- Analise as impressões nos comentários recebidos
- Avalie os posts mais curtidos e/ou engajados
- Mensure o alcance
1. Analise as impressões nos comentários recebidos
Durante a publicação de uma campanha, você notará que o público poderá ter diferentes reações. Alguns posts, por exemplo, terão muitas curtidas e comentários, e é possível que você já se “deixe levar” pela ideia de que a iniciativa implementada foi um sucesso.
No entanto, é justamente aí que a gestão das campanhas nas redes sociais entra, viu?! A verdade é que, embora o fato de haver muitas reações a uma publicação pareça, sim, um ótimo sinal, o cenário — de modo isolado — não significa necessariamente que a sua campanha foi recebida de maneira positiva.
É imprescindível analisar quais são os tipos de comentários feitos. Ou seja, você deve avaliar os sentimentos que o seu público está expressando. A ação é o que o ajudará a compreender se realmente a publicação foi bem-sucedida.
2. Avalie os posts mais curtidos e/ou engajados
Mais duas das métricas a serem consideradas envolvem o número de curtidas e o nível de engajamento dos posts. Esses dados não são suficientes para definir o sucesso de uma campanha nas redes sociais, mas não deixam de ser fundamentais, ok?!
Na verdade, essas métricas indicam o que está chamando a atenção do seu público. Ou seja, avaliando-as, você conseguirá entender que tipo de post tem mais impacto (como fotos, Reels ou textos) na audiência da marca.
Além disso, torna-se viável descobrir em qual plataforma o perfil do seu negócio costuma receber mais visitas — como o Facebook, o X (antigo “Twitter”) e/ou o Instagram. Com tais informações à disposição, você poderá, inclusive, saber como conduzir as próximas campanhas nas redes sociais, produzindo conteúdos mais bem-sucedidos na leva seguinte.
3. Mensure o alcance
O alcance é uma métrica muito relevante para entender o volume de usuários que receberam a sua publicação — ou melhor: quantas pessoas viram o post da sua empresa no feed. O dado é essencial para identificar quantas visualizações reais a postagem da marca teve e, consequentemente, mostra se o seu conteúdo foi devidamente distribuído.
O ideal é que o alcance seja um indicador acompanhado diariamente, combinado?!
Como um sistema de gerenciamento de redes sociais pode ajudar?
Complementando o tópico anterior, é necessário enfatizar que não é possível analisar todas essas métricas essenciais para o gerenciamento das campanhas nas redes sociais sem recorrer a uma ferramenta de gestão especializada. Afinal, é preciso coletar informações em tempo real, gerando análises e relatórios, por exemplo.
Nesse contexto, a HubSpot ganha destaque, já que oferece o sistema certo para quem quer gerenciar todos os processos de marketing digital da própria empresa. Estamos falando do Marketing Hub!
O Marketing Hub é a plataforma ideal para quem quer gerir as suas campanhas nas redes sociais — e, claro, os conteúdos postados. Com um espaço próprio para a criação e para o monitoramento de diversas ações corporativas, a solução conta com sua própria ferramenta para gestão de redes sociais.
Com a solução integrada à todas as ferramentas de marketing que a sua empresa precisa, dentro do Marketing Hub, você não precisa ficar pulando para outros aplicativos ou softwares para fazer a gestão do seu marketing: todos os recursos ficam reunidos em um só lugar. Veja algumas das funcionalidades:
- a gestão de todas as suas campanhas de redes sociais em um só lugar;
- a possibilidade de criar e de controlar conteúdos, como posts, formulários, CTAs, anúncios, e-mails e muitos outros;
- uma página principal de marketing, que traz uma visão geral das campanhas e do nível de trabalho da equipe;
- a geração de relatórios, com a possibilidade de criá-los e de personalizá-los para acompanhar o desempenho das campanhas nas redes sociais da marca.
Na era atual, as redes sociais se revelam canais fundamentais para o alcance do sucesso de uma empresa no meio digital. As plataformas não só ajudam a atingir um público maior, mas também auxiliam na manutenção de uma boa relação com os consumidores — o que vai além da compra e da venda. Para uma marca que quer crescer e garantir longevidade, esse tipo de engajamento é indispensável.
E então? Percebeu como entender de que forma criar e gerir as campanhas nas redes sociais da sua empresa é uma das chaves para aproveitar o que essas ações retornam de melhor, potencializando os seus resultados? Quando bem-feito, o gerenciamento, inclusive, tende a deixar a sua marca no imaginário do público-alvo, além, é claro, de ajudá-lo a traçar as estratégias certas para as suas publicações.
Está procurando uma plataforma para fazer a gestão das suas campanhas nas redes sociais? Conheça o Marketing Hub, que conta com recursos incríveis para o gerenciamento dessas estratégias nas mídias sociais!
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