Campanhas nas redes sociais: dicas para um bom gerenciamento

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Como fatores fundamentais na divulgação do que a sua empresa produz, as campanhas nas redes sociais se revelam parte de uma estratégia maior. Basicamente, essas ações ajudam a definir a imagem do negócio e são essenciais para garantir que novos clientes chegarão até o empreendimento. No entanto, uma boa gestão é imprescindível para assegurar resultados positivos. 

 

 

Pensando nisso, neste post, nós vamos explicar alguns dos principais tópicos relativos à criação de campanhas nas mídias sociais e, inclusive, abordar o que fazer para manter uma boa gestão dos seus conteúdos. Aproveite a leitura!

 

Quer um exemplo?! Bem, se você vem cogitando a elaboração de um post para o Facebook, provavelmente optará por uma linguagem menos formal, que se alinhe melhor à proposta da mídia social, concorda?! Agora, caso você esteja desenvolvendo um artigo para o LinkedIn, a adoção de uma voz mais corporativa é recomendável, considerando o perfil dos usuários da rede. 

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Quais são os objetivos das campanhas nas redes sociais?

Os propósitos da criação de campanhas nas redes sociais podem ser diversos, incluindo:

  • a divulgação de produtos e/ou de serviços da sua empresa;
  • o aumento do engajamento da sua marca;
  • a geração de leads para o seu negócio;
  • a elevação do número de vendas do seu empreendimento etc.

Via de regra, ampliar o alcance de potenciais clientes sempre será o foco. No entanto, vale dizer que é bem comum que as organizações procurem também desenvolver conteúdos específicos para a retenção dos consumidores que já compõem a sua base, viu?!

Qual é a sua importância?

Vivemos em uma era altamente digitalizada. Portanto, é muito difícil (mesmo!) se destacar como empresa se não houver um investimento bacana no meio digital. Afinal, o universo on-line tem um papel crucial hoje em dia, não é?!

Não estar presente na web — especialmente, nas mídias — acaba por ser a “receita certa” para perder boas oportunidades. As campanhas nas redes sociais são essenciais para as estratégias de marketing de qualquer organização, até porque não impactam só o âmbito digital; elas trazem resultados reais. 

Na verdade, a sua relevância reside, em grande parte, na chance de alcançar e converter um público que não seria tão acessível por meios tradicionais. Ou seja, a Internet viabilizou o contato com pessoas de diferentes regiões, o que ampliou significativamente a abrangência das marcas.

Além disso, a partir da implementação de campanhas nas redes sociais, você pode se aproximar mais dos seus consumidores — tanto dos potenciais quanto daqueles que já integram a sua base. A possibilidade é muito valiosa para se ter uma ideia mais clara de quem eles realmente são, para ouvir os seus feedbacks e, claro, para analisar as tendências do momento.

1. Analise o mercado

Antes de começar a pensar na elaboração de campanhas nas redes sociais, é imperativo que você tenha um panorama claro do que está acontecendo à sua volta. Daí a relevância de avaliar como está o mercado, viu?!

A medida é superimportante, haja visto que é necessário entender quais são as tendências atuais e, mais ainda, de que forma o seu negócio pode ajustar as próprias estratégias para colocar a sua marca em destaque. Diante disso, vale a pena avaliar as últimas novidades que surgiram no seu nicho de atuação — e que o impactaram, claro.

Outra boa pedida envolve fazer pesquisas de satisfação com o seu público-alvo e estudar os seus concorrentes, aprofundando-se nas táticas mais convenientes para se posicionar bem no seu segmento. Acredite: colocando essas ações iniciais em prática, você já terá o que é necessário para começar a traçar a sua campanha.

2. Defina a sua persona 

A persona consiste em um perfil criado com base nas informações dos seus clientes. De modo geral, ela representa o consumidor ideal da sua marca e é um pouco mais “aprofundada” do que a concepção de público-alvo.

Então, durante a sua definição, mais do que considerar dados básicos, como a idade, o gênero, a região de residência, entre outros, é preciso criar um personagem com objetivos e anseios. A partir dessa elaboração, será mais fácil compreender de que forma o seu produto e/ou o seu serviço vai ajudar o seu cliente e identificar as suas preferências, as suas necessidades, as suas dores etc.

Estamos falando de uma etapa muito relevante, pois a persona funciona como uma espécie de “guia” para a criação dos conteúdos das campanhas nas redes sociais. Levando-a em conta, você poderá não só ajustar a linguagem utilizada, alinhando-a ao seu público, mas também dominar o que deverá ser dito para atrair esse grupo específico de pessoas.

Aproveitando o gancho, se você quer ficar por dentro das melhores práticas para atrair novos usuários, nutrir bem os seus leads e otimizar as suas campanhas no futuro, baixe já o guia da HubSpot que ensina a gerar leads de alta qualidade com o Google Ads!

3. Escolha as plataformas a serem utilizadas

Já definiu para quem você vai direcionar a sua campanha nas redes sociais? Então, é hora de escolher qual canal será utilizado!

Quanto a essa questão, destacamos que não há necessidade de estar presente em todas as plataformas, viu?! Com a pesquisa de público-alvo e a definição da persona do seu negócio, você já terá uma ideia da rede social mais utilizada pelos seus consumidores, portanto, terá um ponto de partida. 

Outro aspecto ao qual é indispensável atentar diz respeito ao objetivo da elaboração da campanha da sua marca.

Se você vem buscando, por exemplo, apostar na divulgação de promoções e de conteúdos mais visuais e jovens, o TikTok pode ser uma ótima escolha, sabia?! Agora, se o seu propósito for engajar um público mais fiel, o Facebook é uma alternativa excelente. 

4. Crie um plano de conteúdo

Com as informações coletadas acerca da persona e com a escolha da plataforma, é chegada a hora de definir o conteúdo. Aí entra a relevância do que chamamos de “plano de conteúdo”, que é, na verdade, um calendário, no qual a gestão inclui os posts que serão relacionados à campanha nas redes sociais. 

A sua finalidade é ajudar a manter a estratégia organizada. A propósito, o recurso também funciona como um “guia” para o desenvolvimento dos conteúdos, como o próprio nome sugere.

Levando o fato em conta, é interessante que o plano de conteúdo contenha as principais informações sobre o que será produzido. Ou seja, além das datas, dos títulos, das palavras-chave, do formato escolhido (como um post, uma imagem, um vídeo, etc.), o instrumento abrange dados sobre:

  • a etapa do funil;
  • a mídia social na qual as publicações serão feitas;
  • o profissional que será responsável pela ação etc.

5. Tenha uma mensagem-chave

Por fim, não há como falar no desenvolvimento de campanhas nas redes sociais, mas não abordar a necessidade de se pensar na mensagem principal que a ação quer passar. Inclusive, esse tipo de reflexão é muito importante para que você não perca o foco na hora de produzir os conteúdos.

Lembre-se de que as publicações da sua marca devem comunicar claramente qual é o propósito da campanha vigente e precisam ser persuasivas e envolventes. Aliás, uma boa aposta envolve usar técnicas de copywriting para atingir esse resultado.

Por que gerenciar as campanhas nas redes sociais?

Embora boa parte do trabalho abarque planejar, produzir e divulgar, a gestão das mídias sociais é fundamental para o seu sucesso, sabia? Afinal, o gerenciamento é o que o ajudará a entender quais são os pontos positivos e o que é preciso melhorar.

Ou seja, a atividade vai auxiliá-lo a tornar a mensagem transmitida mais adequada ao público da sua empresa. O alinhamento, por sua vez, tende a aumentar as chances de atingir os consumidores certos.

Quando esse gerenciamento é bem-feito, a medida não só aumenta a geração de leads, mas também traz mais oportunidades de engajamento e de destaque para a marca em meio à concorrência. Outro fator que reforça a relevância da gestão é o fato de que, administrando as campanhas nas redes sociais de maneira contínua, torna-se possível atentar às tendências, o que vai favorecer a visibilidade da sua empresa no universo digital.

1. Analise as impressões nos comentários recebidos

Durante a publicação de uma campanha, você notará que o público poderá ter diferentes reações. Alguns posts, por exemplo, terão muitas curtidas e comentários, e é possível que você já se “deixe levar” pela ideia de que a iniciativa implementada foi um sucesso.

No entanto, é justamente aí que a gestão das campanhas nas redes sociais entra, viu?! A verdade é que, embora o fato de haver muitas reações a uma publicação pareça, sim, um ótimo sinal, o cenário — de modo isolado — não significa necessariamente que a sua campanha foi recebida de maneira positiva.

É imprescindível analisar quais são os tipos de comentários feitos. Ou seja, você deve avaliar os sentimentos que o seu público está expressando. A ação é o que o ajudará a compreender se realmente a publicação foi bem-sucedida. 

2. Avalie os posts mais curtidos e/ou engajados

Mais duas das métricas a serem consideradas envolvem o número de curtidas e o nível de engajamento dos posts. Esses dados não são suficientes para definir o sucesso de uma campanha nas redes sociais, mas não deixam de ser fundamentais, ok?!

Na verdade, essas métricas indicam o que está chamando a atenção do seu público. Ou seja, avaliando-as, você conseguirá entender que tipo de post tem mais impacto (como fotos, Reels ou textos) na audiência da marca.

Além disso, torna-se viável descobrir em qual plataforma o perfil do seu negócio costuma receber mais visitas — como o Facebook, o X (antigo “Twitter”) e/ou o Instagram. Com tais informações à disposição, você poderá, inclusive, saber como conduzir as próximas campanhas nas redes sociais, produzindo conteúdos mais bem-sucedidos na leva seguinte.

3. Mensure o alcance

O alcance é uma métrica muito relevante para entender o volume de usuários que receberam a sua publicação — ou melhor: quantas pessoas viram o post da sua empresa no feed. O dado é essencial para identificar quantas visualizações reais a postagem da marca teve e, consequentemente, mostra se o seu conteúdo foi devidamente distribuído.

O ideal é que o alcance seja um indicador acompanhado diariamente, combinado?!

Como um sistema de gerenciamento de redes sociais pode ajudar?

Complementando o tópico anterior, é necessário enfatizar que não é possível analisar todas essas métricas essenciais para o gerenciamento das campanhas nas redes sociais sem recorrer a uma ferramenta de gestão especializada. Afinal, é preciso coletar informações em tempo real, gerando análises e relatórios, por exemplo.

Nesse contexto, a HubSpot ganha destaque, já que oferece o sistema certo para quem quer gerenciar todos os processos de marketing digital da própria empresa. Estamos falando do Marketing Hub!

O Marketing Hub é a plataforma ideal para quem quer gerir as suas campanhas nas redes sociais — e, claro, os conteúdos postados. Com um espaço próprio para a criação e para o monitoramento de diversas ações corporativas, a solução conta com sua própria ferramenta para gestão de redes sociais.

Com a solução integrada à todas as ferramentas de marketing que a sua empresa precisa, dentro do Marketing Hub, você não precisa ficar pulando para outros aplicativos ou softwares para fazer a gestão do seu marketing: todos os recursos ficam reunidos em um só lugar. Veja algumas das funcionalidades:

  • a gestão de todas as suas campanhas de redes sociais em um só lugar;
  • a possibilidade de criar e de controlar conteúdos, como posts, formulários, CTAs, anúncios, e-mails e muitos outros;
  • uma página principal de marketing, que traz uma visão geral das campanhas e do nível de trabalho da equipe;
  • a geração de relatórios, com a possibilidade de criá-los e de personalizá-los para acompanhar o desempenho das campanhas nas redes sociais da marca.

Na era atual, as redes sociais se revelam canais fundamentais para o alcance do sucesso de uma empresa no meio digital. As plataformas não só ajudam a atingir um público maior, mas também auxiliam na manutenção de uma boa relação com os consumidores — o que vai além da compra e da venda. Para uma marca que quer crescer e garantir longevidade, esse tipo de engajamento é indispensável.

E então? Percebeu como entender de que forma criar e gerir as campanhas nas redes sociais da sua empresa é uma das chaves para aproveitar o que essas ações retornam de melhor, potencializando os seus resultados? Quando bem-feito, o gerenciamento, inclusive, tende a deixar a sua marca no imaginário do público-alvo, além, é claro, de ajudá-lo a traçar as estratégias certas para as suas publicações.

Está procurando uma plataforma para fazer a gestão das suas campanhas nas redes sociais? Conheça o Marketing Hub, que conta com recursos incríveis para o gerenciamento dessas estratégias nas mídias sociais!

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