9 estratégias de SEO para Black Friday para aumentar as vendas

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A Black Friday está entre os eventos mais aguardados pelos consumidores e pelas empresas. Enquanto os clientes vão à procura de descontos imperdíveis, as marcas disputam a atenção desses usuários. Portanto, as estratégias de SEO para Black Friday se revelam fundamentais porque contribuem para destacar os seus produtos e/ou serviços e alavancar as suas vendas.

Quem aparece nos primeiros resultados das buscas orgânicas sai em vantagem e atrai mais tráfego. Levando o fato em consideração, para garantir que a sua página institucional estará preparada para o período de ofertas, é superimportante se planejar e aplicar boas técnicas com antecedência.

 

 

Pensando na relevância do tema, neste post, nós vamos explicar melhor a importância da otimização voltada aos motores de busca e listar 9 estratégias de SEO para Black Friday! Continue a leitura e fique por dentro!

Ou seja, a estratégia de SEO é um processo de otimização dos conteúdos publicados no universo digital para deixá-los mais atraentes aos olhos dos usuários e dos motores de busca. Aplicando-a, torna-se possível atrair um tráfego qualificado, gerar autoridade para o domínio e até economizar com ações de mídia paga.

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Por que aplicar SEO na Black Friday?

A Black Friday é um evento voltado à efetivação de compras que acontece na última sexta-feira do mês de novembro — embora, antes da chegada da data, já comecem a surgir promoções e os famosos “períodos de esquenta”, a exemplo da Black Week. No dia, de fato, as marcas prometem descontos generosos em uma ampla variedade de produtos e de serviços.

Como os consumidores esperam ansiosos pela Black Friday, investir em ações promocionais nesse período é uma incrível oportunidade para alavancar as vendas. Inclusive, esse universo de possibilidades também atrai o interesse das companhias que disputam a atenção do público com estratégias de Inbound Marketing.

De acordo com a pesquisa “State of Search 2022”, por exemplo, 86% dos usuários usam o Google para buscar conteúdos e informações. E mais: 74% deles recorrem ao buscador para procurar produtos na intenção de comprá-los.

Você percebe como os dados nos mostram que o Google é, sim, a principal porta de entrada para os conteúdos na Internet? Então, aplicar técnicas de SEO nas campanhas de Black Friday é uma maneira de destacar as soluções do seu empreendimento e de conquistar a preferência de potenciais compradores. É por isso que a estratégia é tão fundamental para as vendas na Black Friday.

Além disso, é válido enfatizar que a tendência é de que os conteúdos otimizados fiquem bem ranqueados no longo prazo. Como resultado, as publicações garantirão bons retornos nas campanhas sazonais seguintes, a exemplo daquelas direcionadas ao Natal e ao Ano-Novo.

1. Comece pela auditoria de SEO

A auditoria é uma espécie de diagnóstico interno para identificar falhas de SEO on page. A partir dessa análise, você pode fazer correções para melhorar os resultados obtidos. A seguir, veja alguns aspectos importantes a serem considerados nessa “varredura”:

  • a estrutura do site;
  • as indexações;
  • a velocidade de carregamento;
  • a qualidade dos conteúdos;
  • os metadados — como título, meta descrição e texto alternativo de imagem;
  • as páginas com “Erro 404”;
  • os erros de rastreamento;
  • a linkagem interna;
  • as páginas com robots.txt.

2. Use palavras-chave estratégicas

Antes mesmo do início da Black Friday, os usuários já começam a monitorar os preços e as demais informações relacionadas ao evento. Para a sua empresa aparecer adequadamente ranqueada nos resultados, uma boa pedida é fazer pesquisas de palavras-chave relativas à data — como “Black Friday 2023”, “promoções Black Friday”, “ofertas Black Friday”, “celular Black Friday” e por aí vai.

Lembre-se de que as palavras-chave identificadas devem ter ligação com os produtos e/ou serviços que a sua marca vende. Aliás, usar long tails é uma boa ideia porque elas são mais nichadas e atraem leads em estágios mais avançados da jornada de compra.

Outra excelente medida é recorrer a ferramentas para a pesquisa com o intuito de obter dados quantitativos para cada termo. Aí vão algumas opções interessantes:

  • Google Keyword Planner;
  • Semrush;
  • UberSuggest;
  • Keywordtool.io;
  • Google Trends.

3. Fique de olho nos concorrentes de SERP

Visite os sites que ocupam as primeiras posições na página de resultados de pesquisa (SERP) para cada palavra-chave. Em seguida, analise o conteúdo disponibilizado por eles na tentativa de identificar eventuais lacunas e de explorá-las, de modo a destacar as suas publicações.

Nesse caso, é possível — e recomendável — usar as mesmas ferramentas de pesquisa de palavras-chave para coletar os dados da concorrência. Além de mostrarem o volume de buscas, essas tecnologias costumam indicar a posição das páginas no ranking, a autoridade do domínio, a estimativa de tráfego, os backlinks e até o número de compartilhamentos.

4. Crie conteúdos exclusivos para a Black Friday

Mais uma das estratégias de SEO para Black Friday que não devem ser negligenciadas envolve a elaboração de materiais voltados ao evento. Então, não deixe de produzir conteúdos específicos para o período de promoções, combinado?

No intuito de atender às intenções de busca, abaixo, confira alguns bons exemplos:

  • posts que ensinam o público a fazer compras seguras na Black Friday;
  • materiais que orientam os usuários a encontrarem as melhores ofertas na Black Friday;
  • resenhas comparativas de produtos para comprar durante a Black Friday;
  • dicas de consumo consciente para aproveitar a Black Friday;
  • lista de produtos nos quais vale a pena ficar de olho durante a Black Friday.

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5. Responda às principais dúvidas dos consumidores

Não há como abordar as melhores estratégias de SEO para Black Friday e não mencionar a importância da resolução de dúvidas, concorda? Afinal, da mesma forma que as marcas encontraram no evento uma grande oportunidade para faturar, os golpistas também enxergaram brechas para enganar os consumidores.

O cenário gera certa insegurança e pode, sim, frear as vendas e prejudicar os seus resultados. Quer driblar essas objeções? Aposte nas FAQs!

As seções de “Frequently Asked Questions” — expressão que deu origem ao acrônimo — respondem às dúvidas mais frequentes com relação aos serviços prestados pela empresa e transmitem mais segurança ao consumidor. Ao desenvolvê-las, aproveite para esclarecer questões sobre:

  • a garantia de entrega;
  • a política de trocas e devoluções;
  • o direito de arrependimento;
  • as formas de pagamento;
  • a utilização de cupons de desconto etc.

6. Atualize as páginas existentes

A atualização das páginas já existentes — e das informações trazidas nas publicações, claro — é mais uma das boas práticas quando o assunto envolve as estratégias de SEO para Black Friday. Vamos entender melhor?!

Imagine que, há algum tempo, você produziu um conteúdo para o blog da sua marca abordando os cuidados a serem tomados para evitar golpes on-line. Com a proximidade do período de ofertas, é indicado atualizar a página com novas informações e dicas referentes à Black Friday, pois a iniciativa vai ajudá-lo a atrair quem está em busca de artigos sobre o assunto.

Na verdade, o ideal é selecionar páginas estratégicas para fazer essa otimização, viu?! Então, se a sua loja vende celulares, por exemplo, vale a pena atualizar o título, a meta descrição, a descrição dos produtos e as imagens com alguma palavra-chave relacionada à Black Friday.

A propósito, lembre-se também de sinalizar aos mecanismos de busca que os conteúdos foram atualizados. Caso contrário, as informações podem não aparecer nos resultados de busca em razão de falhas no rastreamento e na indexação.

7. Crie uma landing page para a data

A landing page é uma importante ferramenta de marketing porque direciona os usuários para uma ação específica. Para vender na Black Friday, o recurso pode ser usado com o intuito de:

  • dar destaque às ofertas;
  • capturar leads;
  • criar expectativas para a data;
  • atrair tráfego orgânico;
  • gerar backlinks para o e-commerce e para o blog da sua marca.

Aliás, a landing page também precisa ser otimizada com base nas boas práticas de SEO. Então, faça um bom uso da palavra-chave, do título e da meta descrição, utilize um URL amigável etc.

8. Garanta uma boa experiência mobile

Lembra-se do levantamento “State of Search 2022” que já citamos por aqui? Outro dado superinteressante do estudo é que cerca de 92% dos internautas usam o smartphone para fazer as suas buscas.

Inclusive, você sabia que o Google privilegia páginas mobile first no ranqueamento para melhorar a experiência do usuário? Pois é!

Para garantir boas posições, portanto, certifique-se de que o seu site seja responsivo e otimizado para dispositivos móveis. O cuidado vale para todas as funções do e-commerce, como a inserção de um item no carrinho, o cálculo do frete, o processo de checkout etc.

9. Faça a seleção dos produtos para a Black Friday

Nós sabemos que os consumidores buscam na Black Friday oportunidades para comprar produtos e serviços mais baratos. Levando o fato em conta, para incentivar as vendas, é crucial oferecer descontos atrativos, concorda?!

Ainda assim, para atrair verdadeiramente a atenção dos usuários, é necessário fazer uma boa seleção dos produtos que entrarão em oferta. O ideal é dar destaque para os itens mais populares da sua empresa, devido ao alto volume de buscas. Aliás, uma boa forma de identificá-los é por meio da condução de análises dos históricos de vendas e de estudos de tendências.

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Como analisar os resultados?

Agora que você já domina as principais estratégias de SEO para Black Friday, é hora de compreender como avaliar os resultados das ações implementadas. A facilidade de mensurá-los está entre as principais vantagens do marketing digital — e o benefício também se aplica à implementação de práticas de SEO durante o período de ofertas.

O processo inclui o acompanhamento regular do desempenho das estratégias, além de ajustes constantes. O propósito é melhorar o posicionamento das páginas diante dos mecanismos de busca.

A nossa recomendação é recorrer a ferramentas especializadas para a análise, como Google Analytics, Yoast SEO, Google Search Console e MozBar. Já as métricas mais importantes variam conforme o seu objetivo. De toda forma, confira alguns aspectos nos quais vale a pena ficar de olho:

  • tráfego orgânico;
  • geração de leads;
  • conversões em vendas;
  • posicionamento de palavras-chave nas SERPs;
  • CTR orgânico;
  • taxa de rejeição;
  • tempo médio de permanência na página;
  • desempenho dos backlinks;
  • comportamento do usuário;
  • ROI (retorno sobre o investimento);
  • análise de concorrência.

Por fim, lembre-se de que as táticas precisam ser colocadas em prática quanto antes, combinado? Afinal, nem sempre os efeitos das otimizações serão percebidos “da noite para o dia” — tenha isso em mente.

Como vimos, as estratégias de SEO para Black Friday são fundamentais para aumentar a visibilidade da marca e vender mais. Como o Google é a principal porta de entrada para os conteúdos na Internet, apostar em otimizações nas suas páginas é imperativo para conquistar melhores posições no ranqueamento orgânico, atrair tráfego e gerar mais oportunidades de vendas.

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