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Os empresários do mercado imobiliário mostram otimismo para os resultados dos próximos 12 meses. 69% dos líderes de grandes empresas do setor acreditam que o cenário será melhor ou muito melhor no período, em comparação com os 12 meses anteriores. No primeiro trimestre de 2023, o total era bem menor, somando 31%.
O dado faz parte do levantamento Termômetro Imobiliário, divulgado nesta semana pelo GRI Club e consultoria Brain Inteligência Estratégica. A pesquisa entrevistou 150 empresários do segmento na América Latina em junho de 2023.
Além do otimismo com o setor imobiliário, as expectativas também são boas para a economia brasileira de maneira geral. 59% dos entrevistados acreditam que os próximos 12 meses serão melhores ou muito melhores. No primeiro trimestre, apenas 13% dos participantes da pesquisa demonstraram esse mesmo otimismo.
De acordo com Marcos Kahtalian, sócio-fundador da Brain, o dado vai ao encontro do aumento da intenção de compra de imóveis no Brasil, o que foi identificado por outra pesquisa da Brain realizada em agosto de 2023. 39% das famílias brasileiras apresentam intenção de compra para os próximos 24 meses. Este percentual é 2 pontos percentuais maior do que o identificado em junho de 2023 e 8 p.p. maior do que o de novembro de 2022.
Com otimismo, empresas miram expansão
A pesquisa Termômetro Imobiliário também registrou que, segundo os empresários do mercado imobiliário, o momento é propício para investimentos. 62% dos respondentes afirmaram que estão investindo ou ampliando negócios.
Outros 35% dizem que estão esperando para tomar decisões, enquanto 3% estão reduzindo o nível de negócios.
Para os próximos 12 meses, pensando nas perspectivas de crescimento da empresa, os líderes indicam alto nível de otimismo. 74% afirmam que as expectativas são boas ou excelentes. 25% consideram as expectativas regulares e 1% têm expectativas ruins.
Segmentos residencial e de galpões chamam a atenção
Os participantes do levantamento responderam também deram respostas múltiplas sobre os setores que consideram mais promissores no mercado imobiliário.
58% afirmam que o segmento residencial é o que apresenta as melhores oportunidades, seguido por galpões, com 42% de lembranças. Na sequência, aparecem infraestrutura (26%), loteamentos (25%), shopping center (23%) e escritórios (9%).
Pesquisa indica que acesso ao crédito é o principal vilão
A pesquisa ainda levantou outras impressões junto de líderes do mercado imobiliário. Na visão deles, o acesso ao crédito é o maior desafio para o crescimento do setor no momento atual.
37% dos participantes afirmaram que o acesso limitado aos financiamentos é a principal dificuldade do setor neste momento. Em seguida, os custos de produção aparecem como principal desafio, com 25% de citações.
Já entre os fatores críticos para o imobiliário no terceiro trimestre, foram citados, em resposta múltiplas, a taxa de juros elevada (88%), ambiente político (82%), aumento de custo dos materiais de construção (46%) e baixo crescimento do País (31%).
As dificuldades parecem afetar a expectativa de novos lançamentos. No primeiro trimestre de 2023, 68% das empresas pretendiam manter o volume de lançamentos previstos. No terceiro trimestre, esse percentual caiu para 52%.
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