CRM integrado com WhatsApp: as vantagens e como fazer a integração

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Você já percebeu como o mercado mudou de tal forma, que é quase impossível que uma empresa sobreviva sem se relacionar com o cliente por meio de alguma tecnologia? O CRM integrado com WhatsApp deve fazer parte da evolução dos ERPs atuais e da boa gestão, não importa o tamanho da sua empresa.

Se o seu negócio já conta com um CRM gratuito, como o da HubSpot, sabe como é importante manter as informações dos clientes sempre ao alcance do time de vendas, certo?

 

 

Este artigo mostra quais os benefícios da integração de um CRM com um dos aplicativos de comunicação mais queridos do Brasil e como é importante ter um gerenciador de WhatsApp. Confira!

CRM para WhatsApp vale a pena?

A gestão eficiente de relacionamentos com clientes é crucial, e o CRM integrado com WhatsApp surge como uma solução poderosa. 

O CRM é uma abordagem estratégica que as empresas adotam para gerenciar e aprimorar seus relacionamentos com os clientes. Isso envolve a coleta de dados detalhados, a automação de processos de vendas e marketing, além da personalização das interações para atender às necessidades de cada consumidor.

Já o WhatsApp é uma das plataformas de mensagens mais utilizadas em todo o mundo, com bilhões de usuários ativos. Ele se tornou um canal de comunicação vital tanto para clientes quanto para empresas. 

Utilizando um CRM integrado com WhatsApp, você pode potencializar a gestão de relacionamentos com os clientes, transformando essa plataforma de mensagens em uma ferramenta eficaz de atendimento e vendas.

O time pode acessar de maneira rápida o histórico de interações, as preferências e as necessidades do público, resultando em respostas mais rápidas e soluções satisfatórias.

Com a integração, é possível automatizar tarefas repetitivas, como o envio de mensagens de acompanhamento após uma compra ou a programação de lembretes de compromissos. Essas funções economizam tempo da equipe e garantem que nenhum cliente fique em segundo plano.

Quais as regras para usar o CRM integrado com WhatsApp?

O uso inteligente de um CRM integrado com WhatsApp pode ser um trunfo para empresas que buscam eficiência nas operações de vendas e atendimento ao cliente. No entanto, para alcançar resultados cada vez melhores, é essencial seguir algumas práticas. 

Preenchimento de dados

Manter o CRM atualizado é a base para o sucesso da integração com o WhatsApp. Da mesma forma que se alimentam os leads provenientes de outros canais, é crucial registrar as informações coletadas durante as interações com os clientes via WhatsApp.

Sendo assim, para ter maior aproveitamento da integração de plataformas, devem ser registrados detalhes como histórico de conversas, preferências e ações do cliente. 

Formalização de conversas 

O WhatsApp não é uma plataforma de armazenamento infinito, e as conversas podem se perder ao longo do tempo. Para evitar a perda de dados importantes, formalize algumas comunicações e trocas de documentos essenciais por meio de e-mails ou outros canais de preferência do cliente. 

É fundamental que você tenha atenção às preferências de comunicação do cliente para escolher a melhor alternativa de contato.

Envio de conteúdo para prospect

O WhatsApp não serve apenas para mensagens curtas. Aproveite a plataforma para enviar conteúdo relevante, como links para artigos do blog da empresa, PDFs de casos de sucesso e outros materiais que possam interessar ao prospect.

Mensagens automáticas

O WhatsApp Business oferece recursos valiosos, como o envio de mensagens automáticas. Dessa maneira, a utilização da automação pode acelerar o atendimento e indicar sua disponibilidade aos clientes. 

A partir do uso de chatbots de automação, você otimiza a comunicação e evita que o público fique esperando por uma resposta. Porém, lembre-se de configurar essas mensagens de forma relevante e não invasiva.

O CRM integrado com WhatsApp oferece inúmeras vantagens, mas é crucial seguir essas regras para obter resultados eficazes. 

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Até porque você já deve usar o WhatsApp para se comunicar com o público, não é mesmo? O aplicativo conta com mais de 2 bilhões de usuários pelo mundo e é uma forma prática de se conectar com pessoas e empresas. Se é lá que os clientes estão, faz todo o sentido adotar esse meio de contato.

Por meio do CRM integrado com WhatsApp, dá para ter uma visão ampla de todo o histórico do relacionamento com cada cliente, o que ajuda a personalizar o atendimento e suprir suas necessidades com mais precisão. É possível unir automatização e personalização para enviar mensagens de forma ágil e, ao mesmo tempo, humanizada.

A criação do WhatsApp Business é um divisor de águas para o comércio online, pois ele foi desenvolvido para os negócios. Essa versão do aplicativo é bem democrática e tem alguns recursos básicos que podem ajudar no atendimento.

Quando você opta por um CRM personalizado, o atendimento passa para um outro nível, bem mais elevado. Veja os benefícios.

1. Facilita a captura de leads

Se a página que o lead acessa tem um botão de WhatsApp, as chances de que ele se torne um lead aumentam muito. É muito mais fácil entrar em contato com apenas um clique do que perder tempo digitando o número de telefone, certo?

Isso sem contar que quando sua empresa recebe o contato, as informações já ficam gravadas. O lead também entra de forma automática no pipeline do CRM, permitindo que o time de vendas entre em ação antes que o potencial cliente venha a desistir.

2. Agiliza o envio de propostas

Por falar em time de vendas, o CRM com WhatsApp integrado faz com que ele seja muito mais eficiente. As informações são concentradas em um único local, o que possibilita uma visão ampla das oportunidades de negócio em cada uma das etapas do funil.

Com uma forma de relacionamento tão dinâmica, o processo de negociação tende a ficar mais enxuto, e a comunicação é muito eficiente. Dessa forma, as chances de concretizar o negócio aumentam bastante. Imagine que em apenas uma ou duas etapas seja possível enviar uma proposta personalizada? Incrível, não é mesmo?

3. Ordena o cadastro de clientes no sistema

Seu negócio pode até ter um bom ERP, mas se o seu objetivo é profissionalizar a empresa, a integração com um CRM é fundamental. Quando as informações ficam desorganizadas — ou perdidas no limbo do Big Data — é quase impossível estabelecer um bom contato com o cliente. Como dizia o grande comunicador Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica”, lembra?

O CRM integrado com WhatsApp promove a estruturação e a padronização. Dessa forma, os processos são otimizados e o resultado é um relacionamento duradouro e de qualidade superior com seus leads e clientes. Estando tudo no lugar, é possível gerar relatórios mais eficientes e consistentes, que darão suporte à equipe de vendas.

 

 

4. Edifica o suporte e o atendimento ao cliente

Não é novidade para ninguém que o WhatsApp é um dos meios de comunicação preferidos do brasileiro, concorda? Esse é um dos motivos pelo qual ele deve fazer parte das suas estratégias de atendimento e suporte.

Pode ser que seu negócio utilize vários aplicativos para divulgação. Com a integração, você estabelece uma maneira ágil para receber todas as mensagens de forma centralizada, mesmo que cada cliente entre em contato por sistemas diferentes, como o Messenger, o Direct, o Telegram ou o Skype. Assim, fica mais simples garantir a qualidade do suporte.

5. Promove a integração entre as redes sociais

As redes sociais são fundamentais na geração de leads, isso é fato! Marcar presença no Facebook, Instagram ou Tik Tok com um bom atendimento e suporte aumenta as chances de você se destacar e atrair novos clientes.

Oferecer um atendimento omnichannel é fundamental para garantir uma experiência única e, de fato, centrada no cliente. Com o CRM integrado com WhatsApp, dá para colocar essa estratégia em prática de maneira muito mais fácil.

6. Aumenta as vendas

Um sistema de atendimento ágil não só reduz as chances de você perder uma venda, como amplia as suas possibilidades. Com os processos automatizados, os times de marketing e vendas têm muito mais tempo para focar em atividades que levam à concretização do negócio. Tendo a produtividade em alta, espera-se que o faturamento também tenha um salto considerável.

7. Permite a escalabilidade no atendimento

Diante da agilidade que as informações centralizadas e as mensagens automáticas permitem, é mais fácil ampliar o atendimento. Você pode contar com a ajuda de chatbots para conseguir um resultado ainda melhor.

Dá para atender, promover o engajamento, entregar serviços e outras atividades de forma automática e com uma disponibilidade de 24 horas por dia, nos 7 dias por semana, sem que seja necessária a presença de um operador. Escalabilidade na veia!

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Como usar o CRM integrado com WhatsApp e obter resultados?

Utilizar um CRM integrado com WhatsApp traz diversos benefícios, mas é importante adotar certas estratégias para extrair o máximo que esse recurso pode proporcionar. O segredo para isso é entender muito bem como o sistema funciona e atuar ativamente para alcançar bons resultados.

Confira algumas regras que vale a pena seguir na hora de usar o CRM integrado com WhatsApp na sua empresa.

Identifique as informações relevantes

Com o CRM integrado, você vai conseguir ver todas as conversas do WhatsApp de uma forma mais simples. Isso dará acesso a uma série de informações sobre as demandas dos clientes, bem como sobre o modo como interagem com a sua marca. Alguns desses dados devem ser bastante preciosos para a estratégia do negócio, enquanto outros, talvez, nem tanto.

Para um melhor aproveitamento dos recursos, o ideal é filtrar as informações mais relevantes e organizá-las. Focar em preferências, sugestões, reclamações e necessidades dos clientes permite identificar quais são os pontos fortes e fracos da marca. Esses dados também vão servir para personalizar melhor as ofertas e o atendimento, o que aumenta as chances de retenção e fidelização.

Adote um intervalo entre as mensagens

A possibilidade de enviar mensagens automáticas por meio do CRM integrado com WhatsApp não significa que você deva fazer isso o tempo todo. Mensagens de empresas, muitas vezes, são até vistas com incômodo pelo público. Quando elas são enviadas com muita frequência, são logo classificadas como spam e ignoradas.

A automação de processos de envio de mensagens é uma grande aliada na nutrição de leads, mas precisa ser usada com moderação, ou corre o risco de se tornar muito mais um problema do que uma solução. Imagine só se os seus contatos começarem a bloquear a empresa no WhatsApp. É algo que pode acontecer, caso eles se sintam bombardeados por mensagens indesejadas.

Para construir uma boa relação com o cliente, enviar mensagens estratégicas é fundamental. Você precisa aguardar um intervalo entre um envio e outro, além de fazer valer cada um deles. Mensagens de boas-vindas, de lembretes sobre carrinhos abandonados e de ofertas, entre outras, são muito válidas, mas nos momentos certos.

Utilize um chatbot

O uso de um chatbot no CRM integrado com WhatsApp tem tudo para alavancar os resultados de vendas. Boa parte do atendimento ao cliente pode ser feita por meio da ferramenta, que pode ficar disponível 24 horas por dia, dispensando a participação de um operador humano, mas sem abrir mão da personalização.

A integração entre WhatsApp, chatbot e CRM para vendas viabiliza um atendimento mais rápido, evitando que os clientes precisem esperar na fila, o que é um motivo para que desistam do contato e do negócio. A rapidez ainda aumenta a satisfação no pós-venda, já que permite solucionar eventuais problemas de forma simples.

O chatbot deve ser usado em campanhas de divulgação da marca e apresentação de oportunidades de negócio de maneira proativa. As informações do CRM possibilitam que mensagens do tipo carreguem um tom próximo, humano e mais atrativo para o público.

Usar o recurso do chatbot também é importante porque ele ajuda a abastecer ainda mais o banco de dados do CRM com as informações coletadas nas interações com os leads. Funciona como uma troca: o chatbot coleta dados para o CRM, e o sistema alimenta a inteligência artificial, aperfeiçoando as ações executadas por ela.

Defina um funil de vendas

Nos canais de contato com o público, sua empresa interage com pessoas que se encontram nos diversos estágios da jornada de compras, não é verdade? Desenvolver estratégias voltadas para cada um desses grupos é mais uma maneira de explorar todo o potencial do CRM integrado com WhatsApp.

Mapear essa jornada é o primeiro passo para definir o funil de vendas que vai nortear as abordagens que a empresa faz no aplicativo. As informações armazenadas graças ao CRM são bastante úteis nesse processo. É possível, desde o primeiro contato com o lead, identificar em qual estágio do funil ele está.

Com o CRM integrado, você consegue saber quais sãos as demandas do público, a fim de criar conteúdos e campanhas para atingi-los em cada momento da jornada de compras. A condução do lead ao longo desse processo ocorre de maneira natural, sutil, sem passar a impressão de que a empresa está sobrecarregando o cliente em potencial com ofertas indesejadas.

Ter um funil de vendas bem definido na sua estratégia de WhatsApp permite identificar quais são as falhas na abordagem adotada em cada etapa. Fica mais fácil de fazer correções e aproveitar melhor o que o CRM tem a oferecer para alcançar bons resultados.

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Qual o melhor CRM para WhatsApp?

Existem diversos tipos de CRM, e a escolha do melhor depende das necessidades específicas da sua empresa, do tamanho da sua equipe e do orçamento disponível. Analise pontos como:

  • integrações disponíveis;
  • possibilidades de segmentações;
  • registros de informações;
  • quantidade de conversas;
  • valor.

Por que escolher a HubSpot para o seu CRM integrado com WhatsApp?

Entre as vantagens do uso da integração estão a gestão de todas as suas mensagens do WhatsApp na caixa de entrada compartilhada e a possibilidade de segmentar os clientes com mensagens automatizadas, para mantê-los engajados e informados sobre seus produtos e serviços.

A integração do WhatsApp com o CRM Inteligente da HubSpot oferece uma ampla gama de possibilidades para melhorar o relacionamento com os clientes e criar experiências mais personalizadas.

Tendo capacidade de enviar mensagens de boas-vindas, automatizar mensagens para carrinhos abandonados e enviar mensagens com base em compras anteriores, sua empresa pode criar interações mais significativas e eficazes.

O CRM Inteligente da HubSpot permite a integração do WhatsApp de forma nativa por meio da sua API. Isso facilita o acompanhamento das conversas e o registro de informações importantes no CRM. Além disso, nossa ferramenta oferece automações para acompanhar e nutrir leads no WhatsApp, facilitando o processo de vendas.

Além disso, a capacidade de ter uma conversa bidirecional com os clientes abre as portas para estabelecer conexões mais humanas e duradouras. É uma estratégia e tanto para construir relacionamentos sólidos e impulsionar o sucesso do negócio. Tudo isso está disponível em uma versão gratuita, tendo recursos básicos, ou planos pagos com funcionalidades avançadas.

Como integrar o WhatsApp com o CRM Inteligente da HubSpot

Não é preciso ter conhecimentos em programação, muito menos ser expert no assunto. O CRM Inteligente da HubSpot permite a integração ao WhatsApp de forma simples. Você precisa adquirir o WhatsApp Business API e configurá-lo com as informações da sua empresa.

Aprenda como integrar WhatsApp com o CRM Inteligente HubSpot:

  • primeiro, você precisa ter as versões Professional ou Enterprise do Marketing Hub ou do Service Hub e uma conta no WhatsApp Business;
  • procure nas integrações de canais a opção de conectar ao WhatsApp;
  • siga o passo a passo para fazer a instalação da integração do WhatsApp ao CRM Inteligente HubSpot;
  • configure as preferências da integração, como quais informações do cliente serão sincronizadas e outras opções de acordo com sua estratégia;
  • com a integração configurada, você já pode começar a usar o WhatsApp no seu CRM Inteligente da HubSpot.

A integração facilita para que você tenha acesso ao registro de interações, o envio de mensagens diretas aos contatos e o acompanhamento das conversas. Além disso, você vai poder enviar mensagens de texto, voz, imagens e vídeos. 

Lançado no INBOUND22 e disponível nas edições Professional e Enterprise do Marketing Hub e do Service Hub, o nosso recurso de integração com o WhatsApp conecta a sua conta do WhatsApp Business diretamente com o seu CRM Inteligente da HubSpot.

Usar um CRM integrado com WhatsApp é uma maneira vantajosa de se comunicar com o seu público, já que os custos desse sistema de comunicação são bem reduzidos e o consumo de dados também é pequeno. Além disso, você interage com ele da forma que os brasileiros mais gostam.

Tudo pronto para dar o próximo passo rumo ao sucesso do seu negócio? Comece a usar o CRM Inteligente da HubSpot!

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