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Vivemos em um mundo onde certas coisas ganham destaque em questão de segundos e desaparecem em dias. Assim, uma publicação nas redes sociais pode ganhar notoriedade em nível nacional ou internacional rapidamente. Estamos falando do famoso “viralizar”, mas é preciso aprender como fazer uma trend no Instagram.
Para aqueles que trabalham com as redes sociais, é fundamental aprender a lidar com esse tipo de conteúdo e a utilizar a estratégia para conquistar novos seguidores e ganhar popularidade.
Neste artigo, vamos trazer algumas dicas de como fazer uma trend no Instagram e esclarecer quais são os benefícios de aplicar a estratégia no marketing do seu negócio. Confira!
O que é trend no Instagram?
Trend significa tendência, ou seja, aquilo que evolui e atrai outras pessoas. São conteúdos gerados pelos usuários das redes sociais que atingem um pico de popularidade por um certo tempo, tornando-se viral.
Danças, sons, desafios, brincadeiras, pegadinhas, dublagens, enfim, qualquer tipo de áudio, foto ou reels que leve outras pessoas a tentar reproduzi-los. Com o uso da criatividade e de alguns segredos das redes sociais, é possível conquistar milhares de seguidores e ganhar notoriedade.
Como funciona?
Para receber a classificação de trend, é necessário que o conteúdo tenha se espalhado e replicado por milhões de usuários. Desta forma, estará no centro das atenções dos algoritmos e ficará em alta por alguns dias ou semanas.
Na aba “Explorar” do Instagram, é possível visualizar as trends que estão surgindo ou em alta no momento. Elas geralmente possuem uma hashtag (#) específica, que ajuda a adicionar popularidade ao conteúdo. Assim, as trends podem ser pesquisadas pelos usuários por meio dessa tag, que também será utilizada por todos os que tentarem replicá-la.
Como fazer uma trend no Instagram: passo a passo
- Tenha um bom número de seguidores
- Defina o objetivo da sua trend
- Use as hashtags certas e crie as suas
- Use efeitos, músicas e sons que estão em alta
- Invista em qualidade
- Analise os resultados
Confira agora um passo a passo de como fazer trend no Instagram e usar essa estratégia no marketing da sua empresa.
1. Tenha um bom número de seguidores
Infelizmente, é muito difícil uma trend surgir de um perfil anônimo. A maioria delas, aparece de perfis verificados e com muitos seguidores. Isso porque os algoritmos entregam mais as publicações desses perfis.
No entanto, por mais improvável que seja, não é impossível surgir uma trend de um perfil pequeno. Além disso, você só crescerá na rede se investir nela, portanto, vale a pena tentar. Ainda que não vire uma trend, a postagem servirá para o engajamento em seu perfil.
2. Defina o objetivo da sua trend
Um bom ponto de partida é pensar no motivo de fazer uma trend, os quais podem ser: mostrar seu produto ou serviço de maneira criativa, revelar um pouco sobre sua vida pessoal e seus relacionamentos, mostrar suas habilidades como profissional (cantor, dançarino, atleta etc.) ou criar algo engraçado, apenas para engajamento.
Se você deseja criar algo divertido e único, pense na diversão proporcionada, ou seja, é importante que sua reprodução traga momentos de diversão entre amigos e familiares. Algo simples, mas capaz de proporcionar boas risadas.
Já se seu objetivo é mostrar sua habilidade em algo específico, convide seus seguidores a reproduzirem algo complexo que você consegue fazer, criando desafios (challenges). Uma posição diferente, uma técnica vocal, uma dancinha, um desafio de habilidade, enfim, procure algo para entreter seus seguidores e conduzi-los a testar suas habilidades.
3. Use as hashtags certas e crie as suas
É muito importante utilizar as hashtags para identificar seu conteúdo como uma trend. Portanto, acrescente na descrição da sua postagem algumas hashtags, como: #trending, #trend, #trends, #challenge, #viral.
Além disso, crie sua própria hashtag relacionada à publicação. Uma boa estratégia é colocar a palavra trend e seu nome ou o nome da sua empresa, para que todos saibam quem foi o criador. Isso aumentará suas visualizações e todas as replicações poderão ser encontradas por meio desta tag.
4. Use efeitos, músicas e sons que estão em alta
Aproveite recursos que já estão em alta na rede e potencialize seus conteúdos. Portanto, aproveite efeitos, músicas e sons que estejam em alta para dar mais notoriedade ao seu conteúdo e ajudar o Instagram a classificá-lo como interessante. Mas lembre-se de utilizá-los conforme adequação ao conteúdo publicado.
5. Invista em qualidade
Se você está criando uma trend para promoção do seu negócio, é importante investir em qualidade, e ainda que a trend seja para entretenimento, não se esqueça de manter o foco do perfil e ligá-la de alguma forma ao seu objetivo de trabalho. Procure preservar a identidade da sua marca e mantenha a essência da sua empresa.
6. Analise os resultados
Como toda e qualquer estratégia de marketing, é importante que você analise os resultados obtidos com as suas trends para entender que tipo de publicação trouxe mais interação com seus seguidores e com seu público-alvo. É importante perceber o que levou alguma trend a viralizar ou a ter um grande alcance para refinar seus próximos investimentos em conteúdos.
Saiba outras dicas para melhorar seu perfil com o e-book da HubSpot sobre Instagram Business.
Quais são os benefícios da trend no Instagram?
As trend são uma ótima forma de promover seu perfil e conquistar seguidores com atração de público orgânico. Assim, sua publicação será entregue para mais pessoas sem a necessidade de um maior investimento em marketing. Suas publicações serão entregues não apenas para aqueles que já seguem você, mas também para outras pessoas que se interessam pelo assunto.
Além disso, por serem, na maior parte das vezes, coisas divertidas e relacionadas à vida pessoal de quem está por trás daquele perfil ou empresa, as trends aproximam seu público à sua marca, aumentando a possibilidade de tornar seu canal conhecido para o público-alvo, refletindo de maneira efetiva no crescimento da empresa.
Como o Social Inbox do Marketing Hub contribui para a sua estratégia de redes sociais?
A HubSpot oferece, no Marketing Hub, dentre outros, o recurso Social Inbox, o qual permite o gerenciamento de redes sociais, capaz de otimizar seu tempo e nutrir bons relacionamentos com o público-alvo. A ferramenta possibilita ainda gerenciar todas as campanhas de redes sociais em um só lugar, acompanhar menções de palavras-chave e gerar relatórios de ROI.
Você receberá, ainda, sugestões de melhores horários para suas publicações e terá a possibilidade de agendá-las dentro da plataforma. Além disso, o software contribui para o melhor gerenciamento de suas redes, com a possibilidade de analisar a eficácia de suas campanhas de marketing.
Neste artigo, abordamos a importância de criar trends no Instagram como estratégia de marketing para o seu negócio. Além disso, trouxemos dicas de como você pode criar esse tipo de conteúdo e viralizar nas redes sociais.
Gostou do texto? Então, aproveite e descubra como o Social Inbox pode ajudar no seu gerenciamento de redes sociais!
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