Telegram Ads: passo a passo para fazer anúncios incríveis

Telegram Ads: passo a passo para fazer anúncios incríveis

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Desde 2021, os profissionais de marketing e vendas podem contar com mais um canal de aquisição: o Telegram Ads. O aplicativo de mensagens começou a atuar com anúncios e propagandas que podem ser veiculados em canais públicos de maior porte, mas não são publicados em chats e canais privados.

 

 

O Telegram sempre se destacou por oferecer uma ampla gama de funcionalidades, muitas vezes servindo como pioneiro em relação a outros aplicativos populares, como o WhatsApp. Além das funções tradicionais de troca de mensagens de texto, envio de arquivos de áudio e vídeo, compartilhamento de documentos e anexos, o Telegram permite fazer chamadas, videochamadas e até chamadas em grupo.

Essa versatilidade abre um mundo de oportunidades para as empresas se aproximarem de seus clientes e seguidores. Neste artigo, entenda o que é Telegram Ads, como funciona e aprenda a criar anúncios na plataforma.

Os anúncios no Telegram são projetados para serem não intrusivos e altamente relevantes. Dessa forma, o Ads Telegram é criado para aparecer de forma discreta como mensagens patrocinadas nos canais, integrando-se organicamente ao ambiente. Esse tipo de publicidade cria uma experiência mais agradável para os usuários, ao contrário de anúncios intrusivos que costumam ser ignorados.

Portanto, o Telegram Ads oferece uma maneira eficaz de alcançar um público específico e promover produtos, serviços ou conteúdo diretamente dentro da plataforma do Telegram. Com a sua crescente base de usuários, essa opção de publicidade é valiosa para empresas que desejam expandir sua presença e interagir com os clientes de forma mais direcionada.

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Como funcionam os anúncios no Telegram?

Assim como outros formatos de anúncios, a publicidade no Telegram é uma estratégia que deve estar alinhada às preferências e interesses do público-alvo da marca e entregar resultados sólidos para cada canal. Entenda de que maneira funciona a publicidade e como anunciar no Telegram:

  • Mensagens patrocinadas: os anunciantes podem criar mensagens patrocinadas que aparecem diretamente na lista de conversas dos usuários, como se fossem conversas comuns de chat;
  • Canais e grupos patrocinados: é possível promover seus canais ou grupos no Telegram por meio de anúncios que ajudam a aumentar o número de membros e a visibilidade do canal ou grupo, alcançando um público maior;
  • Segmentação: você pode escolher os canais que deseja veicular seus anúncios e avaliar o número de seguidores, interesses do público, engajamento e outras informações;
  • Período da propaganda: assim como em outras ferramentas, você estabelece um orçamento e o tempo que seus anúncios vão rodar dentro do Telegram.

Quais as vantagens de fazer anúncio pelo Telegram Ads?

Fazer anúncios pelo Telegram Ads oferece várias vantagens para as empresas e anunciantes que desejam promover seus produtos, serviços ou conteúdo. Um dos pontos é que, diferente de muitos outros aplicativos, o Telegram não requer um processo de registro complexo. Basta inserir e confirmar o número de telefone para que esteja tudo pronto para você começar a utilizar a plataforma.

Confira as principais vantagens e entenda os motivos dos anúncios no aplicativo estarem em alta:

  • a plataforma está disponível em uma ampla gama de dispositivos, desde smartphones a computadores, sendo possível utilizá-la em qualquer lugar e a qualquer momento;
  • são mais de 700 milhões de usuários ativos mensalmente na plataforma, segundo o próprio Telegram;
  • os canais no Telegram contam com mais de 500 bilhões de visualizações;
  • os usuários que acompanham canais na plataforma costumam ser bastante engajados, inclusive, o índice de fidelidade do público é elevado;
  • os anúncios no Telegram são uma opção para aumentar o alcance das campanhas publicitárias da sua marca;
  • anunciar no Telegram ajuda o cliente a explorar os serviços e produtos da sua empresa.

Como é o formato do anúncio no Telegram?

Apesar de o Telegram ser reconhecido como um canal digital com grande potencial para manter uma comunicação eficaz com sua audiência, é importante estar ciente de algumas características específicas da plataforma. 

Quando se trata de publicidade, o Telegram apresenta particularidades notáveis em relação a formatos e segmentação. É fundamental considerar esse fator, já que anunciar dentro dessa rede é bem diferente de outras plataformas conhecidas, como Instagram Ads, Facebook Ads e Google Ads.

Mensagens de texto

Em primeiro lugar, o Telegram restringe os formatos de anúncio disponíveis. As marcas não têm a opção de utilizar publicidade em vídeo ou banners dentro do aplicativo. Dentro do Ads no Telegram, a única forma de publicidade é por meio de mensagens de texto

As mensagens publicitárias são veiculadas em canais públicos com um grande número de assinantes, geralmente com mais de 1.000 seguidores, e têm um limite rigoroso de 160 caracteres.

Segmentação de público

Outro aspecto a se considerar é a ausência de um sistema tradicional de segmentação de público. Ao contrário de muitas outras plataformas, o Telegram não coleta nem analisa dados de usuários para direcionar anúncios. 

Em vez disso, os anunciantes têm a capacidade de criar listas brancas e negras, especificando tópicos ou canais em que desejam ou não que seus anúncios sejam veiculados. Esse modelo de publicidade baseada no contexto requer que as marcas escolham cuidadosamente os canais e temas para otimizar sua presença no Telegram.

Sem direcionamento para fora do Telegram

O Telegram impede a inclusão de links externos em mensagens patrocinadas. Quando os usuários interagem com um anúncio, eles são direcionados para o canal da marca. Essa característica enfatiza a importância de investir em marketing de conteúdo e criar textos envolventes e valiosos tanto nas mensagens publicitárias quanto nos canais das marcas.

A qualidade do conteúdo desempenha um papel crítico aqui. Embora uma campanha publicitária possa ser bem planejada, a falta de conteúdo de alta qualidade pode comprometer seu sucesso no Telegram.

Portanto, ao optar por utilizar o Telegram como canal de publicidade, as marcas devem estar preparadas para trabalhar dentro dessas particularidades, aproveitando as limitações como oportunidades para criar mensagens concisas e relevantes que cativem seu público-alvo.

Qual o passo a passo para criar um anúncio no Telegram Ads?

A maneira mais fácil para anunciar no Telegram é por meio da sua plataforma oficial de publicidade. Veja o passo a passo:

  • entre no site oficial de anúncios do Telegram, que é ads.telegram.org, e você verá um botão de login, clique nesse botão;
  • agora insira o número do seu celular com o código do país (por exemplo, no Brasil o código é +55, então digite +55(DDD)xxxx-xxxx) e clique em “avançar”;
  • você receberá uma mensagem do Telegram para confirmar sua tentativa de login. Abra seu aplicativo Telegram e confirme que foi você;
  • preencha os detalhes básicos pedidos para criar contas, como nome, e-mail, número de telefone e país;
  • clique no botão azul “Criar um novo anúncio”;
  • adicione os dados sobre a postagem que deseja promover e escolha os canais que quer incluir ou excluir, defina categorias, idioma etc.;
  • agora que está tudo pronto, clique em “publicar agora”.

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Como buscar inspirações?

O conteúdo desempenha um papel crucial no sucesso dos anúncios. Técnicas de copy, nível de persuasão e outros detalhes são essenciais para que sua estratégia tenha bons resultados. Uma das formas de se inspirar é entrar em outros canais para espiar de que forma as propagandas estão sendo feitas pelas marcas.

Se uma marca desenvolve seu canal, cria conteúdo envolvente, bem como mensagens patrocinadas cativantes, ela consegue uma comunidade de público fiel e aumenta o desempenho de uma campanha publicitária.

Você já conhece o NisWare, integração da HubSpot com o Telegram?

Além de conectar seu site, blog, redes sociais, e-mail marketing e outras plataformas no CRM Inteligente da HubSpot, você vai poder implementar o Telegram no seu portal HubSpot. Esse é um processo descomplicado e acessível, em que sua equipe consegue realizar uma comunicação personalizada 1:1 com os leads.

Por meio da plataforma HubSpot, você pode enviar mensagens personalizadas e usar o Telegram Ads bot para mandar mensagens diretamente para qualquer contato. Isso proporciona uma abordagem mais próxima e individualizada para interagir com sua audiência.

Outra funcionalidade é que você pode gerenciar e enviar mensagens para grupos do Telegram diretamente da HubSpot, o que facilita a colaboração e a comunicação eficaz com várias pessoas ao mesmo tempo. Ou então, use a opção de comunicação em larga escala, inscrevendo listas de contatos em fluxos e envie mensagens de texto ou multimídia para múltiplos destinatários em simultâneo.

A integração NisWire oferece suporte para vários números de telefone no portal da HubSpot. Dessa forma, você pode atender a um maior volume de vendas ou leads e presta atendimento ao cliente.

Além disso, é possível manter tudo organizado com registros detalhados de todas as suas conversas em uma linha do tempo do contato, permitindo que você acompanhe o histórico de comunicação de forma eficiente.

A integração da plataforma com a HubSpot oferece uma série de recursos que simplificam a comunicação e o gerenciamento de equipes, permitindo que as empresas interajam de forma mais eficaz com seus contatos e clientes.

Essa combinação de facilidade de uso e funcionalidade robusta pode melhorar a eficiência das operações de marketing, vendas e atendimento ao cliente, além de ser útil para potencializar os processos do Telegram Ads.

Confira como fazer a integração do Telegram com o software da HubSpot e comece a aproveitar os benefícios agora mesmo!

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