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Para alcançar o sucesso nas suas campanhas é essencial tomar decisões baseadas em dados e que sejam feitas de forma estratégica. É nesse quesito que entra a importância do relatório de marketing.
Fazer o acompanhamento de ações por meio de ferramentas ajuda na busca pela otimização da sua estratégia. Assim, é possível manter o foco nas metas estabelecidas.
A seguir, confira como fazer um relatório sobre marketing e o que não pode faltar para que sua estratégia digital seja mais eficaz.
Quais os objetivos do relatório de marketing?
Um dos principais objetivos dos relatórios é fornecer uma avaliação detalhada do desempenho das campanhas e estratégias de marketing. Sendo assim, entre as informações que a apresentação deve ter estão os números das métricas-chave, entre elas:
- cliques;
- impressões;
- conversões;
- taxas de abertura.
Ao analisar os resultados das campanhas, você pode identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. A partir disso, é possível notar as soluções para melhorar sua estratégia. Os documentos também trazem uma métrica essencial, que é o Retorno sobre o Investimento (ROI).
Outro aspecto em que os relatórios são muito úteis é em relação à compreensão do público-alvo. O material coletado fornece insights sobre o comportamento e informações sobre quem está interagindo com as campanhas, como ele está reagindo e quais são seus interesses.
Qual a importância de criar um relatório de marketing na sua estratégia?
Antes de saber o compõe um modelo de relatório de marketing eficaz, é fundamental compreender por que ele é tão crucial para os profissionais de marketing digital.
O primeiro ponto é que os relatórios orientam a tomada de decisões com base em dados. Eles fornecem análises detalhadas sobre o desempenho de suas campanhas e ações de Inbound Marketing. Com essas informações, você pode tomar decisões mais informadas e estratégicas, economizando tempo e recursos.
Além de avaliar o desempenho interno, os dados podem ser usados para acompanhar a concorrência. Isso envolve comparar o desempenho das estratégias de marketing da empresa com as táticas dos concorrentes e identificar áreas em que é possível se destacar.
A documentação da estratégia demonstra o valor das atividades de marketing para a empresa ou cliente. Esse recurso ajuda a mostrar como as iniciativas de marketing contribuem para o crescimento do negócio, seja por meio do aumento das vendas, da geração de leads qualificados, da expansão da presença online ou de outros indicadores de sucesso.
Já tentou entender se os objetivos do negócio estão sendo alcançados, mas sem usar a coleta de dados? Se você não mede, não pode nem sabe o que melhorar. Com o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI), por exemplo, você consegue justificar seus gastos e demonstrar o valor de suas iniciativas de marketing.
A criação de relatórios identifica áreas de oportunidade para otimização. Com base nos dados, você pode ajustar suas estratégias, realocar recursos e refinar suas táticas para melhorar o desempenho.
O marketing digital é uma jornada constante de aprendizado e adaptação. Ter relatórios consistentes ajuda a identificar tendências, padrões e áreas de oportunidade. Isso possibilita ajustes em tempo real e aprimoramentos contínuos em suas ações, mantendo táticas relevantes e eficazes.
Quais os tipos de relatórios de marketing digital?
Os tipos de relatório de marketing podem variar dependendo das necessidades específicas da empresa ou do profissional de marketing. Também existem outras variáveis, como as métricas e os canais de marketing utilizados.
Para que você entenda melhor cada um deles, conheça os tipos mais comuns de relatório de marketing.
Relatório de desempenho de campanha
Analisa o desempenho de campanhas de marketing específicas, utilizando métricas como:
Além dessas, podem ser analisadas outras métricas relevantes para avaliar o sucesso de uma campanha individual, de acordo com os objetivos da sua estratégia.
Relatório de tráfego do site
É centrado no tráfego do site, incluindo fontes de tráfego e palavras-chave que direcionam visitantes. Também são listadas as páginas mais visitadas e métricas de engajamento, como taxa de rejeição e tempo médio na página.
Relatório de mídias sociais
Os relatórios de redes sociais incluem métricas como crescimento de seguidores, engajamento, alcance orgânico e pago. Dentro da documentação também são consideradas métricas específicas de cada plataforma, como retuítes no Twitter ou mensagens diretas recebidas em alguma rede social.
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Relatório de e-mail marketing
Analisa o desempenho das campanhas de e-mail. Estão incluídas métricas como taxa de abertura, taxa de clique, taxa de cancelamento de inscrição, conversões e métricas relacionadas à entrega, como taxas de entrega e taxas de rebote.
Relatório de SEO
Ele traz métricas relacionadas à otimização para mecanismos de busca. O levantamento de informações conta com classificações de palavras-chave, tráfego orgânico, backlinks, métricas de rastreamento de mecanismos de busca e outros dados relevantes da estratégia.
Relatório de marketing de conteúdo
Para avaliar o desempenho do marketing de conteúdo, esse relatório traz métricas como visualizações de página, taxas de rejeição, compartilhamentos sociais, tempo médio na página e conversões atribuídas ao conteúdo.
Relatório de ROI
O cálculo do Retorno sobre o Investimento (ROI) entra no relatório sobre os rendimentos das atividades de marketing, comparando os custos totais de marketing com os ganhos ou receitas gerados a partir dessas atividades. Esse é um dos dados mais importantes, já que indica quais atividades têm melhor desempenho.
Agora que destacamos a importância dos relatórios de marketing, vamos conferir o que não pode faltar no documento para profissionais que buscam resultados no marketing digital.
Relatórios de marketing: o que não pode faltar?
- Metas claras e mensuráveis
- Apresentação estruturada
- Gráficos e visualizações
- Indicadores-chave de desempenho (KPIs)
- Dados comparativos
- Segmentação de público-alvo
Os relatórios de marketing são documentos que trazem resultados em dados sobre ações e campanhas da sua estratégia. As métricas, os períodos de análise e outras informações são fundamentais.
Veja como fazer um relatório e quais são as informações que não podem ficar de fora.
1 – Metas claras e mensuráveis
Toda estratégia de marketing começa com objetivos claros. Seu relatório deve incluir essas metas de forma sucinta e mensurável. Essa ação permite que você avalie o desempenho com base em critérios concretos e saiba se está no caminho certo.
2 – Apresentação estruturada
Comece com uma apresentação que indique o propósito do relatório, o período de tempo abordado e a audiência-alvo. É importante que o documento seja bem estruturado, tendo seções distintas para facilitar a leitura e compreensão.
3 – Gráficos e visualizações
Utilize gráficos, tabelas e visualizações de dados para tornar as informações mais acessíveis e atraentes. Gráficos de barra, pizza ou linha e mapas de calor são algumas das opções que podem ajudar a ilustrar tendências e insights de forma eficaz.
4 – Indicadores-chave de desempenho (KPIs)
Destaque os KPIs mais relevantes para suas metas de marketing. Isso pode incluir métricas como taxa de conversão, taxa de cliques (CTR), custo por aquisição (CPA), retorno sobre o investimento (ROI), taxa de abertura de e-mail, entre outros. Mas tenha certeza de que os KPIs se alinham com os objetivos específicos do relatório, combinado?
5 – Dados comparativos
Para obter insights significativos é importante incluir dados comparativos. Estamos falando de envolver comparações entre períodos de tempo diferentes (mês anterior vs. mês atual) ou comparações com metas e benchmarks estabelecidos. A análise comparativa ajuda a contextualizar o desempenho.
6 – Segmentação de público-alvo
Se você segmentou suas campanhas de marketing, é fundamental incluir dados sobre o desempenho em diferentes segmentos de público-alvo.
Como criar relatórios de marketing pelo CRM Inteligente da HubSpot?
A HubSpot conta com soluções poderosas para gerar relatórios e mostrar dados sobre o desempenho das suas operações de marketing, vendas e atendimento ao cliente.
Entre as funcionalidades do CRM Inteligente da HubSpot, que apresenta, entre outras, a integração do Marketing Hub, você vai ter:
- Painel de relatórios personalizados: crie painéis que exibem as métricas e os indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais relevantes para o seu negócio;
- Visão holística do funil de vendas: acompanhe todo o funil de vendas, desde o primeiro contato com um lead até o fechamento do negócio;
- Relatórios de atividades de vendas: analise as atividades de vendas em tempo real, o que inclui ligações, e-mails, reuniões agendadas e outras interações com leads e clientes;
- Engajamento de marketing: o CRM Inteligente da HubSpot se integra na fonte com o Marketing Hub, permitindo rastrear o engajamento do público-alvo com campanhas de marketing;
- Atendimento ao cliente: tenha relatórios para avaliar o desempenho do suporte ao cliente e métricas como tempo médio de resposta, tempo médio de solução e satisfação do cliente;
- Relatórios de conversão: rastreie as taxas de conversão em todo o ciclo de vida do cliente;
- segmentação avançada: segmente os dados de acordo com seus próprios critérios e gere relatórios mais detalhados e personalizados.
O CRM Inteligente da HubSpot é uma ferramenta versátil e personalizável para geração de relatório de marketing. Com a nossa plataforma você pode acompanhar, analisar e otimizar suas campanhas, além de acessar informações necessárias para tomar decisões estratégicas baseadas em dados sólidos.
Não perca tempo e comece a usar o CRM Inteligente da HubSpot para otimizar sua estratégia de marketing digital!
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