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A segurança é o fator mais importante para os clientes ao escolherem um imóvel, segundo pesquisa realizada pela plataforma de anúncios Imovelweb. O item aparece na liderança isolada da exigência dos consumidores, com uma taxa de 65% de menções. Para se ter uma ideia, na sequência do ranking de preferências, a segunda colocação é o pedido para que o imóvel possua jardim, com apenas 8% de menções.
O olhar atento dos consumidores faz este diferencial despontar em relevância no quesito valorização. Este item caminha lado a lado com outro tópico queridinho dos clientes, que é a localização, diretamente ligada a temas como a incidência de criminalidade conforme a região de cada cidade.
Áreas com maior nível de segurança têm mais potencial para atração de compradores, o que faz aumentar a demanda e, por consequência, o valor do metro quadrado. Por outro lado, bairros mais registros de crimes tendem a ter menor valor de venda.
Segurança e localização definem a preferência do público
Quanto à localização do imóvel, a pesquisa do Imovelweb constatou que apenas 40% dos entrevistados consideram o tamanho da moradia como uma característica decisiva para fechar negócio, enquanto 80% indicam um bairro preferido para alugar o imóvel, comprovando o quanto o endereço é uma característica acompanhada de perto pelo consumidor.
Para Leonardo Paz, CEO do Imovelweb, os dados mostram que os clientes estão muito atentos ao que querem e essa tendência é um norteador para alinhar as ofertas com a demanda atual do mercado. “Itens como a localização, facilidades de acesso, comércio local e infraestrutura, por exemplo, ajudam a ter visibilidade se aquele imóvel é um bom investimento”, explica, indicando outros itens que, como a segurança, são tidos como diferenciais pelo cliente.
Condomínios de olho em soluções personalizadas
A segurança costuma ser apresentada como um valor essencial de novos empreendimentos, que revelam em seus projetos soluções voltadas à identificação dos moradores e controle de acesso. Afinal, com as mudanças na forma de morar e se hospedar, bem como o crescimento da demanda por serviços de entrega, alguns residenciais passaram a registrar alto fluxo de pessoas circulando, sem que sejam necessariamente moradores.
Fabio Beal, CEO da Porter, empresa especializada em soluções para condomínios, avalia que, para reforçar a segurança nos condomínios e evitar incômodos, é necessário combinar medidas que previnam invasões ou a entrada de pessoas não autorizadas. Neste aspecto, os pontos de atenção mais comuns são a entrada e saída de pedestres e veículos, além do controle da área comum e de visitantes.
“É importante avaliar e diagnosticar as vulnerabilidades do prédio, assim como identificar possíveis falhas nos procedimentos e rotinas. Essa análise de risco é essencial para definir medidas preventivas e reforçar a segurança condominial”, destaca o executivo da Porter.
Entre as aliadas neste cenário estão as tecnologias que garantem controle de acesso tanto nas entradas e saídas quanto nas áreas internas, e que promovam uma melhor gestão do condomínio – contemplando as diferentes demandas dos moradores e visitantes, e gerem segurança e comodidade para moradores, convidados, entregadores, prestadores de serviço, entre outros.
Automação residencial ganha espaço como ferramenta de segurança
A tecnologia de automação tem se destacado como solução inovadora para aumentar a segurança das residências. Com a possibilidade de controlar e monitorar dispositivos de segurança por meio de um aplicativo no smartphone, os moradores podem ter tranquilidade mesmo quando estão longe de casa.
Uma das principais vantagens da automação residencial é a capacidade de simular a presença dos moradores mesmo com a casa vazia, o que ajuda a inibir ações de criminosos.
“É possível agendar a movimentação de luzes e cortinas, criando a ilusão de que a residência está ocupada e afastando possíveis invasores”, afirma Romeu Jr, sócio proprietário da Linked Automação Residencial..
Além disso, sensores de movimento integrados ao sistema de automação podem acionar alarmes e enviar notificações para o smartphone do proprietário em caso de atividade suspeita, permitindo uma resposta rápida. No caso de invasões, um assistente virtual pode fazer alertas e até mesmo ligar para a polícia automaticamente.
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