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A análise de marketing é um processo extremamente importante para o sucesso de uma estratégia digital. Essa etapa está relacionada à avaliação e interpretação de informações relacionadas às atividades de marketing de uma empresa, o que é muito útil para compreender o desempenho das ações realizadas.
O procedimento de análise de marketing envolve diferentes aplicações para obter resultados, como observar o comportamento do público-alvo, conhecer recursos para produzir insights, instituir abordagens analíticas e outras ações. Dessa forma, é possível identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões informadas para atingir os objetivos do negócio.
Neste artigo, você vai descobrir por que é tão importante fazer análise de marketing e conhecer o recurso ideal para suas ações tenham o alcance desejado. Acompanhe!
O que é análise de marketing?
A análise de dados em marketing é a fase de avaliação do que foi feito nas ações de marketing e serve para identificar seus resultados. Ela envolve várias etapas, como a observação das métricas e dados que revelam se as práticas usadas tiveram o resultado esperado.
Quais as aplicações?
A análise de marketing digital ajuda as empresas a tomarem decisões estratégicas, informadas e baseadas em dados (data driven). Isso pode incluir:
- escolha de segmentos de mercado-alvo;
- desenvolvimento de produtos;
- definição de preços;
- estratégias de distribuição;
- posicionamento de marca.
Normalmente elas costumam ser medidas baseadas no valor econômico e nas iniciativas tomadas pelos consumidores.
Nos últimos anos, os processos de compra tomaram uma dimensão mais dinâmica e influenciada por diferentes aspectos. Logo, obter novas fontes de dados é uma maneira que pode ajudar a tomar decisões precisas.
Outras aplicações que podem ajudar a desenvolver um marketing promissor são:
- análise mercadológica do cenário;
- observação das tendências do mercado;
- canais de compra do consumidor.
Qual a importância da análise de marketing?
A análise de marketing é fundamental nas estratégias e operações de uma empresa. A fase de avaliação final das ações tem grande importância para que a marca possa tomar decisões por meio de informações plausíveis, e saber como direcionar bem os recursos.
O alcance que o marketing atingiu também é um dos motivos que tornam a análise de marketing necessária. Isso envolve saber se a campanha superou as expectativas e chegou ao público desejado. Porém, isso só é possível a partir da segmentação do público e do conhecimento profundo da sua persona.
Nesse contexto, conferir as métricas e dados é essencial para a redução dos riscos, assim como fazer a análise de concorrência em marketing. Esse procedimento ajuda a identificar possíveis ameaças e a descobrir riscos futuros. Com isso, o setor de marketing estuda táticas para enfrentar esses desafios.
Como fazer análise de marketing?
Por ser um fator que trata da percepção de como o marketing atuou sobre as vendas ou serviços de uma empresa, é fundamental que a análise seja feita de forma minuciosa a partir de alguns aspectos e dados precisos.
Fazer uso de análise preditiva é uma excelente iniciativa para que o marketing da sua empresa tenha o alcance esperado. Esse tipo de análise pode ser feito a partir de ferramentas de machine learning, inteligência artificial, dados históricos e algoritmos estatísticos que sinalizam o acontecimento de perspectivas futuras.
A análise preditiva ajuda em diversos aspectos, entre eles:
- perceber e detectar perigos;
- otimizar as campanhas de marketing;
- manter a segurança dos dados.
Você pode, ainda, otimizar a análises de marketing do seu negócio, assim que entender quais são as métricas de marketing consideradas fundamentais. Isso ajuda a elevar os resultados. Veja o que fazer:
- defina métricas por área;
- realize análises com frequência;
- saiba quais são as métricas mais importantes;
- tome decisões e aja segundo os resultados coletados;
- use ferramentas de alto padrão.
Estar preparado para o que há de vir orienta a empresa a criar abordagens próprias para as ocasiões.
Quer se destacar e deixar a concorrência para trás? Baixe nosso guia completo “Análise de mercado: um guia completo para um diagnóstico inteligente” e obtenha insights valiosos para se destacar no seu nicho de atuação!
Como analisar o marketing da sua empresa com a ajuda da HubSpot?
É indispensável fazer um planejamento estratégico de marketing para entender se o alcance de suas campanhas e ações atingiu o objetivo. A partir disso, é imprescindível que as análises de marketing sejam baseadas em dados reais que possam ser coletados por meio de um recurso seguro e altamente confiável.
A HubSpot conta com um ecossistema de ferramentas e softwares que permitem avaliar o desempenho de todos as suas estratégias de marketing em um único lugar.
O CRM Inteligente HubSpot permite fazer análises, relatórios e muito mais por meio de painéis integrados e altamente intuitivos.
Com ele, você pode:
- fazer a identificação dos ativos de melhor desempenho no comportamento dos clientes;
- conferir a performance do site;
- mensurar o tráfego;
- fazer a análise de relatórios detalhados em variados canais de marketing.
A HubSpot também tem uma ferramenta completa de marketing analytics que você pode começar a usar gratuitamente. Confira maiores detalhes do que a plataforma permite.
Acompanhamento do movimento dos clientes
A ferramenta possibilita a criação de relatórios que fazem análise dos dados de CRM para detectar quais as principais tendências. Dessa maneira, você pode acompanhar as ações dos leads e clientes para observar seus comportamentos e, com isso, dar continuidade às campanhas por meio de automação.
Uso de painel com dados
O software da HubSpot dispõe de um painel que permite que os profissionais de marketing e vendas tenham acesso a uma quantidade expressiva de dados. Ao ter maior número de informações por meio do painel, os profissionais podem tomar decisões inteligentes.
Relatórios detalhados
Ao fazer uso do software da HubSpot, as análises são incluídas em todas as atividades que você pratica. Ao realizar suas campanhas, todos os dados vão estar presentes em um relatório bem detalhado. Os dados vêm dos movimentos do site, e-mails, redes sociais, postagens etc.
E mais: ter um conhecimento afinado sobre a realidade do mercado da área do seu negócio é considerada uma estratégia quase infalível para a criação de marketing.
Percebeu como a análise de marketing é uma estratégia que interfere diretamente no desenvolvimento do seu negócio? Mas não apenas isso: é fundamental ter ferramentas inovadoras para ajudar em todo o processo, pois cada dado é indispensável para contribuir com a análise.
Quer saber como atuar com eficiência? Então, conheça a solução de análise de marketing que a HubSpot dispõe para potencializar o marketing da sua empresa.
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