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Em 2018, o aplicativo de compartilhamento de música Musical.ly foi comprado pela empresa de tecnologia chinesa Bytedance, fundindo-se em novo aplicativo, o TikTok.
No início, o TikTok era uma rede social de vídeos em que os usuários compartilhavam clipes curtos dublando ou fazendo coreografias para os hits do momento. Desde então, a rede cresceu e hoje abriga vídeos mais diversificados, tornando-se o lugar ideal para explorar ao máximo o potencial criativo das marcas.
Após a fusão, a base de usuários ativos do TikTok cresceu quase 800% . Hoje a plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários mensais e as marcas estão usando anúncios no TikTok para alcançá-los.
Neste artigo, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre a plataforma de anúncios no TikTok e analisaremos se vale a pena usá-la.
O que é o TikTok For Business?
O TikTok For Business é uma ferramenta completa para profissionais de marketing veicularem anúncios no TikTok. Em vez de criar uma estratégia própria, a plataforma ajuda os profissionais de marketing ao longo de todo o processo de criação de anúncios, definição de orçamento, alcance de públicos-alvo e análise de dados de campanhas.
O TikTok declara que seu objetivo é auxiliar as empresas a soltar a criatividade. Para isso, a plataforma ensina a usar o aplicativo por um serviço próprio de e-learning e oferece orientação para a criação de anúncios no seu TikTok Ads Manager (em inglês).
Tipos de anúncios no TikTok
- TopView
- In-Feed Ads
- Branded Hashtags
- Brand Takeovers
- Branded Effects
O único formato publicitário disponível para empresas no TikTok são os anúncios em vídeo. A plataforma TikTok Ads Manager do TikTok For Business ajuda profissionais de marketing a criar esses anúncios, oferecendo cinco opções de formatos.
TopView
Os TopViews são vídeos que aparecem uma vez por dia, imediatamente após o usuário abrir o TikTok pela primeira vez. Veja este exemplo de um TopView da marca de doces M&M’s criado para divulgar uma experiência virtual do Dia das Bruxas nos Estados Unidos.
O TopView pode ter até 60 segundos, superando a duração típica dos vídeos do TikTok. Portanto, ele é perfeito para empresas interessadas em divulgar produtos ou serviços que demandam períodos maiores de atenção, como peças para TV.
In-Feed Ads
In-Feed Ads são vídeos que aparecem na página de descoberta dos usuários, também conhecida como a página Para você (ou For You Page). Essa é a primeira página que os usuários acessam ao abrir o aplicativo. A página Para você exibe vídeos que o algoritmo do TikTok (em inglês) acredita serem do interesse do usuário com base na atividade no aplicativo.
Esses anúncios aparecem como o quarto vídeo que os usuários veem ao rolarem o feed. Para efeitos de comparação, esse tipo de anúncio é semelhante àqueles que aparecem no feed do Instagram. Veja este exemplo de In-Feed Ads criado pelo serviço de delivery GrubHub.
Os In-Feed Ads são especialmente interessantes para profissionais de marketing interessados em usar o TikTok para estimular as conversões de vendas, já que os vídeos podem conter uma call-to-action (CTA). A empresa de serviços financeiros Acorns usa o recurso de CTA dos In-Feed Ads para sugerir que os usuários baixem o aplicativo deles.
Algumas marcas criam suas próprias versões de In-Feed Ads fazendo parcerias com influenciadores. Por exemplo, o restaurante Raising Cane’s fez uma parceria com o famoso influenciador do TikTok Chase Hudson para promover a empresa.
@lilhuddy this my way eating @raising.canes what’s yours #CaniacAmbassador #raisingcanes
Os seguidores de Hudson veriam esse vídeo no feed Para você.
Branded Hashtags
Branded Hashtags são anúncios que as empresas usam para inspirar TikTokers a criar conteúdos usando uma hashtag definida pela marca e relacionada a ela. As empresas que usam esse formato de publicidade têm acesso exclusivo à hashtag, o que não é o caso em outras redes sociais. Essa exclusividade custa caro, com um custo médio de US$ 150.000 (em inglês) para seis dias.
Por exemplo, digamos que a sua empresa seja de moda esportiva e acabou de lançar uma nova camisa chamada Camisa Azul. Você pode criar uma Branded Hashtag chamada #ComAMinhaCamisaAzul, com a qual você estimula os usuários do TikTok a postar vídeos em que praticam atividades físicas usando a camisa.
A cantora Jennifer Lopez usou o recurso de Branded Hashtag para divulgar uma música, Pa Ti. A hashtag era #PaTiChallenge, e Jennifer postou um vídeo em que dançava a música e desafiava outros usuários do TikTok a fazerem a coreografia.
@jlo Let’s goooo! ✨🚨✨ Can’t wait to see and share some of your best #PaTiChallenge dances! Thanks for kicking it off @charlidamelio! @papijuancho
A hashtag #PaTiChallenge alcançou impressionantes 2,4 bilhões de visualizações.
Os desafios de hashtag aparecem em destaque na página Descobrir do TikTok, em que os usuários podem encontrar novos criadores e navegar pelas hashtags em alta. A página Descobrir é semelhante à página Explorar do Instagram.
O desafio de hashtag #WorldSeries, patrocinado pela Major League Baseball, aparece em destaque no feed Descobrir do TikTok, convidando os usuários a postarem vídeos que os mostrem curtindo jogos de beisebol. Ao tocar na hashtag, os usuários acessam uma landing page interna com o logotipo do patrocinador, a descrição do desafio e outros vídeos que usam a hashtag.
Brand Takeovers
Os Brand Takeovers são um formato de publicidade que podem incluir TopView, In-Feed e Branded Hashtags, tudo ao mesmo tempo. Também podem ser vídeos, gifs ou imagens estáticas. O diferencial dos Brand Takeovers é que o TikTok veicula apenas uma empresa por dia, a partir de US$ 50.000 (em inglês) por dia.
A marca de roupas Guess fez uma Brand Takeover no TikTok para promover um novo modelo de calça jeans. Ao longo de seis dias, a conta do TikTok da Guess conquistou mais de 12 mil novos seguidores (em inglês) e gerou uma taxa total de engajamento de 14,3%. O Brand Takeover deles teve TopView, Branded Hashtag e In-Feed Ads.Branded Effects
Os anúncios do tipo Branded Effects usam 2D, 3D ou RA para adicionar imagens dos seus produtos aos vídeos do TikTok. As marcas geralmente criam adesivos ou filtros dos produtos que os TikTokers podem usar ao fazer seus vídeos. Esses adesivos e filtros aumentam o engajamento e o reconhecimento de marca, e o uso deles geralmente envolve conteúdos específicos da marca.
A marca esportiva Puma usou o Branded Effects para promover um novo modelo de chuteiras. O adesivo 3D da marca convidava os usuários para um jogo de realidade virtual com uma bola de futebol. Eles combinaram o adesivo do Branded Effects com um desafio de hashtag que culminou em mais de 100.000 vídeos de conteúdos gerados por usuários.
Como os anúncios no Tiktok funcionam?
É relativamente fácil criar um anúncio no TikTok.
Primeiro é preciso ter uma conta empresarial para montar, gerenciar e monitorar seus anúncios. A próxima etapa é descrever sua empresa e definir o tipo de pagamento.
É aqui que a diversão começa. O TikTok Ad Manager está disponível em dois modos: simplificado e personalizado.
Nas duas opções, você monta seu anúncio passo a passo. Você primeiro esboça a campanha. Depois, define os grupos de anúncios e, por fim, cria cada anúncio.
Veja a diferença entre os dois modos:
- O modo Simplificado segue um fluxo simples e direto para a criação de anúncios, deixando todo o trabalho pesado ao encargo do algoritmo do TikTok.
- O modo Personalizado oferece aos anunciantes total controle sobre os anúncios, com opções avançadas de personalização, como testes A/B, direcionamento de público com base nos vídeos e interações do criador e combinações de anúncios.
A escolha dos modos não é permanente; sempre dá para mudar.
Agora que você já sabe como funcionam os anúncios no TikTok, vejamos como criar sua conta e montar um anúncio.
Como configurar sua conta de anúncios no TikTok
- Crie uma conta empresarial.
- Descreva sua empresa.
- Informe seus dados de cobrança.
- Configure seu tipo de pagamento.
- Selecione o modo do TikTok Ads Manager.
- Monte seu anúncio.
- Revise e envie seu anúncio.
Crie uma conta empresarial.
Descreva sua empresa.
Informe seus dados de cobrança.
Configure seu tipo de pagamento.
Selecione o modo do TikTok Ads Manager.
Monte seu anúncio.
Dica: ao montar seu anúncio, pode ser interessante usar a ferramenta de marketing de vídeo Promo, que oferece modelos de vídeo e permite criar vídeos promocionais de alta qualidade.
Revise e envie seu anúncio.
Processo de análise de anúncios do TikTok
O processo de análise de um anúncio leva geralmente 24 horas. Para evitar atrasos, seu anúncio precisa cumprir os requisitos e seguir as políticas da plataforma.
Antes de enviar seu anúncio para análise, use este checklist para revisá-lo:
- A landing page:
- Precisa estar funcionando e ser compatível com dispositivos móveis.
- Precisa oferecer o que é descrito no anúncio.
- Precisa corresponder ao nome do produto que aparece no anúncio.
- Precisa estar no idioma da região a que está direcionada.
- Não pode iniciar download automático de arquivos para o dispositivo do usuário.
- O anúncio:
- Não pode conter erros gramaticais ou de ortografia.
- Precisa ter áudio.
- Precisa ter de 5 a 60 segundos.
- Não pode conter o uso excessivo de símbolos, espaços, números ou letras maiúsculas.
- Precisa corresponder à legenda.
- Precisa estar no idioma da região a que está direcionada (ou conter legendas).
- Não pode incluir produtos ou serviços proibidos. A lista completa está aqui.
- Não pode estar embaçado ou pixelado.
- Precisa estar nos tamanhos padrão de vídeo: 9:16, 1:1, 16:9.
Exemplos de anúncio no TikTok
1. Fly By Jing
Neste anúncio, a marca de molhos e temperos Fly By Jing fez uma parceria com a influenciadora TiffyCooks para demonstrar como é fácil (e gostoso) usar os produtos da marca.
Contar com alguém que já tenha popularidade – principalmente na plataforma – é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da sua marca e conquistar a confiança do seu público. Outro ponto interessante desse anúncio é a clareza da oferta: os usuários têm 10% de desconto se clicarem na CTA e usarem o código.
3. Tiffany & Co.
Para promover a mais recente parceria com Beyoncé e Jay-Z, a marca lançou uma série de anúncios com os artistas.
O anúncio é simples, mas eficaz, e leva os usuários a uma landing page com mais informações sobre a campanha.
3. Omsom
Em 20 segundos, esta marca de produtos alimentícios faz muito.
O vídeo mostra como um produto deles é usado. A legenda também oferece algumas informações sobre a marca e conta uma história em poucos segundos. Além disso, a CTA leva os usuários à página de um produto (e não à página inicial) para conversão.
Por fim, é comum que os anúncios pareçam dissonantes por não estarem em sintonia com a plataforma. Não é o caso aqui. O tom é tão natural no feed que só sabemos que é um anúncio por causa da hashtag #sponsored e da CTA.
Custo dos anúncios no TikTok
Vamos aos pormenores quando o assunto é orçamento para anunciar no TikTok. É possível selecionar um orçamento diário ou vitalício, algo que pode ser alterado a qualquer momento durante sua campanha.
No nível de campanha, é preciso ter um orçamento mínimo diário de US$ 50. No nível de grupos de anúncios, seu orçamento precisa exceder US$ 20 por diária.
Quanto ao custo dos anúncios, o TikTok não divulga sua política de preços. No entanto, há algumas informações por aí.
Em 2020, a Digiday relatou (em inglês) que o TikTok tinha um custo por milhar inferior a US$ 1. Após conduzir um experimento, o JungleTopp relatou que um custo por clique foi de US$ 0,19, muito menor do que o Facebook e o Instagram.
Com essa plataforma, dá para escolher entre várias estratégias de lance que são otimizadas para objetivos específicos.
Vale a pena aproveitar o TikTok na sua estratégia de marketing?
Desde seu pico de atividade em 2020, o TikTok se transformou na plataforma publicitária queridinha para muitas marcas. Com o aumento de usuários, o número de anúncios também subiu de 19% em 2020 para 37% em 2021.
Um relatório da Kantar de 2021 (em inglês) classificou a plataforma de clipes em primeiro lugar em questão de igualdade de anúncios, superando Amazon, Instagram, Google e Twitter. E não foi a primeira vez, pois o TikTok já havia encabeçado a lista no ano anterior.
Apesar desse desempenho impressionante, os dados sugerem que os profissionais de marketing ainda se sentem inseguros quanto à plataforma. Segundo o relatório, muitos profissionais de marketing veem o TikTok como uma expoente da inovação, mas não tão confiável.
Por isso, muitos preferem confiar em plataformas com desempenho já testado e comprovado, como Facebook, YouTube e Instagram.
Do ponto de vista dos consumidores, eles estão no TikTok em busca de autenticidade e senso de comunidade.
Segundo uma pesquisa da Nielsen publicada em 2020 (em inglês) com usuários do TikTok de todo o mundo, 59% dos participantes afirmaram ter uma sensação de pertencimento ao rolar pelo feed pelo aplicativo. O TikTok também é apontado pelos consumidores como uma grande fonte de descobertas, já que 85% dos usuários dizem descobrir novos conteúdos alinhados com seus interesses individuais no aplicativo.
Como consequência disso, os anúncios veiculados por lá também tendem a ser mais criativos e um pouco menos “comerciais”. A pesquisa revelou que 68% dos usuários do TikTok de todo o mundo veem os anúncios veiculados na plataforma como peças únicas e diferentes de outras redes sociais. Na Indonésia, esse número chega a 23%.
Tudo isso mostra que o público está aí e pronto para interagir. Portanto, a decisão de integrar o TikTok For Business à sua estratégia de marketing está intimamente ligada aos seus objetivos comerciais e aos resultados desejados para a sua campanha.
Para facilitar a decisão, compilamos uma lista de prós e contras para ajudar os profissionais de marketing a tomarem essa decisão.
Prós e contras do TikTok For Business
Prós | Contras |
TikTok Ads Manager ajudará você a expor seus conteúdos a novos públicos. Com o recurso “públicos semelhantes”, você pode escolher públicos parecidos com o seu público-alvo. O TikTok relata ter 1 bilhão de usuários mensais distribuídos em 155 países. Se sua marca for menor ou pouco conhecida, você tem a possibilidade de apresentá-la a novos públicos. Cerca de 25% da base de usuários do TikTok tem entre 10 e 19 anos, e 22% tem entre 20 e 29 anos. Se seu público-alvo pertence a outras faixas etárias, sua marca poderá ter exposição para um novo tipo de cliente. | A maior parte da base de usuários do TikTok não representa todos os grupos demográficos. Como a base de usuários principal é muito jovem, os públicos-alvo alcançados podem pertencer à faixa etária muito inferior à pretendida. Para anunciar no aplicativo, talvez seja necessário apelar para um público que não entende a necessidade do seu produto ou serviço. |
O TikTok vive de conteúdos informais ou de “bastidores”. A Geração Z valoriza a autenticidade e tende a fugir de anúncios óbvios de marketing (em inglês). Se sua marca ou empresa costuma criar esse tipo de conteúdo, a utilização do TikTok pode ajudar na diversificação do seu conteúdo, mostrando um lado mais criativo do seu negócio. | O TikTok requer conteúdos de nicho. O tipo de conteúdo que o TikTok atrai pode destoar da missão da sua empresa. Se sua marca for mais séria e focada em vendas, poderá ser difícil aprender a se adaptar ao clima despojado e vibrante do TikTok. |
O TikTok tem taxas de engajamento superiores às do Twitter e Instagram. Em 2019, a taxa média de engajamento do TikTok em todos os níveis de seguidores superou as do Twitter e do Instagram. Contas pequenas, com apenas 1.000 seguidores, tinham uma taxa média de engajamento de 9,38%. Mesmo que a sua marca pequena esteja apenas dando os primeiros passos no TikTok, você tem a garantia de ter um público participativo. | A ferramenta de relatórios do TikTok For Business não tem integração com outras plataformas. Todos os profissionais de marketing sabem que os dados são cruciais para compreender o sucesso das campanhas de marketing. No momento, parece que a plataforma não se integra à sua ferramenta preferida de geração de insights. Embora o TikTok Ads Manager seja conveniente, será preciso acrescentar uma etapa de coleta de dados para que se possa entender a taxa de engajamento e de ROI da sua campanha. |
O TikTok pode, sim, ser uma ferramenta valiosa para o crescimento na sua estratégia de publicidade. Embora o aplicativo requeira conteúdos de nicho, as marcas e empresas podem diversificar a estratégia e alcançar um novo público.
Seja qual for a sua decisão, o TikTok For Business está disponível para quem quiser aproveitar o potencial publicitário do aplicativo e você pode aproveitar para conhecer a integração da HubSpot com o aplicativo para trazer os seus leads diretamente do TikTok para o seu CRM da HubSpot.
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