Guia do Pinterest: como usar as principais funcionalidades!

Guia do Pinterest: como usar as principais funcionalidades!

[ad_1]

Vai dizer que você nunca passou um tempo olhando imagens bonitas no Pinterest? Seja de viagens, decoração, alimentos, elas servem de inspiração para diversos objetivos. A ciência já demonstrou que o ser humano é naturalmente atraído pelo conteúdo visual, especialmente no que se refere às relações do cérebro com as imagens. 

 

 

Muitas decisões de compra, por exemplo, são baseadas e motivadas por imagens e vídeos que despertam algum tipo de emoção em nós, seja porque nos remeteM a um período feliz ou trazem algum tipo de conforto.

Não por acaso, redes sociais como Instagram e Pinterest fazem tanto sucesso. Inclusive, as empresas descobriram o poder desses canais para engajar o público, reforçar a marca e até vender mais.

Neste guia, vamos falar sobre o Pinterest e como ele pode ser utilizado em suas ações, além de mostrar quais são as tendências de marketing atreladas a ele e muito mais. Continue a leitura para conferir!

Esses pins são categorizados por assunto — por exemplo, moda, beleza, natureza, culinária e outros milhares de segmentos. Assim, os usuários podem compartilhar e organizar seus próprios conteúdos.

Criação

O Pinterest foi lançado em 2010 por Ben Silbermann. Em 2011, a rede social foi eleita como um dos melhores sites do ano. Apesar disso, o canal demorou um pouco para deslanchar. No final de 2010, por exemplo, existiam cerca de 10 mil usuários inscritos, sendo que boa parte deles nem o acessava com regularidade.

Dados

Segundo dados da própria empresa, existem mais de 445 milhões de usuários em 2023. Só para se ter uma ideia, mais de 200 bilhões de pins já foram salvos em mais de 4 bilhões de pastas. Um fato interessante destacado pelo próprio Pinterest é que as pessoas buscam a ferramenta para salvar ideias. Isso permite entender os gostos, as preferências e os interesses desse público com mais facilidade.

Pensando nesse detalhe, mais que um canal onde as pessoas podem criar dashboards, o Pinterest também é um aliado, sobretudo dos profissionais que poderão identificar tendências de marketing e comportamento do consumidor.

Essa prática vai permitir que você tenha insights que farão toda a diferença na hora de estabelecer estratégias para o público ou reformular a identidade visual da marca ou do produto.

Baixe agora 12 templates gratuitos para criar posts incríveis no Pinterest do seu negócio

O que é o Pinterest Web?

Apesar da maioria dos usuários acessarem o Pinterest por meio de dispositivos móveis, também é possível ter acesso a uma versão adaptada para o navegador da web, sem a necessidade de baixar o aplicativo Pinterest.

Essa ferramenta mantém todos os recursos do app, incluindo ferramentas para o compartilhamento de imagens, descoberta de ideias e possibilidade para salvar conteúdo de moda, decoração, culinária, viagens e demais inspirações.

Na versão web, você consegue criar sua própria conta, seguir outros usuários e montar quadros para salvar e organizar vídeos ou imagens favoritas na plataforma. Além disso, também pode apostar nas pesquisas com palavras-chave para descobrir novas ideias.

O Pinterest Web é uma ferramenta com interface intuitiva, recursos de filtragem que facilitam a busca e ajudam a encontrar um conteúdo alinhado com seu estilo. Além disso, essa rede social conta com um algoritmo completo, capaz de fornecer recomendações personalizadas com base nos interesses e nas atividades dos usuários, tornando a experiência de descoberta ainda mais relevante.

Após essa ação, coloque uma foto no perfil e faça uma pequena descrição para que as pessoas saibam o que será encontrado ali.

No caso das empresas, utilizar palavras-chave que tenham ligação com o seu negócio e inserir links para o seu site e outras redes sociais nas quais exista uma conta também é importante, de modo que o usuário tenha acesso a diferentes canais.

Depois de terminar essa ação, você receberá sugestões de categorias do Pinterest para seguir. Escolha aquelas que tenham ligação com o segmento do negócio ou mesmo façam parte do interesse do seu público. É possível seguir os perfis que desejar e acrescentar categorias quando necessário.

Outra funcionalidade é que você pode sugerir categorias e pins se baseando nas suas pesquisas mais recentes ou mesmo nas suas demandas. Inclusive, fazer uploads de fotos do Pinterest, vídeos e outros conteúdos multimídia.

Como criar os próprios boards?

Existem dois caminhos que você pode seguir para criar os seus próprios boards. O primeiro é por meio do seu próprio perfil. O segundo é por meio dos pins salvos. Conheça mais sobre cada um deles a seguir!

Pasta pelo perfil

Caso a sua opção seja criar um board pelo perfil, você precisará entrar na sua conta do Pinterest e clicar na foto de perfil. Em seguida, abrirá uma janela. Clique no sinal de mais e selecione a pasta.

Você pode nomear sua pasta e incluir datas. Por fim, clique em “criar”. Uma dica é a possibilidade de tornar o seu board secreto ou deixá-lo público. No caso de uma empresa, a ideia é manter sempre público, até mesmo por uma questão de tornar-se acessível à audiência.

Pasta pelo pin

Para fazer a mesma ação por meio do pin, acesse sua conta no Pinterest e no seu feed inicial e passe o ponteiro sobre a mídia desejada. Ao clicar em “pin”, você tem algumas opções, entre as quais se encontra “criar pasta”. Também é possível nomeá-la e torná-la secreta ou pública.

No caso, se for solicitado para escolher interesses populares, poderá clicar em subpastas e selecionar os pins para ficarem alocados nelas. Se não quiser fazer a ação no momento, é só clicar em “pular”.

Como salvar imagens e vídeos do Pinterest?

Imagine que você viu uma imagem de um lugar incrível e deseja mostrar mais tarde para seu amigo ou companheiro. Nesse caso, é possível salvar imagens e vídeos para visitá-los posteriormente ou para manter todas as suas referências em quadros organizados. Para salvar essas informações de maneira organizada, veja quais são os principais passos:

  • acesse o Pinterest — seja por meio do navegador ou do aplicativo instalado em seu dispositivo móvel;
  • acesse sua conta — deixe salvo seu login e senha para acessar ou, caso não tenha uma conta, basta seguir os passos apresentados na página inicial para criar a sua;
  • navegue na plataforma — usando a barra de pesquisa, você pode explorar os conteúdos recomendados para o seu perfil;
  • encontre conteúdos — quando vir alguma imagem ou vídeo que deseja salvar, basta clicar para visualizar em um tamanho maior;
  • escolha o quadro correto — na base da imagem ou vídeo, você encontra a opção “Salvar”. Depois, é preciso indicar qual quadro existente deve armazenar o conteúdo ou se você deseja criar um novo quadro para ele;
  • organize as ideias — não se esqueça de manter seus conteúdos organizados por pastas coerentes para encontrar com facilidade as ideias que foram salvas.

Após seguir esses passos, o vídeo ou a imagem ficarão registrados nos seus quadros no Pinterest. Para acessá-los, basta navegar até seu perfil e encontrar o quadro em que os pins foram armazenados. 

Vale destacar que, quando você salva esses materiais dentro do ambiente do Pinterest, você está respeitando os direitos autorais e as políticas de uso da plataforma. Vale a pena se certificar de respeitar as restrições de uso quanto ao compartilhamento desses materiais sem a devida autorização.

Como funciona o Marketing no Pinterest?

O Marketing no Pinterest envolve o uso estratégico da plataforma para promover os produtos, serviços ou marcas, alcançar o público-alvo e direcionar o tráfego para sites externos.

Como essa é uma plataforma altamente visual, em que os usuários estão em busca de inspiração para diversos projetos, é importante contar com alguns cuidados na hora de investir no marketing para essa rede social.

Crie uma conta empresarial

Para implementar estratégias de marketing nesse meio, é importante sinalizar para a plataforma que a sua finalidade está ligada a estratégias de marketing, criando uma conta empresarial e não pessoal.

Esse formato oferece recursos adicionais que são importantes para a criação de uma estratégia de tráfego pago ou orgânico nesse meio. Os dados apresentados fornecem estatísticas, análise de desempenho dos conteúdos, além de muitas outras informações relevantes.

Crie quadros e pins

Os quadros representam uma coleção de imagens temáticas, enquanto os pins indicam imagens individuais que os usuários podem salvar nos próprios quadros. Certifique-se de otimizar seus pins com descrições claras, palavras-chave relevantes e links para seu site, se aplicável.

Também é importante selecionar temas de interesse da audiência, lembrando sempre de incluir conteúdos auxiliares para manter a diversidade em seus quadros. Para quem trabalha com moda, por exemplo, também é possível trazer materiais sobre estilo de vida, viagens, experiências gastronômicas e demais ideias.

Conte com imagens de alta qualidade

Como o foco dos conteúdos no Pinterest envolve aspectos visuais, é fundamental usar imagens de boa qualidade, com um equilíbrio razoável na temperatura dos tons e na composição dos quadros. Isso ajuda a capturar a atenção dos usuários e favorece o compartilhamento dos seus materiais.

Faça colaborações com influenciadores

Outra maneira de conquistar mais espaço nessa rede social é por meio da ajuda de influenciadores que possam ampliar o alcance de sua marca. Eles podem criar pins, promover seus produtos e incluir os conteúdos da sua marca nos próprios quadros. Isso empresta a autoridade dessas pessoas e potencializa sua comunicação com uma audiência específica.

Independentemente do segmento da sua empresa, a gente sabe que ter uma estratégia de marketing digital é importante. Além de poder atingir um público muito maior se comparado ao offline, é possível ter um melhor custo-benefício.

O Pinterest é uma rede social que pode estar inserida em suas estratégias no ambiente online. Por isso, a seguir, vamos mostrar como usá-lo de maneira mais eficiente e acertada. Confira!

1. Defina painéis com palavras-chave

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre estratégias de SEO para impulsionar a busca orgânica por um conteúdo. O mais interessante é que ela pode ser aplicada também à realidade do Pinterest.

Para poder usufruir desses benefícios, é necessário utilizar palavras-chave no título das suas pastas, a fim de que as pessoas, ao buscarem pela temática contemplada pela empresa, possam encontrar sua pasta nos primeiros resultados.

Não se esqueça de adicionar uma categoria também à pasta, para ajudar na busca. Inclusive, essa dica fará diferença na hora do Pinterest recomendar.

2. Faça a descrição dos pins

O Pinterest é uma rede social multimídia, mas é importante valorizar o conteúdo descritivo dos pins. Por isso, da mesma maneira que você coloca palavras-chave no título, procure fazer isso na descrição.

Lembre-se de que as pessoas poderão tuitar seus pins — e, ao inserir informações interessantes, isso chamará a atenção de outros usuários. Usar hashtags também é importante para reforçar sua estratégia, o que fará diferença quando o público for interagir com a marca.

3. Incorpore pins a seu blog

Que tal unir a sua estratégia do Pinterest com o seu blog? Uma ideia é incorporar os pins aos artigos por meio do código gerado pela própria rede social. Além de ser uma maneira de gerar compartilhamento dos pins, é uma ótima opção para redirecionar os leitores do blog, para que eles conheçam o seu perfil.

4. Crie uma identidade visual

O Pinterest é focado em conteúdo visual, portanto, vale a pena investir em imagens marcantes, de boa qualidade, mas também criar uma identidade visual única.

Algo que faz muito sucesso na rede social são os infográficos, então, que tal apresentar um conteúdo rico por meio deles e, de quebra, deixar a sua marca? Siga uma linha imagética, assim, as pessoas terão facilidade de identificar seus pins.

Como usar os principais recursos do Pinterest para empresas?

Você sabia que 89% das pessoas que utilizam essa rede estão buscando inspiração? Muitas dessas buscas são embasadas por um desejo de compra. Esse é um dado do Pinterest Insights que mostra o poder da rede social.

Para as empresas que desejam se destacar com o público certo, utilizar a ferramenta pode ajudar a implementar as estratégias e ter bons resultados com elas. Mas como usar os recursos da melhor maneira? É o que veremos nas próximas linhas!

Insira o botão “salvar para sites”

Um dos principais recursos do Pinterest para empresas é o botão “salvar para sites”. A ideia é levar os usuários a fazerem isso com os posts da sua marca dentro de outros canais. Ao instalar o recurso, em todas as imagens do site aparecerá esse botão. Dessa forma, os usuários poderão clicar nele e salvar aquele conteúdo nas suas pastas pessoais dentro da rede social.

Essa opção, inclusive, evita que a pessoa precise sair do site para ir no seu perfil procurar aquela imagem. Isso é importante para que o usuário continue interagindo onde está e, depois, possa ir ao perfil no Pinterest.

Invista nos Rich Pins

Os Rich Pins, ou pins avançados, são um tipo de pin orgânico que traz a sincronia automática entre as informações do seu site e os pins. É bem fácil identificá-lo, pois ele vem com informações extras tanto acima quanto abaixo da imagem. Além disso, o título fica escrito em negrito no feed. Algo interessante é que, quando você atualiza o conteúdo do seu site, o pin é modificado automaticamente.

Para poder utilizá-lo, você precisa adicionar meta tags avançadas na página onde quer fazer essa leitura sincronizada para os pins. Depois, valide as suas páginas de conteúdo marcadas com o validador de pins avançados. Se tudo estiver correto, uma mensagem de aprovação aparecerá.

Aposte no Shop The Look

O Shop The Look é um recurso interessante do Pinterest, criado para estimular vendas por meio da plataforma. Os varejistas conseguem mostrar vários produtos em um único anúncio, podendo finalizar a compra no site com apenas um clique.

Por exemplo, caso a imagem tenha vários produtos, aparecerão pontos brancos que identificam cada produto com link. Para usar o recurso, porém, é preciso ter uma conta business na plataforma.

Quando for criar o pin, clique no ícone da etiqueta a fim de marcar os produtos na imagem, adicionar o link (ou links) destino e inserir uma imagem do produto avulso.

Gere Pincodes

Os Pincodes são códigos especiais, criados para compartilhar o seu perfil do Pinterest no mundo real. No momento em que a pessoa vir o seu Pincode, ela poderá fazer a busca pela câmera. É uma espécie de QR Code que carrega informações sobre a rede social.

Mas para que usá-lo? Você pode inserir o código em diferentes tipos de materiais impressos, de cartões até folders. Pense, por exemplo, em inseri-lo em um produto alimentício e direcionar para uma pasta com inspirações de receitas.

É uma forma de criar uma experiência completa para o cliente, além de reforçar a imagem da marca em diferentes canais.

Conheça o Pinterest Ads

O Pinterest Ads ainda não tem disponibilidade no Brasil, mas é fundamental conhecê-lo, pois a rede social incorpora novidades ao seu portfólio com frequência. Assim como em outros canais, por meio desse recurso, você pode fazer anúncios.

Para isso, é preciso patrocinar os pins onde eles têm maior chance de serem vistos. Desse modo, eles vão aparecer no feed inicial da categoria e terão resultados relevantes na pesquisa do público que se deseja atingir.

Na página da rede social, há uma lista de soluções para cada objetivo, sendo as principais:

  • consciência — aumentar o alcance da marca;
  • consideração — ter mais tráfego para conteúdos dentro e fora do Pinterest;
  • conversão — promover ações de vendas, mas também inscrições e assinaturas, garantindo a prospecção de clientes nas redes sociais;
  • vendas offline — vender produtos nas lojas, levando o público para elas.

Vale ainda contar com influenciadores para potencializar os resultados obtidos por meio do tráfego pago. Para isso, vale a pena conferir o nosso guia completo sobre marketing de influenciadores para melhorar a sua estratégia e ter uma boa lucratividade.

Sabia que a sua estratégia no Pinterest pode atingir mais pessoas se você otimizar suas publicações? Como destacamos, o uso de palavras-chave é importante para que as pessoas consigam encontrar com facilidade as imagens e outros recursos multimídia postados.

Antes de entrarmos na otimização, vale a pena destacar que o Pinterest tem um feed inteligente, pois reconhece que os usuários que chegam até a rede social com alguma intenção vão diretamente na pesquisa.

Da mesma maneira, ele sabe que, para muitas pessoas, o que vale é navegar. Por isso, foi criado o Smart Feed, que foca em oferecer um mix de pins relevantes, capazes de atrair a atenção do usuário e engajá-lo.

1. Acerte no tamanho das imagens

Assim como em outras redes sociais, o Pinterest depende de indicadores de qualidade e do engajamento do usuário para entregar o conteúdo.

Por isso, além de usar palavras-chave certas, é preciso se preocupar também com o tamanho ideal de imagem, que nesse caso fica na proporção de 2:3, tendo como tamanho ideal 600×900 pixels. Quanto mais você se afastar dessa proporção, menor será a distribuição.

2. Capriche na descrição

O conteúdo da descrição impacta a otimização. Além de estar atrelado a palavras-chave, ao incluir uma call to action (CTA) que seja forte, é possível ajudar no aumento da taxa de cliques e na quantidade de pins que serão salvos, aumentando o engajamento do pin. A inclusão de hashtags também é crucial, pois, assim, a mídia é adicionada ao feed da hashtag em questão.

3. Invista em imagens de qualidade

Outro ponto relevante é com relação à qualidade das imagens. Um dos principais critérios para o ranqueamento é a popularidade do pin e a maneira de fazer com que ele tenha esse apelo visual.

Por isso, valorize a fotografia e o design das imagens, verifique a iluminação, as cores, a composição, entre outros elementos. A própria busca visual permite a procura por resultados similares, logo, quanto melhor for a qualidade multimídia, maiores são as chances de aparecer na busca.

4. Tenha um bom domínio

A qualidade do domínio e da conta também fazem diferença. Por isso, reivindique seu site, faça uma conta empresarial, ative os pins ricos e mantenha a constância nas postagens.

Ao tomar todas essas ações, você consegue otimizar o recebimento dos pins pelos usuários e potencializar as chances de ter mais engajamento nas suas ações.

Vale ainda entender mais sobre como funciona o SEO no Pinterest. Por meio de boas técnicas, você consegue se destacar na plataforma, aumentando o número de pessoas que visualizam os seus posts e, consequentemente, elevará o número de vendas por essa plataforma.

Como funciona o SEO no Pinterest?

Ao compreender como funcionam os mecanismos de buscas, fica mais fácil alcançar a primeira página no Pinterest. Assim como em outros locais, o principal meio de melhorar o SEO no Pinterest é com o uso de palavras-chave do seu nicho.

Por exemplo, suponha que você tenha uma empresa de arquitetura e queira mostrar o seu trabalho na plataforma. Para isso, pode usar palavras-chave como: “decoração de ambientes”, “aconchego”, “projeto arquitetônico”, entre outras. Dessa forma, o seu conteúdo vai aparecer para as pessoas que fizerem as pesquisas com essas palavras.

Vale ainda incentivar os usuários a salvar ou pinar as suas imagens. Essa prática vai favorecer o seu alcance e garantir bons resultados por meio da plataforma. Também é crucial conhecer as principais técnicas de SEO no Pinterest para potencializar as suas vendas.

Quais são as principais técnicas de SEO no Pinterest?

Descobrir como usar o Pinterest para vender é uma ótima forma de aumentar os seus canais e garantir maior faturamento para a empresa. Para isso, é preciso conhecer as principais técnicas de SEO na plataforma, a fim de garantir maior alcance. Destacamos várias dicas que vão ajudar. Veja mais, a seguir!

Use a conta business Pinterest

Criar uma conta no Pinterest Business é uma das práticas de SEO recomendadas. O melhor é que isso pode ser feito de modo simples e grátis para você começar a usar essa opção e vender mais em sua empresa.

Para isso, acesse o site “business.pinterest.com” e clique em “Comece agora”. Depois, insira o seu e-mail e faça o cadastro, preenchendo informações como nome, país e categoria do seu negócio.

Após isso, aperte em “Avançar”, informe os objetivos de usar o Pinterest e faça as personalizações necessárias. Essas informações ajudarão os usuários a entenderem o que seu negócio oferece.

A partir da conta Business, você consegue fazer agendamentos e a organização dos seus posts, mensurar os resultados das publicações e ter dados essenciais para implementar melhorias contínuas e alcançar mais pessoas interessadas nos seus conteúdos.

Capriche nas palavras-chave

Faça uma boa pesquisa de palavras-chave para identificar termos relevantes para o seu conteúdo. Esse cuidado vai garantir que, quando alguém pesquisar por temas relacionados com a sua empresa, os seus posts sejam encontrados.

Em seguida, inclua essas palavras-chave em seus títulos, descrições e tags dos seus pins. Essa prática vai ajudar o Pinterest a entender do que se trata o seu conteúdo e, consequentemente, exibi-lo para pessoas interessadas por meio dos resultados de pesquisa correspondentes.

Também vale fazer descrições bem detalhadas nos seus pins, aproveitando as palavras-chave com inteligência. Porém, tenha cuidado para não exagerar e também não usar forçadamente esse recurso, pois pode haver punição por parte da plataforma, diminuindo o seu alcance orgânico.

Tenha pastas organizadas e otimizadas

A organização das pastas ajuda na hora de dividir os pins de acordo com a finalidade para a qual eles foram criados e para atingir o público certo. Esse cuidado vai melhorar a experiência dos usuários, que podem tomar como hábito a visita às suas postagens.

Além disso, você consegue ajustar as pastas criando categorias com as palavras-chave incluídas, sendo uma ótima oportunidade de SEO. Com isso, as pessoas têm mais facilidade para encontrá-las.

Desse modo, vale criar as pastas com nomes descritivos, relacionados ao tema do conteúdo que você compartilha. As palavras-chave relevantes podem ser colocadas nos títulos e descrições das pastas para ajudar o Pinterest a entender e classificar o conteúdo dentro delas.

Incentive a interação

O Pinterest é uma rede social e, assim como qualquer outra, ter interações e fazer com que os usuários permaneçam na plataforma costuma ser recompensado pelo algoritmo, aumentando o alcance das publicações.

Por isso, incentivar as pessoas a interagirem com o seu conteúdo é um passo importante. Faça chamadas para a ação, sugira aos usuários do Pinterest o download das fotos e permita baixar vídeos do Pinterest.

Além disso, incentive o compartilhamento dos seus pins em outras mídias sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Essa prática pode ampliar o alcance do seu conteúdo, aumentar o tráfego e melhorar a visibilidade na plataforma.

Elabore conteúdos atraentes

Como você sabe, essa rede social é extremamente visual. Por isso, ter conteúdos atraentes é uma ótima prática de SEO que deve ser incluída nas estratégias de marketing da empresa dentro da plataforma.

Use imagens de alta qualidade e visualmente atraentes para seus pins. Certifique-se de que as fotos ou vídeos sejam relevantes para o conteúdo e despertem o interesse dos usuários que entrarem em contato com elas.

Vale lembrar que o Pinterest permite que você suba as imagens de outras redes sociais, o que facilita na hora de fazer publicações e manter a rede ativa. Salvar vídeos no Pinterest pode ser, inclusive, uma ótima alternativa a fim de guardar os conteúdos.

Crie vários pins na semana

Como em outras redes sociais, a consistência também é uma parte importante para conseguir alcançar mais pessoas de forma orgânica e garantir sucesso no Pinterest. Por isso, ter uma boa frequência semanal de publicações é uma ótima estratégia.

Essa prática vai ajudar a entender melhor as outras dicas que citamos anteriormente, permitindo que, com o tempo, você otimize todas as boas ações de SEO na plataforma. Consequentemente, aumenta as chances de ter os seus conteúdos visualizados por pessoas que não têm contato com a sua marca ainda.

Quanto maior o número de posts, melhores as chances de alcançar mais pessoas. A frequência semanal vai depender da sua disponibilidade, mas vale se organizar com a intenção de fazer entre 3 e 5 pins semanalmente.

Como é possível reaproveitar as imagens de outras redes, fica um pouco mais fácil manter a organização e a constância. Vale ainda contar com ferramentas adequadas para monitorar os resultados, agendar publicações e garantir bons resultados dentro do Pinterest.

De que modo acompanhar as estatísticas no Pinterest Analytics?

O Pinterest Analytics é uma ferramenta que ajuda você a ter uma visão mais ampla sobre a sua presença dentro da rede social. O interessante é que ele mostra dados tanto do conteúdo pago quanto do orgânico, além de pins publicados e de pessoas que salvaram do seu domínio reivindicado.

Entenda as ações possíveis

Na hora de analisar a performance geral de seus pins, pastas e anúncios, você deve ir até a visão geral para ter um histórico dos últimos 30 dias. Lembrando que é preciso ter uma conta business para usar o recurso.

Na página do Analytics, você consegue tomar uma série de ações, como filtrar todos os resultados, checando data, pins publicados, tipos de conteúdo e dispositivos usados para acessar. Na mesma página, é só rolar a tela para ver os principais pins que serão classificados por engajamento e as impressões do usuário. Por fim, é possível exportar os dados, selecionando como o arquivo deverá ser apresentado.

Veja como o Pinterest Analytics pode ajudar sua empresa

Um dos principais ganhos para a marca é que a sua tomada de decisão se baseia na estratégia de marketing a ser seguida no Pinterest, sobretudo, ao personalizar o seu conteúdo.

Suponha que a maior parte das suas impressões venha de dispositivos móveis. Você pode fazer a otimização do seu site a fim de atender a essa usabilidade e melhorar a experiência do usuário. Outra situação é que, caso uma determinada parte do seu site esteja gerando tráfego, é interessante destacá-lo com mais pins.

Conheça as métricas que você pode acompanhar

Vale a pena dizer que existe uma série de métricas no Pinterest Analytics que ajudarão a saber como as pessoas estão se comportando em relação aos seus pins. Algumas das principais são:

  • impressões;
  • cliques nos pins;
  • pins salvos;
  • engajamento;
  • tempo de reprodução (vídeos);
  • visualizações mensais.

Você também consegue acessar os dados por data, visualização, tipo de conteúdo, contas conectadas e outros.

É importante reunir todos esses dados e fazer um comparativo com outros canais. Aliás, cabe destacar que redes sociais e marketing digital precisam estar bem alinhados, para não passar uma mensagem em um canal e se contradizer em outro.

Quais podem ser os resultados ao reforçar o marketing no Pinterest?

Os impactos das mídias sociais para o seu negócio têm um grande peso na atualidade, o que pode ser bastante positivo. Mas, para isso acontecer, é preciso reforçar o uso desses canais de maneira estratégica, ou seja, adotando as possibilidades que mostramos ao longo deste guia.

A seguir, vamos trazer alguns resultados que as empresas têm ao reforçar o marketing no Pinterest. Confira!

Desempenho melhor de vendas

A Sephora, empresa de cosméticos, já anunciou que vende 15 vezes mais pelo Pinterest que pelo Facebook. São mais de 930 mil seguidores e um número de visualizações superior a 10 milhões. E ao que se deve esse sucesso? A empresa investe em dicas de maquiagem e sugestão de especialistas a respeito do uso de produtos comercializados na loja.

Outra característica é que todos os produtos disponíveis na loja virtual têm atalho para serem “pinados” no Pinterest. O usuário pode criar seus boards de desejos e até inspirações, reforçando ainda mais a imagem da marca.

Maior conversão

Quem trabalha no marketing digital sabe que uma das principais métricas com o objetivo de medir o sucesso de uma empreitada é a taxa de conversão. Esse foi o caso da MVMT, marca de relógios, acessórios e óculos. Ela carregou um catálogo completo de produtos exclusivos para o Pinterest, tendo como base os gostos do seu público-alvo.

A empreitada ajudou a melhorar as conversões da empresa, por um custo muito menor do que ações tradicionais. Para isso, a MVMT focou em imagens de pessoas usando relógios da marca no dia a dia, pois as análises mostraram que as fotos com esse apelo tinham mais engajamento do que aquelas com apenas produtos.

Reforço de marca

O Pinterest é uma ferramenta visual. Você já deve ver todos os dias centenas de pins sobre receitas e dicas culinárias. O Tastemade Brasil é um dos exemplos mais fortes desse tipo de conteúdo no país. A marca teve um crescimento no engajamento a partir do momento que começou a introduzir pins avançados de receitas.

Isso elevou o tráfego de pessoas na rede, transformando a empresa em uma referência no segmento. Um dos seus principais diferenciais é que, além das fotos de excelente qualidade, a frequência diária de posts fez com que o engajamento fosse lá em cima.

Pelo que foi mostrado sobre a importância das redes sociais, o Pinterest se reforça como uma ferramenta interessante e que traz resultados promissores para o marketing de qualquer empresa. Ao longo deste guia, você pôde entender melhor como funciona essa rede social, a importância de investir nela e como grandes marcas têm colhido bons frutos.

Hoje, a empresa que não investe na interação digital tem muito a perder. Por isso, entender como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais, inclusive no Pinterest, considerando todas as especificidades do seu negócio, é fundamental para atrair mais clientes e aumentar a lucratividade. Portanto, não deixe de aplicar o que aprendeu ao longo deste texto.

Gostou do artigo e quer explorar mais essa rede social? Então, baixe o nosso conjunto exclusivo de templates para Pinterest e alavanque a sua estratégia nesse canal!

Nova chamada à ação

[ad_2]

Source link

Está curtindo esse conteúdo?

Compartilhe com o seu time e fique ligado também no nosso Canal no Youtube.

Clique no link abaixo:

Conseguimos aumentar a quantidade de leads e a qualidade está boa agora. Já vendemos 6 imóveis com o tráfego pago.

O depoimento ao lado é dos nossos clientes da B7 Imóveis.

A VG Creative atua com a gestão de tráfego não só no mercado imobiliário mas também nos demais negócios locais.

Quer desenhar um plano de marketing personalizado para a sua empresa? Entre em contato conosco na Aba Contato.

Artigos Relacionados