Descubra o que faz parte do processo de desenvolvimento web

Descubra o que faz parte do processo de desenvolvimento web

[ad_1]

O desenvolvimento web é uma das carreiras mais promissoras, trazendo grandes oportunidades no mercado de trabalho. Quando falamos de Tecnologia da Informação, fica claro que essa é uma das áreas mais importantes, com milhares de vagas sendo abertas no mundo inteiro.

Com bons salários desde a base e possibilidades de progressão de carreira, esse mercado costuma ser bem promissor para quem tem disposição para se dedicar e sempre melhorar a sua capacitação.

 

 

Entretanto, você sabe dizer com clareza o que é o desenvolvimento web? Entende qual é a sua importância e como ele funciona? Sabe o que engloba essa atividade? Relaxa! Vamos te explicar tudo, então continue com a gente.

Entretanto, as coisas não param por aí, pois quando falamos do processo de criação de um site, o grau de complexidade tende a ser bem mais elevado. Basta parar pra pensar em como os portais que você acessa hoje têm diversas ferramentas e funcionalidades que te proporcionam uma melhor experiência.

Para conseguir proporcionar essa melhor qualidade, o grau de desenvolvimento necessário é muito maior, contando com diversas integrações com APIs, armazenamento de dados e outras práticas.

Consegue perceber como é complexo? E todos esses elementos contribuíram para a especialização cada vez maior dos profissionais de desenvolvimento, fazendo com que existam profissões distintas dentro da área, como os profissionais back-end e os front-end.

Veja as dicas dos nossos especialistas para criar o seu primeiro site

Como funciona o desenvolvimento de sistemas web?

Agora que você já conseguiu entender o que é o desenvolvimento web, vamos tratar um pouco mais de como é o funcionamento dessa atividade.

De forma geral, quando falamos de alguém que está pensando em começar a programar, é muito importante que a pessoa entenda que existem diversas linguagens e especializações, certo? É possível dizer que o desenvolvimento de sistemas web se divide em 3 partes principais: o front-end, o back-end e o full-stack.

Fazendo uma rápida distinção entre cada uma dessas áreas, o front-end é aquela parte do site que está exposta para o usuário e com a qual ele vai interagir. Já o back-end cuida de toda aquela parte oculta, que o usuário não terá contato, mas que é fundamental para manter tudo em ordem.

Um profissional de front-end trabalha com linguagens como HTML, CSS e JavaScripti, que cuidam mais da estrutura e do estilo de interatividade do produto. Por sua vez, o responsável pelo back-end utiliza linguagens como PHP, Python, Ruby e o próprio Java, já citado.

Essas linguagens são focadas principalmente na comunicação com bancos de dados e servidores.

Em meio a isso, você talvez esteja se perguntando: mas e o profissional full-stack? Aí é que está a diferença, ele é alguém que entende de ambas as áreas e costuma coordenar as ações ou integrações entre os setores.

Qual a importância de entender o processo?

Entender o processo de desenvolvimento web é importante para quem quer criar ou contratar um site, ou aplicação web. Isso permite ter uma visão geral do projeto, definir os objetivos, as funcionalidades, o público-alvo, o orçamento, o prazo, entre outros pontos.

Além disso, essa compreensão te ajuda na hora de escolher as melhores ferramentas, práticas e profissionais para o trabalho.

Por outro lado, se falamos de alguém que está entrando nesse mercado, ter essa compreensão se torna ainda mais importante. Afinal, com ela você já consegue entender bem os tipos de atividades realizadas e quais os requisitos e skills mais importantes para elas, podendo focar seus estudos nesses pontos.

Apostamos que você já entendeu como funciona e o que é o desenvolvimento web, não é verdade? Agora, vamos destrinchar um pouco mais como é que funciona o dia a dia de um profissional dessa área.

Quais são as suas responsabilidades? O que é feito diariamente? Quais os procedimentos? Tudo isso será abordado a seguir!

1. Planejamento

O planejamento é a fase inicial do desenvolvimento de websites, em que se define o escopo, os requisitos, as especificações, os recursos, os riscos e as estratégias do projeto. Nesta etapa, o desenvolvedor web deve fazer uma pesquisa de mercado, analisando a concorrência, definindo seu público-alvo e identificando as necessidades e expectativas dos usuários.

É também nessa etapa que são definidas as tecnologias que são utilizadas, assim como a sua integração com outras ferramentas, visando uma melhor experiência para os visitantes.

2. Protótipo

Após passar pela etapa anterior, é hora de começar a definir o layout e um pouco do design do site, tratando de cada uma das suas telas. É nessa etapa, conhecida como prototipação, que as cores, formas e fontes que vão compor toda a identidade visual da página serão definidas e trabalhadas.

Esse processo deve ser cuidado com muita atenção, já que ele terá forte impacto sobre a usabilidade do site para o usuário. Por isso, tente sempre deixar a navegação muito intuitiva, além de verificar a quantidade de texto e de imagens colocadas, evitando que a tela fique muito confusa para quem está utilizando.

O excesso de informações pode resultar em perda de velocidade para o seu portal, o que não é nada desejado.

3. Linguagens

As linguagens são os códigos que permitem criar o site ou a aplicação web, tanto no front-end quanto no back-end. Nesta etapa, o desenvolvedor web deve escolher as linguagens mais adequadas para o projeto, levando em conta aspectos como a compatibilidade, performance, segurança e manutenção do site.

Lembre-se de que determinadas linguagens são mais práticas ou adequadas para tipos distintos de atividade, por isso algumas são mais usuais para front-end e outras para back-end.

4. Código

É hora de preencher o seu site. Ou seja, enquanto o protótipo indica onde cada informação deve ficar, as linguagens escolhidas na seção anterior são utilizadas para começar o processo de desenvolvimento do código, que transformará aquele modelo em realidade.

No caso, enquanto falamos do layout e do design do site, estamos tratando de desenvolvedores front-end. Entretanto, para a criação de sites dinâmicos, que trabalham com um banco de dados visando uma jornada melhor para o usuário, serão necessários desenvolvedores back-end.

5. Testes

Para garantir que tudo esteja funcionando de maneira adequada no momento em que o site for ao ar, é fundamental realizar o máximo de testes possíveis. Não se trata de não confiar na capacidade de quem programou o portal.

É simplesmente natural que ao longo de todo o desenvolvimento de um site, surjam algumas inconsistências ou erros da programação que só podem ser percebidos na prática. Por isso é tão importante realizar testes para ter certeza sobre todas as entregas do seu projeto.

6. Lançamento

Tendo feito todas as correções necessárias percebidas durante a etapa de testes, é chegada a hora de finalmente lançar o site. A partir desse ponto, você precisará ter atenção à manutenção dos códigos para garantir que tudo continue funcionando da forma como deveria.

Além disso, é muito comum que após acompanhar o desempenho do seu portal e ver a interação dos usuários com ele na prática, novas demandas sejam percebidas. Sendo assim, será necessário atualizar, corrigir e aperfeiçoar ele com o passar do tempo, ou seja, estamos falando de um trabalho contínuo.

Além disso, um site ou portal bem-feito pelo desenvolvedor web é um requisito para que as estratégias de divulgação sejam bem-sucedidas. Algumas das principais relações entre desenvolvimento web e marketing são:

  • SEO: é o conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento do site ou aplicação web nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google. O SEO envolve tanto aspectos técnicos, como a otimização do código, velocidade de carregamento, segurança, quanto de conteúdo, como a escolha de palavras-chave, títulos e descrições;
  • UX: é o conjunto de fatores que determinam a experiência do usuário ao interagir com o site ou aplicação web. O UX envolve aspectos como design, usabilidade, acessibilidade, navegabilidade, confiabilidade e satisfação. Um bom UX pode aumentar o engajamento, a conversão e a fidelização dos usuários;
  • CRO: é o conjunto de estratégias que visam aumentar a taxa de conversão do site ou aplicação web, ou seja, a porcentagem de usuários que realizam uma ação desejada, como comprar, se cadastrar ou baixar um conteúdo. Essa atividade envolve a análise de dados, realização de testes e criação de chamadas.

Veja mais em br.hubspot.com/blog

Quais as tendências para o futuro?

O desenvolvimento web está em constante evolução, acompanhando todas as tecnologias e demandas dos usuários online. Um bom profissional precisa estar de olho nessas tendências, até para já começar a aplicá-las em seu trabalho. Algumas delas são:

  • Web 3.0: é a nova geração da web, que se caracteriza pela inteligência artificial, descentralização, personalização e interatividade. A Web 3.0 promete oferecer aos usuários uma experiência mais rica, dinâmica e customizada, e aos desenvolvedores web mais possibilidades de criação e inovação;
  • PWA (Progressive Web Apps): são aplicações web que se comportam como aplicações nativas, ou seja, que podem ser instaladas e acessadas offline. Os PWA combinam as vantagens da web com as das aplicações nativas, como performance, funcionalidade e imersão;
  • SPA (Single Page Applications): são aplicações web que funcionam em uma única página, sem necessidade de recarregar ou redirecionar. Os SPA oferecem aos usuários uma experiência mais fluida, rápida e intuitiva, e aos desenvolvedores web mais facilidade de manutenção e integração.

O desenvolvimento web é uma atividade muito rica, que se divide em diversas especializações, sendo as principais o back-end, front-end e o full-stack. Os diferentes conhecimentos de cada área são fundamentais e complementares para que o projeto seja desenvolvido com sucesso, garantindo uma boa experiência para o usuário.

Gostou do conteúdo? Então, baixe nosso guia completo para criar o primeiro site do negócio!

 

crie seu primeiro site com a HubSpot

[ad_2]

Source link

Está curtindo esse conteúdo?

Compartilhe com o seu time e fique ligado também no nosso Canal no Youtube.

Clique no link abaixo:

Conseguimos aumentar a quantidade de leads e a qualidade está boa agora. Já vendemos 6 imóveis com o tráfego pago.

O depoimento ao lado é dos nossos clientes da B7 Imóveis.

A VG Creative atua com a gestão de tráfego não só no mercado imobiliário mas também nos demais negócios locais.

Quer desenhar um plano de marketing personalizado para a sua empresa? Entre em contato conosco na Aba Contato.

Artigos Relacionados