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A Black Friday é uma das datas mais esperadas do mercado varejista, porque o número de vendas é muito grande. Os e-commerces devem saber como se preparar e entender como vender na Black Friday para que os resultados sejam expressivos.
Não adianta apenas oferecer bons produtos na data em que o evento acontece. É preciso se planejar e aderir a estratégias eficientes para o momento em que a grande promoção acontece.
Neste artigo, vamos explicar como vender na Black Friday e quais estratégias devem ser tomadas para aumentar o faturamento. Não deixe de conferir!
Por que a Black Friday é importante para os negócios?
Existe grande expectativa sobre a Black Friday porque essa é uma data que gera muita receita para os empreendedores de todas as categorias. Em 2021, as vendas na Black Friday acumularam números muito expressivos, principalmente, para as vendas online.
Só para o comércio eletrônico, foram mais de R$ 5,4 bilhões movimentados. Muitos e-commerces adaptam o seu processo de vendas, justamente, para atenderem a essa data.
Contudo, não basta esperar que o momento chegue e os pedidos aconteçam. É preciso realizar uma série de investimentos antes do dia 24 de novembro, data da Black Friday, para que vendas não sejam perdidas por conta de despreparo.
Como se preparar para a Black Friday?
Confira quatro dicas essenciais para preparar o seu comércio e seu time para a Black Friday 2023.
- Invista na divulgação online;
- Realize treinamentos;
- Prepare o estoque;
- Planeje a logística de entrega.
1 – Invista na divulgação online
A divulgação online deve acontecer antes do dia da Black Friday, porque muitas empresas oferecem descontos especiais para atrair a atenção dos consumidores na data. Para conseguir uma vantagem competitiva, é importante preparar uma estratégia de marketing prévia para fazer com que os clientes já estejam familiarizados com a loja online e entendam que haverá preços especiais para o evento.
Uma boa estratégia é contar com a metodologia de vendas inbound. Esse é um modelo de atração que vai nutrindo os leads ao longo do tempo para que cheguem ao momento da compra muito mais decididos e informados sobre a marca e as suas soluções.
As redes sociais também são grandes aliadas para divulgações em datas especiais, como a Black Friday. Mantenha os seus seguidores informados sobre a presença da marca nessa data e comece a divulgar produtos que estarão em oferta para despertar a curiosidade e o desejo do mercado consumidor.
2 – Realize treinamentos
Principalmente para empresas que contam com pontos de vendas físicos, é fundamental investir em treinamentos para os vendedores internos. O objetivo é fazer com que eles consigam atender a um grande número de pessoas, com o foco na experiência do cliente, e para aumentar as vendas.
Esse é um momento muito importante para potencializar os conhecimentos e treinar as habilidades do vendedor. O volume de clientes tende a ficar muito grande, bem como a concorrência, e a experiência que os consumidores terão com a empresa pode ser fator decisivo para influenciar o comportamento de compras deles.
3 – Prepare o estoque
Assim como o e-commerce espera um aumento significativo no volume de vendas, os fornecedores também sabem que os pedidos aumentarão. Logo, alinhe as expectativas de vendas da loja online com a capacidade de atendimento dos fornecedores. É preciso garantir um estoque condizente com o aumento na procura e na compra de produtos.
4 – Planeje a logística de entrega
Outro ponto fundamental para o sucesso das vendas na Black Friday é garantir a logística de entrega. Como haverá muitos pedidos, os prazos devem estar condizentes com a capacidade de entrega dos terceirizados. Caso tenha que ser maior, não se esqueça de deixar nítido para os compradores.
Como vender na Black Friday?
- Diversifique as formas de pagamento;
- Ofereça descontos;
- Proporcione uma boa experiência de ao cliente;
- Pense na variedade de produtos;
- Invista em tecnologia.
1- Diversifique as formas de pagamento
Os consumidores estão buscando por formas variadas de realizar pagamentos, e esse já é um fator determinante para a escolha de uma marca. É importante oferecer diversidade, como boleto, parcelamento, Pix, cartão de crédito, débito, entre outros.
2 – Ofereça descontos
O que os consumidores mais esperam nessa data é encontrar preços competitivos. Oferecer bons descontos é uma ação necessária para vender na Black Friday. Outra ação muito bem-vinda é contar com cupons de desconto em compras acima de um valor X. Certifique-se de que a estratégia não comprometerá a saúde financeira da empresa.
3 – Proporcione uma boa experiência de ao cliente
A experiência do cliente é outra ação que influencia muito a decisão de compras. É uma oportunidade para as lojas online se diferenciarem e melhorarem os esforços do time de inside sales.
O ideal é oferecer múltiplos canais de atendimento, com uma experiência omnichannel. Conhecendo o seu cliente, você saberá qual a melhor forma de atendê-lo. Algumas pessoas preferem vendas por telefone ou espaço físico, já outras, querem todo o atendimento em canais digitais.
4 – Pense na variedade de produtos
A variedade de produtos também é fator necessário para aumentar a capacidade competitiva e atrair mais clientes. Por mais necessário que seja diversificar os produtos em promoção, tome cuidado para que isso não sobrecarregue o estoque disponível e nem traga prejuízos para a empresa.
5 – Invista em tecnologia
Investir nas soluções tecnológicas é uma estratégia válida para a data e para todo o processo de vendas. Existem ferramentas disponíveis, como um bom software de CRM, que otimiza todo o processo de vendas com foco na experiência do cliente.
Por meio de um pipeline completo e integrativo, os vendedores e gestores podem reunir informações muito valiosas dos consumidores. Com isso, divulgar os produtos adequados para as pessoas certas é uma forma de potencializar as vendas na Black Friday.
Essa é uma promoção muito valiosa para os varejistas, sendo necessário saber como vender na Black Friday adotando medidas que devem ser tomadas antecipadamente para que a divulgação seja eficiente. Planeje-se para que exista estoque suficiente, para que a logística de entrega esteja em ordem e muito mais. Durante a realização do evento, também é preciso implementar estratégias para que o aumento das vendas seja facilmente percebido.
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