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O Brasil é o segundo país em número de usuários do Instagram! É o que afirma o Opinion Box em uma publicação de 2023, que também nos mostra que 82% dos usuários brasileiros seguem alguma marca ou empresa nessa rede social.
Nesse contexto, as marcas precisam ampliar sua presença no Instagram e se comunicar com os usuários nesse ambiente — e como mandam as boas práticas de marketing e vendas, essas interações devem ser personalizadas!
Para ajudar os negócios a unir personalização e agilidade no diálogo com os usuários, o Instagram conta com os canais de transmissão. Já ouviu falar dessa ferramenta inovadora e essencial para reforçar sua presença digital?
É o que veremos neste post! Continue a leitura para saber como criar um Canal de Transmissão no Instagram e usá-lo para aprimorar o relacionamento com seu público.
O que é canal de transmissão no Instagram?
O canal de transmissão no Instagram é um espaço de comunicação direta com a seus seguidores do Instagram. O recurso permite que a empresa proprietária do perfil envie mensagens públicas aos usuários que escolheram participar do canal.
Localizado na DM (Instagram Direct), o canal de transmissão oferece um ambiente mais íntimo e exclusivo, em que o administrador do perfil pode enviar conteúdos variados, como: textos informativos, vídeos, imagens, avisos importantes e até mesmo enquetes para coletar opiniões dos seguidores.
Embora esses canais possam ser encontrados por outros usuários do Instagram, somente os seguidores conseguem participar do canal de transmissão e receber as mensagens enviadas.
De certa forma, o recurso do Instagram se assemelha ao Telegram, em que os participantes têm a capacidade de reagir às mensagens enviadas e responder às enquetes, demonstrando seus sentimentos em relação ao conteúdo compartilhado.
No entanto, é importante ressaltar que os membros não têm permissão para enviar mensagens ou outro tipo de conteúdo. Com isso, o ambiente nos canais de transmissão é mais controlado, com foco nas comunicações da marca.
Essa ferramenta do Instagram tem tudo para ajudar a empresa a estabelecer um vínculo mais estreito com seus leads e clientes. Isso porque você consegue segmentar o seu público dentro do Instagram e enviar mensagens que realmente correspondam aos interesses de quem optou por fazer parte do canal de transmissão.
Quais são os benefícios dos canais de transmissão?
Ao oferecer um espaço exclusivo e direto, os canais de transmissão permitem a entrega de conteúdo único, criando uma experiência mais envolvente e pessoal com o público.
Assim, esse recurso vem para complementar as tradicionais postagens no Feed, Reels e Stories. A seguir, confira os principais benefícios dos canais de transmissão do Instagram!
Conexão mais forte com o público
Uma das principais vantagens é a conexão mais próxima entre a marca e seus seguidores. Ao oferecer um espaço para compartilhar informações, notícias e experiências, criamos um ambiente mais acolhedor, em que os usuários se sentem parte de uma comunidade exclusiva.
Você consegue compartilhar informações inéditas, spoilers sobre projetos, entre outros conteúdos. Dá até mesmo para veicular promoções disponíveis apenas para os participantes desse canal de transmissão.
Isso leva a um aumento significativo do engajamento, uma vez que os seguidores precisam entrar no canal para ter acesso privilegiado a esse conteúdo, que não está disponível no Feed, Reels ou Stories.
Criação de comunidades
Já imaginou receber no seu direct mensagens daquelas pessoas e marcas que você acompanha e admira? É exatamente essa sensação que seus seguidores vão experimentar.
Nos canais de transmissão, mesmo que você envie a mesma mensagem para um grupo de pessoas, cada usuário vai recebê-la individualmente. Essa é a combinação perfeita para criar um senso de comunidade e pertencimento em volta da sua marca. É o que qualquer time de marketing procura, não é mesmo?
Obtenção de insights sobre sua audiência
Outro benefício é a capacidade de obter insights mais precisos sobre as preferências dos seguidores, seja a partir das reações às mensagens e conteúdos que você envia, seja por meio das enquetes.
Você consegue perceber facilmente o nível de engajamento para cada assunto e formato, obtendo informações valiosas para orientar o seu planejamento de conteúdo, garantindo que as necessidades e expectativas dos seguidores sejam atendidas de forma mais eficiente.
Com esses benefícios, os canais de transmissão no Instagram são uma funcionalidade que se mostram como uma excelente oportunidade para aprimorar a estratégia de marketing digital e consolidar uma comunidade engajada em torno do perfil da marca no Instagram.
Como usar os canais de transmissão na estratégia de marketing?
- Personalize seu canal
- Compartilhe conteúdo exclusivo e diferente
- Poste com regularidade
- Explore os diferentes formatos permitidos
- Monitore o engajamento no canal
Vamos elevar a sua estratégia de marketing digital a um novo patamar? A seguir, você confere como usar os canais de transmissão para conquistar sua audiência.
1. Personalize seu canal
Transforme o seu canal de transmissão em uma extensão autêntica da sua marca. Nossa dica é escolher um nome que reflita a relação especial que você tem com os seguidores ou que represente a essência do seu produto ou serviço.
Ao aplicar a sua identidade visual ao canal, você reforça o branding e seus seguidores se sentirão em um espaço exclusivo e familiar, aumentando o engajamento e a fidelidade à sua marca.
2. Compartilhe conteúdo diferenciado
A chave para o sucesso do canal de transmissão está em oferecer algo único e diferenciado. Lembre-se de que seus seguidores já acompanham suas postagens no Feed, Reels e Stories. Então, para que eles se engajem no canal, é fundamental apresentar conteúdos inéditos.
Compartilhe convites exclusivos, vídeos de bastidores, curiosidades sobre e informações que não são divulgadas em outros pontos de contato. Dessa forma, você cria um senso de exclusividade que motiva os seguidores a participarem ativamente do canal.
3. Poste com regularidade
A consistência do ritmo de postagens é um aspecto fundamental no Instagram. Você já imaginava que não seria diferente para os canais de transmissão, certo?
Então, estabeleça uma frequência de envio de mensagens que funcione tanto para sua empresa quanto para seu público — e, mais importante ainda, mantenha esse padrão. Essa regularidade ajuda a construir uma comunidade engajada, já que seus seguidores saberão quando esperar por novas atualizações e estarão mais propensos a interagir com seu conteúdo.
Além disso, a constância mostra profissionalismo e compromisso, atributos valorizados pelos consumidores em criadores de conteúdo e marcas. Por fim, vale a pena você analisar os melhores horários para postar no Instagram, para potencializar o alcance das suas mensagens.
4. Explore os diferentes formatos permitidos
Aproveite a flexibilidade dos canais de transmissão para diversificar suas publicações. Por exemplo, você pode lançar mão de mensagens em áudio para estabelecer uma relação mais próxima e íntima com seus seguidores, como se estivesse conversando com um amigo por meio de um áudio de WhatsApp.
Para assuntos mais sérios e informativos, as mensagens de texto são uma boa pedida. E, dependendo do assunto, você pode incluir vídeos e imagens na sua comunicação, de forma a deixar o canal mais cativante. A variedade de formatos mantém a audiência interessada e engajada e favorece sua conta no algoritmo do Instagram. O resultado é mais visibilidade para seu canal!
5. Monitore o engajamento no canal
Em qualquer rede social, monitorar e mensurar são ações fundamentais para fazer ajustes finos e alcançar os melhores resultados. Por isso, acompanhe e meça o engajamento dos usuários no canal de transmissão.
Vale a pena prestar em como seus seguidores estão interagindo com as mensagens enviadas, observar o seu comportamento e se comportam e entender qual é o conteúdo que realmente ressoa com seu público. Para isso, analise a participação nas enquetes e as reações aos conteúdos.
Esse feedback do público é uma bússola para direcionar suas próximas ações. Use esses insights para criar variações de conteúdo que gerem mais engajamento e mudar sua abordagem quando necessário.
Com uma estratégia personalizada, conteúdo exclusivo e interação genuína, você estará no caminho certo para escalar os resultados e consolidar uma presença digital de sucesso!
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Como criar um canal de transmissão no Instagram?
Para criar o seu canal de transmissão, basta seguir o nosso passo a passo:
- abra o aplicativo do Instagram e clique no ícone das mensagens diretas, localizado no canto superior direito do Feed;
- no canto superior direito da tela de mensagens diretas, clique no símbolo de nova mensagem, representado por um ícone de lápis e um sinal de “+”;
- na tela de nova mensagem, você verá a opção “Criar canal de transmissão”. Toque nela para dar início ao processo de criação do canal;
- em seguida, é hora de nomear o canal e definir as suas configurações. Você pode optar por abrir o canal apenas para os membros ou então para todos os seus seguidores. Também dá para determinar a duração do canal e escolher mostrá-lo ou não no perfil;
- depois de personalizar o canal de acordo com suas preferências, clique novamente em “Criar canal de transmissão” na parte inferior da tela para finalizar a criação do canal;
- pronto! Seu canal de transmissão está criado e você já pode começar a compartilhar conteúdos exclusivos com seus seguidores.
Como convidar pessoas para seu canal de transmissão?
Quando você cria um canal de transmissão, seus seguidores vão receber automaticamente uma notificação convidando-os para participar do espaço exclusivo.
Mas as opções de convite não param por aí! Você ainda pode fazer diversas ações para chamar mais pessoas para o seu canal. Confira algumas sugestões simples e eficientes!
Link de convite para o canal
O Instagram permite gerar um link de convite para o seu canal de transmissão. Você pode compartilhá-lo no WhatsApp ou mesmo usá-lo para criar CTAs em seu blog, em posts que tratem do mesmo assunto que seu canal. Além de chamar pessoas, esse compartilhamento permite aumentar o número de seguidores do seu Instagram.
É importante lembrar que esse link não pode ser desativado, mas é possível redefini-lo a qualquer momento para garantir a segurança e a exclusividade do seu espaço.
Convite por meio dos Stories
Aproveite a visibilidade dos Stories do seu perfil para convidar seus seguidores a participar do canal de transmissão. Você pode fazer um story dedicado ao convite, destacando os benefícios e conteúdos exclusivos disponíveis no canal.
Vale a pena introduzir elementos criativos e chamativos para atrair a atenção de um maior volume de seguidores e incentivar a participação ativa no canal.
Compartilhe mensagens do canal nos Stories
Outra forma inteligente de convidar novas pessoas é compartilhando mensagens do canal nos Stories. Selecione uma mensagem interessante, pressione e segure sobre ela. Em seguida, escolha a opção “Compartilhar no Story”. Isso criará uma imagem da mensagem compartilhada que poderá ser visualizada pelos seus seguidores nos Stories da sua conta.
Ao ver o conteúdo exclusivo que você está compartilhando no canal de transmissão, as pessoas ficarão curiosas e serão levadas naturalmente a participar da experiência exclusiva que você oferece.
Os canais de transmissão são um dos recursos mais recentes do Instagram, que têm se revelado poderosa ferramenta de comunicação. Assim, eles devem integrar sua estratégia de marketing digital para fortalecer o relacionamento com seu público e impulsionar os seus resultados de negócio.
Ao adotar práticas estratégicas, como compartilhar conteúdos exclusivos, diversificar formatos de mensagens e convidar novas pessoas a participar, é possível potencializar o alcance do seu canal. Por isso, não deixe de explorar ao máximo essa funcionalidade, capaz de fazer o seu Instagram crescer significativamente.
Agora que você sabe como criar um canal de transmissão para Instagram, comece a construir uma comunidade engajada que vai ajudar você a gerar leads e fidelizar seus clientes!
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