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A inteligência artificial mudará o funcionamento das empresas. A essa altura, essa afirmação não deve surpreender.
Na verdade, o impacto da IA no trabalho já pode ser visto.
62% dos líderes empresariais já investiram em IA e ferramentas de automação para seus funcionários, de acordo com nossa pesquisa sobre a estado atual da inteligência artificial.
Além disso, 65% dos participantes da pesquisa acreditam que as inovações em IA serão comparáveis à revolução industrial.
Em sua essência, isso representa uma questão importante para o futuro das empresas: os profissionais de marketing, vendas e atendimento ao cliente agora têm mais tempo para trabalhar em tarefas complexas e de maior impacto. A IA permite que a criatividade e a inovação substituam atividades tediosas e redundantes.
As horas gastas na elaboração de e-mails profissionais, na criação de relatórios de marketing, na codificação e muito mais serão substituídas por tempo gasto em trabalho mais significativo: trabalho que permite conhecer melhor os leitores de seus e-mails, criar estratégias com base em dados pré-sintetizados e planejar experiências mais sólidas na web ou em produtos para seus clientes.
Mas como, especificamente, você verá o impacto da IA nas empresas em 2023? Aqui estão apenas algumas maneiras em que a IA já está mudando o mundo do trabalho, de acordo com nossa pesquisa “State of AI” com 1.350 profissionais dos EUA.
Como a IA vai revolucionar o futuro das empresas, de acordo com o CMO da HubSpot
1. A IA deixará você focar mais nos seus clientes.
No Inbound 2022, discutimos a crise de desconexão (em inglês) que as empresas enfrentam atualmente. Muitas PMEs tentam encontrar novas maneiras de se conectar com clientes em um mundo híbrido e dependem de soluções que nem sempre conectam os dados dos clientes de maneira eficiente e simplificada.
A IA é uma das soluções mais atraentes para a crise de desconexão quando se trata de entender nossos clientes.
Os líderes empresariais concordam. Nossa pesquisa constatou que 63% dos profissionais de negócios acham que a IA já ajuda seus funcionários a entender melhor os clientes.
A IA pode ajudar você a reunir dados de fontes distintas em uma única fonte de verdade e obter insights diferenciados sobre seus clientes que, de outra forma, poderiam ter passado despercebidos.
Mas o mais importante é que ela permite que você tenha tempo para seus clientes novamente.
Ela dá à sua equipe de vendas tempo para se conectar com os clientes e trabalhar com eles para identificar como seus produtos podem resolver necessidades específicas.
Ela permite que sua equipe de suporte se concentre nos desafios complexos dos clientes, em vez de ficar atolada em tickets que poderiam ser respondidos por um chatbot.
E dá a seus líderes os insights necessários para tomar decisões importantes e alinhadas com o que é mais importante para seus clientes.
2. A IA automatizará a análise de dados para melhorar a tomada de decisões.
Uma das coisas que mais consomem tempo no trabalho de qualquer líder é reunir os dados corretos. Um empresário, analista ou profissional de marketing pode levar horas para analisar os dados de clientes e descobrir insights significativos, deixando menos tempo para realmente usá-los para tomar decisões críticas. E ainda por cima um processo manual de análise de dados é inerentemente propenso a erros humanos.
Felizmente, a análise preditiva, na qual se usam algoritmos de aprendizado de máquina, mineração de dados e técnicas estatísticas para analisar grandes quantidades de dados e fazer previsões poderosas sobre tendências ou comportamentos futuros, pode ajudar a simplificar e turbinar seus processos de análise.
Há três benefícios importantes para quem analisa dados com IA:
- Os algoritmos de IA podem descobrir padrões que talvez não sejam óbvios para os humanos.
- A IA pode aprender com seus dados e melhorar as previsões ao longo do tempo.
- Você não precisa fazer isso tudo por conta própria.
Em última análise, dados mais inteligentes significam uma experiência mais personalizada para os clientes. Compreender verdadeiramente os dados dos clientes ajuda a melhorar a forma como você se relaciona com cada prospect.
Além disso, a análise preditiva pode ajudar cada organização a expandir seu alcance. Os líderes de vendas, por exemplo, podem aproveitar insights baseados em IA para elaborar relatórios, desenvolver estratégias de contas-chave e criar previsões mais poderosas sobre seus pipelines.
Na nossa pesquisa, 25% dos líderes relataram que o maior benefício da IA é sua capacidade de permitir que seus funcionários tomem decisões melhores baseadas em dados.
Minha aposta? Os melhores líderes do futuro próximo verão a IA como uma parte indispensável de seus processos de relatórios e análises.
3. A IA reduzirá os custos comerciais e aumentará a eficiência.
No difícil clima econômico atual, os líderes empresariais precisam fazer mais com menos.
A IA pode ajudar sua empresa a economizar dinheiro de inúmeras maneiras, e 28% dos líderes empresariais já descobriram que a IA ajuda as empresas a cortar custos.
Por um lado, ela ajudará a automatizar tarefas manuais que consomem tempo. Por exemplo, muitos representantes de atendimento ao cliente precisam passar bastante tempo respondendo a perguntas recorrentes dos clientes. Ao aproveitar a IA, você pode automatizar respostas a perguntas frequentes, o que libera seus representantes de suporte para resolver problemas mais complexos.
Um total de 91% dos atendentes que usam IA dizem que os chatbots já respondem efetivamente a solicitações de atendimento ao cliente.
Além disso, você pode aproveitar a IA para manutenção preditiva. Comanda ou trabalha em uma empresa que usa muitos equipamentos ou máquinas? A IA pode ajudar empresas a prever falhas em equipamentos para que você possa programar a manutenção antes de uma pane, minimizando custos de reparo. Está tendo problemas de estoque? A IA pode ajudar a prever quando ou se o estoque está ficando alto ou baixo para ajudar a evitar custos excessivos de armazenamento ou outros desperdícios comerciais.
Em última análise, a IA vai melhorar a eficiência em toda a empresa e a experiência dos clientes. Em média, a IA já economiza 2,5 horas por dia para o funcionário médio.
Com todo esse tempo a mais, sua empresa e seus funcionários podem desenvolver uma conexão humana mais forte.
4. Os líderes empresariais investirão em novas contratações especificamente treinadas em IA.
Com isso, a pergunta que está na mente de todos é: a IA vai roubar meu emprego?
A resposta curta é: não. É mais provável que a IA otimize o impacto das funções existentes e crie espaço para oportunidades adicionais de contratação.
No Google Trends, o termo “engenheiro de prompt” (em inglês), que era praticamente inexistente no início de 2023, aumentou rapidamente, atingindo o pico de popularidade no início de abril.
E nossa pesquisa sobre IA descobriu que 66% dos líderes empresariais já contrataram um novo funcionário especificamente para ajudar a aproveitar e implementar a IA.
Esse número só tende a aumentar.
Na HubSpot, criamos forças-tarefa dedicadas em todos os departamentos com o objetivo específico de identificar como devemos implementar a IA em nossos processos atuais na organização.
Outras empresas farão o mesmo, identificando funcionários internos que possam priorizar a IA para elas ou contratando novos especialistas ou consultores de IA para atender a essa necessidade.
5. A IA pode ajudar empresas a detectar fraudes.
Outro benefício da IA? Ela facilitará a detecção de fraudes para empresas de todos os portes.
Em 2022, 65% das empresas foram vítimas de ataques ou tentativas de fraude.
A fraude pode causar prejuízos financeiros e legais para qualquer empresa. Ela também está cada vez mais difícil de detectar à medida que se torna mais sofisticada.
Em 2023, as empresas aproveitarão cada vez mais as ferramentas de IA para detectar e impedir atividades fraudulentas. A IA pode apontar anomalias em dados, como comportamento incomum de gastos, o que ajuda seus funcionários a identificar possíveis fraudadores.
Além disso, a IA pode usar dados para fazer previsões sobre a probabilidade de uma determinada transação ser fraudulenta. Com o tempo, os algoritmos de IA ficarão melhores na detecção de atividades fraudulentas, como logins suspeitos, transações estranhas que vão contra o comportamento do consumidor e roubo de identidade.
6. A IA ajudará empresas a desenvolverem produtos melhores.
No futuro, também começaremos a ver líderes empresariais aproveitando a IA para descobrir novas oportunidades de produtos.
Por exemplo, engenheiros de software podem usar ferramentas de IA para filtrar feedback, engajamento ou outros dados de uso de produtos para determinar quais características devem melhorar em um produto existente ou para descobrir novas ideias de produtos com base em lacunas em suas ofertas.
Mas ela vai além disso. Os algoritmos de IA também podem ajudar a projetar seu produto.
Sim, foi isso mesmo que você leu. A IA será capaz de analisar dados sobre padrões de uso, feedback e preferências de clientes para fornecer insights valiosos necessários para criar produtos mais fáceis de usar, envolventes e eficazes para seus clientes.
Também ajudará você a acelerar o processo de desenvolvimento de produtos do início ao fim com a prototipagem rápida. Os algoritmos de IA podem fornecer diferentes opções de design de forma contínua e instantânea, para que sua equipe possa identificar rapidamente a opção mais promissora e iterar em tempo real.
Prepare-se para a revolução da IA
A IA está prestes a revolucionar praticamente todos os setores. Mas não precisamos temer isso.
A chave para o crescimento e o sucesso a longo prazo é evoluir rapidamente com a IA e aceitar que ela veio para ficar.
Nos estágios iniciais da IA, você deve manter o foco em suas maiores prioridades e em como sua empresa pode tirar o máximo proveito da IA. Se tiver interesse em saber mais sobre como usar a IA em nível tático ou conferir mais dados da nossa série sobre a situação da IA (em inglês), veja o nosso roteiro de aprendizado sobre AI (em inglês) ou faça download da oportunidade abaixo.
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