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Não há dúvidas da importância do monitoramento de redes sociais nas campanhas de marketing digital. Por meio de métricas é possível entender quais são as melhores estratégias que devem ser aplicadas para a divulgação de produtos e serviços.
Também é possível compreender como anda a imagem do negócio perante o público-alvo. Sem falar dos demais dados importantes que vão contribuir para que a empresa veja se as suas ações estão alcançando resultados satisfatório de acordo com os objetivos estabelecidos.
Pensando nisso, confira agora as principais informações sobre monitoramento de redes sociais, como fazer, de que forma analisar os resultados e por que contar com uma ferramenta inteligente.
O que é monitoramento de redes sociais?
O monitoramento de redes sociais tem a finalidade de acompanhar a atuação de uma empresa e de seus concorrentes, com o objetivo de coletar dados que envolvem o engajamento e relacionamento com os clientes.
É possível identificar o que os usuários estão dizendo sobre a marca, verificar as atividades praticadas pela concorrência e analisar o mercado em geral.
Se você contar com uma ferramenta de monitoramento, ainda pode elaborar um relatório preciso, contendo indicadores e dados das mais variadas redes sociais. Isso facilita a tomada de decisões assertivas, conforme o segmento, público, nicho de atuação e demais aspectos.
Como funciona?
O monitoramento de redes sociais funciona de uma maneira parecida aos mecanismos de busca, como o Google. As ferramentas fazem uma análise por meio de palavras-chave preestabelecidas. Esse procedimento deve seguir os critérios previstos no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Nesse caso, é importante considerar alguns fatores em relação a dados sensíveis e autorização do usuário.
Estratégias
Primeiramente, é preciso decidir qual será a estratégia e estipular um projeto com as palavras-chave que você pretende acompanhar na internet e nas redes sociais. Nesse caso, pode ser um nome de produto, o nome da marca ou a junção das duas coisas. Uma busca avançada pode requerer palavras-chave excluídas para fazer uma procura ainda mais específica.
Coleta de dados
Um sistema de monitoramento coleta menções em um relatório, no qual são disponibilizados filtros para agrupar, limpar, marcar e deletar as menções colhidas. Essas ferramentas também viabilizam o recebimento de menções em tempo real, com formulários diários e semanais.
Análise
Essa etapa vai variar conforme a ferramenta usada. Por exemplo, algumas focam em métricas, volume e engajamento, já outros optam por despertar emoções em usuários e averiguar a influência de menções nas redes sociais.
As fases apresentadas podem ser vistas como a base do monitoramento de redes sociais. Então, assim que identificar as palavras-chave, o software de monitoramento realiza a coleta de comentários e menções de toda a internet e disponibiliza métricas que contribuem para um melhor entendimento do contexto da empresa.
É a maneira perfeita para reagir da forma mais adequada e no momento certo. Depois, é a hora de desenvolver uma estratégia de mídias sociais com fundamento nos insights recebidos.
Qual a importância de fazer o monitoramento das redes sociais?
Por meio de monitoramento efetivo de redes sociais é possível:
- identificar tendências do mercado relevantes para o negócio;
- verificar perfis influentes e sensibilizá-los para as suas causas;
- proporcionar insights que podem contribuir para a toma de decisões;
- estudar o hábito dos usuários nas redes sociais;
- acompanhar o relacionamento e a jornada do cliente com a empresa;
- atingir maior visibilidade para os produtos e serviços nas mídias digitais;
- gerir o comportamento dos clientes em redes sociais em tempo real;
- utilizar feedbacks positivos e negativos em estratégias e soluções de problemas em qualquer etapa da jornada do comprador;
- criar credibilidade e autenticidade de marca;
- entender como certos segmentos de público percebem a marca;
- avaliar o desempenho de campanhas de marketing em diferentes redes sociais;
- eliminar canais com baixo nível de engajamento para economizar dinheiro e tempo;
- calcular o Retorno de Investimento (ROI) por meio de relatórios detalhados.
Tendo todas essas informações em mãos, é possível dizer que o monitoramento de redes sociais auxilia as empresas a conhecerem melhor o seu público e de que forma ele enxerga a marca. Esses dados são uteis para que ações e campanhas de marketing mais apropriadas sejam elaboradas.
Como fazer monitoramento de redes sociais?
- Veja o que cada rede social viabiliza monitorar
- Estabeleça os objetivos do monitoramento
- Crie uma rotina de análise e prazo dos relatórios
- Faça o compartilhamento das informações com o time
Depois de entender quais são as vantagens de realizar o monitoramento das redes sociais, é o momento de saber quais passos aplicar para tornar essa atividade mais estratégicas conforme as demandas reais da empresa.
1. Veja o que cada rede social viabiliza monitorar
É preciso salientar que cada rede social requer um determinado tipo de conteúdo ou formato, e o mesmo ocorre quando falamos de monitoramento. No entanto, todas têm uma questão em comum: só é possível monitorar os perfis públicos. Em relação às principais redes sociais, podemos falar das seguintes características:
- Facebook: possibilita o monitoramento de grupos públicos e fanpages. No caso dos perfis sociais, mesmo aqueles que são públicos, não é possível fazer o monitoramento, a não ser que seja usada a forma manual, o que dá um pouco mais de trabalho;
- Instagram: dispõe o monitoramento de perfis, usuários e hashtags;
- Twitter: permite o monitoramento de citações, perfis, hashtags e termos em todos os perfis públicos;
- LinkedIn: por meio dele é possível monitorar, dentro da própria rede social, menções, comentários, reações e compartilhamentos;
- YouTube: você consegue monitorar postagens e comentários via combinação de termos, da mesma maneira que acontece no Google (Not, And e OR).
2. Estabeleça os objetivos do monitoramento
Agora que já se sabe quais são as possibilidades de monitoramento que cada rede social disponibiliza, é fundamental estipular os objetivos que você pretende atingir com o monitoramento. Dessa forma, conseguirá estipular quais dados deverá acompanhar e evita se perder no meio de um grande volume de informações.
3. Crie uma rotina de análise e prazo dos relatórios
O ideal é que todos os dias o monitoramento de algumas questões das redes sociais seja feito. Também é necessário estabelecer uma rotina para avaliar os dados acompanhados e um cronograma para a criação de relatório a respeito das informações apuradas e as averiguações realizadas a partir delas.
4. Faça o compartilhamento das informações com o time
Os dados colhidos no monitoramento e as análises finais precisam ser compartilhadas com os integrantes da equipe. Essas informações podem ser usadas para a criação de estratégias em todos os setores.
Além disso, se possível, é interessante abrir espaço para uma discussão com esses colaboradores a respeito dos resultados encontrados no decorrer do monitoramento. Dessa forma, entendimentos diferentes e novas ideias podem surgir.
Quais cuidados tomar?
Durante a atividade de monitoramento nas redes sociais, é preciso ficar por dentro de alguns pontos, por exemplo:
- o nome da marca e suas variações mais comuns, caso haja;
- os nomes dos principais produtos e serviços ofertados pela marca;
- palavras-chave que tenham proximidade com o assunto da marca, produto ou serviço;
- as menções com tags e hashtags no Instagram, Twitter e Facebook. No caso, essas menções podem ter diversos termos de busca, como nome da marca, do serviço, do produto e de slogan de campanha;
- menções com filtro por localização, quando necessário;
- buscar por menções do principal concorrente da empresa para compreender qual é a percepção dos usuários a respeito das empresas do mesmo ramo de atuação.
Ao tomar todo esse cuidado, o profissional responsável de redes sociais consegue ter em mãos um material rico que vai servir como base para entender e localizar para onde a audiência da marca está se direcionando.
Como analisar os resultados?
- Análise do período acompanhado
- Elaboração de gráficos
- Apresentação dos dias de pico e qualificações
- Verificação de tags, hashtags e nuvem de palavras-chave
- Realização da análise por canal
- Averiguação do atendimento ao usuário
Para entender os resultados e elaborar um relatório eficiente, você pode criar uma rotina com os principais processos a serem colocados em prática. E nisso vamos te ajudar com um passo a passo. Acompanhe!
1. Análise do período acompanhado
É preciso ter em mente que a abertura do relatório deve conter um resumo de tudo que foi entendido no período, que pode ser diário, semanal ou mensal. As informações podem ser sobre a marca ou por produto, por exemplo.
Caso o relatório seja diário, essa abertura precisa ser mais objetiva, com foco nos aspectos de maior alcance do dia e já norteando medidas que serão tomadas de forma imediata.
2. Elaboração de gráficos
Também é necessário manter um gráfico de menções classificadas em positivas, negativas ou neutras. Afinal, com um grande volume de dados, é necessário tornar mais visual o resultado que se quer apresentar.
Depois de classificar as menções, coloque os gráficos com a distribuição dos dados, simplificando a tomada de decisão e a comparação com outros períodos.
3. Apresentação dos dias de pico e qualificações
É importante apresentar os destaques do dia, semana ou mês para que sejam visualizados em detalhes. Por meio dessa informação, fica fácil identificar quais foram as postagens que tiveram mais engajamento na rede. Uma dica é utilizar prints e dados para servir de ilustração.
4. Verificação de tags, hashtags e nuvem de palavras-chave
Ao fazer o filtro das menções é possível verificar quais termos foram utilizados pelos usuários, quais as hashtags que mais estão ligadas ao seu assunto e à marca e como o conteúdo tagueado foi notado. Essa prática vai contribuir para o planejamento dos próximos conteúdos e nas interações com o público.
5. Realização da análise por canal
Esse é um processo importante para ter o detalhamento por rede social com dados como novos seguidores, alcance médio por postagem e engajamento, unfollow, entre outros.
6. Averiguação do atendimento ao usuário
Para finalizar, é preciso trazer quais foram os assuntos que mais geraram interação nos canais, temas sugeridos, elogiados e reclamados, bem como o tempo de resposta. Esse é um mecanismo bastante útil quando falamos do monitoramento das redes.
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Como escolher ferramentas de monitoramento de redes sociais?
Para que tudo seja monitorado, é importante que você tenha o auxílio de uma ferramenta tecnológica de um bom gerenciador de redes que gere relatórios automatizados para essa gestão.
Nos dias atuais, existem muitas opções de software de monitoramento de redes sociais disponíveis no mercado e que puxam dados, tornando a atividade mais rápida e precisa. Isso porque esse recurso cria os termos de busca, organiza as informações e extrai inteligência dos dados coletados para gerar novas ações.
Acompanhar de forma contínua as mídias sociais gera um controle maior da imagem da marca, que pode ser usado para ações proativas, como propaganda e lançamentos, ou para ações de gerenciamento de crise e gestão da reputação.
Entre as melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais está a disponibilizada pela HubSpot, o Marketing Hub, que oferta um conjunto completo de software para marketing e atendimento aos clientes.
A empresa atende mais de 184 mil clientes em diversos países, além de contribuir com interações e recursos fundamentais para quem busca alavancar os resultados por meio do marketing de atração, sendo muito relacionado ao gerenciamento de redes sociais.
Quais os diferenciais do software de gerenciamento de redes sociais?
A gestão das redes sociais precisa ser feita de forma organizada. O Marketing Hub disponibiliza vários recursos que podem facilitar a rotina da sua empresa e contribuir para a economia de tempo e melhora dos resultados. Veja quais atividades podem ser realizadas pela ferramenta:
- gestão de anúncios nas redes sociais;
- elaboração de calendário e agendamento de publicações;
- relatório de desempenho;
- unificação da caixa de mensagens de diferentes redes sociais para simplificar a comunicação;
- apresentação inteligente de feed para que seja possível focar no que é interessante para o negócio.
Para melhorar ainda mais os relatórios de monitoramento, a HubSpot lançou a solução de análise da jornada do cliente, disponível no Marketing Hub Enterprise. Com essa função, você pode acompanhar a jornada de qualquer lead nas mídias, desde o primeiro contato até o último estágio.
Por meio da análise da jornada do cliente, é possível comparar relatórios, gerar insights, filtrar eventos, além de medir a qualidade de suas ações ou contatos com o público. É uma forma de entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
Agora que você entende o que é o monitoramento de redes sociais, sua importância e como realizá-lo, é hora de buscar uma ferramenta adequada e que vai ajudar você a coletar informações relevantes que servirão como base para tomadas de decisões mais assertiva nas suas ações de marketing.
Gostou deste artigo? Então, aproveite a sua visita para conhecer o nosso recurso de gerenciamento de redes sociais por meio do Marketing Hub!
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